Meia Maratona Suprema: contagem regressiva

Os 1.543 inscritos para a Meia Maratona da Saúde Suprema já vivem a expectativa pela largada, que ocorre no domingo, 15, às 7h30, na Faculdade de Ciências Médicas Suprema, na Deusdedit Salgado, Salvaterra. A corrida vai abrir o 26º Ranking de Corridas Rústicas de Juiz de Fora. A Meia Maratona vai contar com 414 homens e 128 mulheres. Já para o percurso de 8 km foram inscritos 396 homens e 361 mulheres. Entre os competidores, 110 têm mais de 60 anos, sendo 78 do sexo masculino e 32 do feminino. Além disso, 25 atletas são portadores de necessidades especiais. Até o maratonista Ronaldo da Costa alinhará para a largada.

Na prova infantil, foram inscritas 109 crianças, que largarão às 10h30, no Parque Halfeld. Atletas de outras cidades marcarão presença. Para crianças de sete a nove anos, o percurso será de 300 metros; de 10 a 12 anos, 600 metros. Para os adolescentes de 13 e 14 anos, a corrida terá 1 km; 15 e 16 anos, 1.609 metros (uma milha); e 16 e 17 anos, 8 km.

Segundo o triatleta Lucas Leite (Vidativa), um dos organizadores da prova, quem se preparou para percorrer o maior percurso não encontrará dificuldades para cruzar a linha de chegada. “Vai ser uma prova relativamente fácil, já que a maior parte do percurso é em descida ou plano. A descida da Independência, por exemplo, ajuda bastante o corredor. O ponto mais crítico que os atletas vão encontrar é a partir da virada da UPA de Santa Luzia, onde eles terão um trecho de subida até o retorno à Deusdedit Salgado e depois até chegar ao Cascatinha. Esse é o trecho que merece maior atenção dos corredores. Por isso, disponibilizamos um ponto de água justamente ao final da subida. Depois, será mais tranquilo”, expôs.

O organizador aconselha que cada corredor dose o seu ritmo, encontrando uma velocidade compatível com o seu nível de preparação. Em relação à distância de 21 km, Lucas Leite explica que é uma novidade no ranking e que foi um pedido da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Com isso, ele acredita que a temporada 2012 será ainda mias emocionante, já que haverá maior variedade de provas, lembrando, por exemplo, do cross country que também vai integrar o calendário do 26º Ranking de Corridas de Rua.

Lucas Leite destaca ainda que os atletas vão poder contar com infraestrutura em “nível internacional”. “Os atletas vão contar com sete pontos de hidratação, um a cada três quilômetros. Durante a prova e na chegada haverá estrutura de emergência. Eles vão contar ainda com mesa de frutas, isotônico… O kit do atleta também está muito legal. Como durante o percurso existem três retornos, colocamos três tapetes para evitar que ocorra alguma falha na classificação. Tudo isso para tornar a Meia Maratona uma prova tradicional do ranking de Juiz de Fora e incentivar os atletas a correrem todos os anos”, disse, pedindo que os atletas cheguem com antecedência ao local da largada, já que, diferentemente das outras provas do ranking, os atletas vão começar a correr mais cedo.

Frio na barriga

Atleta experiente, Lucas Leite garante que a organização da Meia Maratona da Saúde Suprema tem sido motivo de expectativa. “Está sendo igual à primeira vez. Ficar na organização é pior que correr. Quando corremos, cuidamos só da gente. Agora, temos que cuidar dos mais de 1.500 atletas que vão alinhar. É uma adrenalina diferente”, revela.

Quem for assistir à corrida no Centro, poderá participar de algumas atividades de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação postural, higiene bucal, saúde da mulher e pesagem/IMC.

Orientação aos atletas:

A entrega dos kits aos atletas será feita no sábado, 14, das 8h às 18h, na Faculdade Suprema (Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra), local da largada da prova. No mesmo dia, às 18h, será realizado o Simpósio Técnico, com palestras para os participantes da Meia Maratona. O evento será no Anfiteatro da Suprema. Já no domingo, 15, das 6h às 7h, os competidores devem retirar o chip, que será entregue no pátio da faculdade. Haverá guarda-volume para os atletas deixarem mochilas e pertences.

A largada para quem vai correr os 21 km e os 8 km será a mesma, às 7h30. O encerramento do percurso está marcado para as 10h30, no Parque Halfeld, onde será a largada da corrida infantil. A premiação será às 11h30. Quem for assistir à corrida no Centro, poderá participar de algumas atividades de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação postural, higiene bucal, saúde da mulher e pesagem/IMC.

Guia do Corredor Meia

Trânsito

As vias que fazem parte do circuito da prova serão interditadas apenas durante a passagem dos atletas, sendo liberadas tão logo não haja mais corredores. Nas avenidas Deusdedit Salgado, Paulo Japiassú Coelho e Presidente Itamar Franco isso ocorre na pista de sentido BR-040 / Centro. Já na Avenida Rio Branco, os atletas utilizarão a pista central, destinada a ônibus, os quais serão deslocados para as pistas laterais.

Agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e oficiais do Pelotão de Trânsito estarão nos principais cruzamentos, organizando o fluxo de veículos. Além disso, faixas informativas estão sendo espalhadas pelas vias que receberão atletas e ruas próximas.

Transporte

Os atletas poderão chegar ao local da largada utilizando as linhas 508, 519 e 543 (saída do Centro às 6h), ou a linha 518 (saída do Centro às 5h50) do transporte coletivo urbano. As três primeiras partem da Avenida Getúlio Vargas e a última sai da Rua Silva Jardim.

Edição: Thiago Stephan, com informações das assessorias da VidAtiva e SEL

Foto: Arquivo

Deixe seu comentário