26 jun 2018

Maurício Menezes: “A Copa começa, de verdade, nas oitavas”



Maurício Menezes narrou quatro copas pelo rádio

  O juiz-forano Mauricio Menezes, de 66 anos, é um dos brasileiros privilegiados em ter participado de quatro edições da Copa do Mundo.

  Enquanto os craques do mundo todo desfilavam no gramado, ele estava lá, narrando para todo o país ao microfone das rádios Nacional e Globo as emoções dos mundiais de 1982 na Espanha, 1986 no México, 1994 nos Estados Unidos e 1998 na França.

  Agora, como telespectador, a paixão pela bola não diminuiu em nada, e ele continua grudado na televisão, acompanhando todos os jogos. Claro, a atenção – e por vezes tensão – é especial com a Seleção Brasileira, mas como homem do esporte, o narrador faz questão de analisar a totalidade dos times nacionais.

Otimismo para a classificação

  Nesta quarta, dia 27, o Brasil tem jogo decisivo contra a Sérvia no qual pode dar adeus à Rússia 2018, mas Menezes está confiante. “O Brasil passa. Não será fácil porque o lado emocional deve pesar um pouco, mas tem mais time e jogo. Quando não se vence na primeira rodada, gera uma apreensão. Mas essa vitória sobre a Costa Rica dá uma tranquilidade e a equipe vai se soltando. A primeira fase apresenta geralmente as seleções oscilando. A Copa começa de verdade, com desempenho e grandes jogos, nas oitavas”, acredita.

Philippe Coutinho é o melhor do Brasil para Menezes

  Mesmo confiando que o principal jogador brasileiro da atualidade, Neymar, vá ter uma melhora, Maurício já escolheu seu destaque na equipe de Tite. E também quem está abaixo do que deveria.

  “Para mim, o Philippe Coutinho vem sendo o melhor do Brasil e seguirá assim. Como todo jogador voltando de cirurgia, Neymar vem ganhando confiança e deve ser decisivo mais à frente. Mas Willian e Paulinho não têm atuado bem e são questões para o técnico”, analisa.

Jogões e oponentes

  Com a classificação da Argentina nesta terça, dia 26, alguns grandes embates já estão definidos, outras grandes seleções estão por se classificar, e Menezes torce por elas. “Gosto da Copa do Mundo com os grandes. Torci pela Argentina. A Alemanha vem jogando mal, mas tem um grande time. Quero que avancem. Imagine, temos França x Argentina e Uruguai x Portugal definidos. Agora começam os grandes jogos”, espera.

O narrador juiz-forano acredita que a Bélgica vai dar trabalho e pode incomodar favoritos

  Para o narrador, a Seleção vai até a final, mas não é que não tenha oponentes de tradição semelhante. Maurício coloca até mesmo um intruso na rota canarinho.

  “O Brasil vai até a final. É um dos favoritos ao lado de Espanha, Alemanha e Argentina, embora não ache que os argentinos ganhem a Copa. Portugal, mesmo com Cristiano Ronaldo, e Uruguai, com a dupla fantástica Suárez e Cavani, devem ficar pelo caminho. Já a Bélgica vai dar bastante trabalho porque é um time tecnicamente muito bom”, prevê.

 

  Cobertura agora é TV

  Mesmo em tempos de mídias sociais fervilhantes, Menezes atribui à TV o protagonismo na cobertura do Mundial da Rússia, ocupando um espaço que antes era do rádio. “Isso já vem de algum tempo. As televisões, principalmente os canais por assinatura, substituíram o rádio, com a vantagem de mostrar as imagens. Antigamente, abríamos uma transmissão meio-dia para um jogo às 17h. Com debates, reportagens especiais e repórteres nas concentrações. Atualmente quem faz isso é a TV, e as pessoas querem ver as coisas acontecerem, não só os relatos”, analisa.

  Mas mesmo reconhecendo os novos rumos da cobertura como um avanço, Maurício tem um pé atrás com algumas questões da imprensa. “Não concordo muito com esse número grande de ex-jogadores comentando. Se o sujeito foi e se preparou para isso depois de jogar é uma coisa, mas nem todos fizeram. A enxurrada de estatísticas também é algo desnecessário. Acabam usando isso para cobrir buracos na narração quando quem está narrando não sabe o que dizer e fica repetitivo”, critica.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Foto Maurício Menezes: Facebook pessoal

Foto Seleção Brasileira: Lucas Figueiredo/CBF

Foto Seleção da Bélgica: Facebook FIFA World Cup

 


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



17 ago 2018

Tite convoca Seleção para amistosos e desfalca times brasileiros


15 jul 2018

Copa 2018: França campeã! Veja fichas técnicas de todos os jogos


26 jun 2018

Maurício Menezes: “A Copa começa, de verdade, nas oitavas”

Notícias


17 ago 2018

Fripai campeã geral, masculino e feminino. Veja números finais dos Jogos SESI JF


17 ago 2018

Vai e vem! JF Vôlei perde um oposto, mas apresenta outro, de 2,10m!


17 ago 2018

Tite convoca Seleção para amistosos e desfalca times brasileiros


16 ago 2018

Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: veja resultados e tabelas


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse