Juiz de Fora (MG), 20 de dezembro de 2010
Mesmo com a barriguinha um pouco saliente, o atacante Maurício foi o dono da festa na vitória dos veteranos do Botafogo sobre o Sport por 5 a 1, no final da manhã de domingo (dia 19), no estádio José Procópio Teixeira.
O autor do gol do título estadual de 1989 foi o mais assediado por torcedores, associados e até adversários da partida, que reuniu bom público. E dentro de campo participou diretamente de dois gols – deu um passe para Nilson Dias completar e, depois, encobriu o goleiro e acertou a trave – na volta, Marcelo Carioca marcou.
Após sair de campo na metade do segundo tempo, Maurício foi novamente cercado pelos torcedores e não deixou de atender ninguém: “Isso é uma forma de reconhecer e retribuir o carinho que o povo de Juiz de Fora sempre teve comigo, principalmente quando eu mais precisei. Uma foto, um autógrafo, o que eu puder fazer para retribuir faço com prazer”.
“Volta a jogar, Maurício!”, apelou um torcedor. “Não dá, já estou com 48 anos”. Outro fã pergunta se ele empurrou o lateral-esquerdo Leonardo, do Flamengo, no gol histórico: “Foi de leve”, disse, para gargalhada geral.
Na tietagem, o meia-esquerda Mendonça, muito lembrado por um gol em que desconcertou o então lateral do Fla, Júnior, e o atacante Nilson Dias também foram bastante procurados.
Em relação ao esporte local, os meias Vítor e Ari, que já atuaram no futebol profissional da cidade, receberam muitos abraços, como do ex-jogador do Sport, hoje vereador Júlio Gasparette (que foi presidente do Mancheter quando Vítor era jogador da equipe), e do ex-zagueiro Gomes.
O amistoso acabou tornando-se também um encontro de gerações. As equipes mesclaram veteranos e um pouco mais jovens, o que possibilitou a participação de ex-atletas de épocas diferentes, como Edson Costa, ex-craque do Verdão, presença certa no time de veteranos do clube e hoje presidente do Clube Juiz de Fora, que atuou nos minutos iniciais.
O Botafogo abriu o placar no primeiro tempo, com Nilson Dias e depois Edílson. Na etapa final, o Sport descontou com João Paulo, mas Marcelo Carioca (2) e Ari fecharam a conta: 5 a 1. A arbitragem foi do juizforano Adilson Mattos.
Texto: Ivan Elias