Após o confronto de sexta-feira, 30, contra o Luverdense, a Série B do Campeonato Brasileiro entra na contagem regressiva para o final. Faltarão apenas dez jogos por equipe. Apesar de cada time ainda ter 30 pontos em disputa, já é possível perceber quais as lutas dos clubes. Como era esperado desde o ano passado, o Galo segue brigando contra o rebaixamento.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Tupi aparece como terceiro time com maior probabilidade de descenso (81,1%), a frente de Sampaio Corrêa (97,8%) e Joinville (91,4%). Para os otimistas, um número curioso. Segundo as contas dos mineiros, o Galo ainda possui 0,001% de chance de ficar entre os quatro primeiros do campeonato e disputar a Série A em 2017.
Reta final
Da 29ª à 38ª rodada, o Tupi fará cinco partidas em casa e cinco como visitante. No Estádio Municipal Mário Helênio o Galo ainda enfrenta Criciúma, Sampaio Corrêa, Vila Nova, CRB e Náutico. Fora de casa, Bahia, Avaí, Ceará, Atlético-GO e Paraná, sendo esse último a despedido do Alvinegro da Série B de 2016. Em Juiz de Fora o último compromisso será diante do Náutico, ainda sem data e horário marcado.
Normalmente as contas feitas pelos matemáticos apontam 45 pontos como o ideal para escapar do rebaixamento. Tomando esse parâmetro como base, o Tupi precisa somar mais 19 pontos até o final. Para isso, seriam necessárias, no mínimo, 7 vitórias – ou 6 vitórias e dois empates. Essa é apenas uma projeção. O ponto de corte pode variar dependendo do desempenho das equipes.
Confira quais as possibilidades de rebaixamento de cada equipe da Série B:
Texto: Cérix Ramon, do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias
Fotos: Divulgação Tupi FC
Arte: Departamento de Matemática da UFMG
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br