O Campeonato Mineiro 2021 começa neste fim de semana. Os 12 times foram divididos em três partidas no sábado, 27 e o restante no domingo, 28. O Tombense, vice-campeão em 2020, é o representante da Zona da Mata e o Athletic Club leva a bandeira das Vertentes.
A bola rola pela primeira vez neste sábado, 27, às 16h30 no Parque do Sabiá com Uberlândia x Cruzeiro. Outros dois jogos serão às 19h: América e Boa Esporte se enfrentam no Independência e Caldense recebe o Tombense, no Ronaldão.
No domingo, 28, 15h30, o Pouso Alegre joga contra o Coimbra no Manduzão. às 16h, começa o jogo entre Patrocinense e Athletic Club e às 18h15 o Atlético encerra a rodada contra a URT no Mineirão.
A curiosidade é que a transmissão será dividida: a TV Globo escolhe as partidas para transmitir no sinal aberto ou por assinatura. As outras poderão ser assistidas na TV FMF, pela internet.
O Toque de Bola preparou um resumo do que você precisa saber para acompanhar o Estadual. Confira!
Fique de olho!
Para a temporada 2021, não faltam destaques no torneio. Será a primeira competição do atacante Hulk, reforço do Atlético para a temporada. O Galo da capital está em busca de um técnico, após a saída de Sampaoli, o time será comandado pelos auxiliares Éder Aleixo e Lucas Gonçalves.
O vice-campeão Tombense já comemorou neste ano a conquista da Recopa. Sob o comando de Bruno Pivetti quer repetir a campanha e ficar entre os quatro melhores da competição.
As semifinais são a meta da Caldense que manteve a base e o comando técnico para repetir o resultado do ano passado de ficar entre os quatro melhores e superar a campanha que não agradou na Série D 2020.
O América anunciou nesta semana o novo diretor de futebol Armando Desessards que prometeu trabalho “pé no chão” e alinhamento com o técnico Lisca para montagem da equipe visando os compromissos da temporada, especialmente o Brasileirão.
No ano do Centenário e querendo dar alegrias ao torcedor, o Cruzeiro investiu em um pacotão de reforços, destaque para o lateral Alan Ruschel, que foi campeão da série B com a Chapecoense.
Avançar de fase é a proposta do time jovem do Uberlândia, que foi campeão do Troféu Independência em 2020 e da URT, onde o técnico Wellington Fajardo promete um futebol ofensivo para melhorar o desempenho em relação a 2020.
Com o Mineiro e a Série D garantidos no calendário, o Patrocinense promete muito trabalho para estar entre os classificados para a Copa do Brasil.
Pelo segundo ano na elite estadual, o Coimbra tem o destaque no treinador Diogo Giacomini que comanda o time de Contagem há quatro temporadas, e mira uma vaga para a Série D do Brasileiro.
O campeão do Módulo II, Pouso Alegre, reforçou a base que conquistou o acesso com jogadores mais experientes para permanecer na elite e se qualificar para outras competições na temporada. O vice-campeão Athletic Club trouxe 15 reforços – Loco Abreu é o mais badalado deles – para se manter no Módulo I e conseguir vaga no Troféu Independência ou na Série D. Também pensando no calendário ao longo do ano, o Boa Esporte quer um desempenho mais regular no Mineiro para superar os resultados ruins de 2020.
Equipes e estádios
- América Futebol Clube: Raimundo Sampaio, “Independência” (Belo Horizonte);
- Associação Atlética Caldense: Ronaldo Junqueira, “Ronaldão” (Poços de Caldas);
- Athletic Club: Joaquim Portugal (São João del Rei);
- Boa Esporte Clube: Dilzon Melo, “Melão” (Varginha);
- Clube Atlético Mineiro: Governador Magalhães Pinto, “Mineirão” (Belo Horizonte);
- Clube Atlético Patrocinense: Pedro Alves do Nascimento (Patrocínio);
- Coimbra Esporte Clube: Raimundo Sampaio, “Independência” (Belo Horizonte);
- Cruzeiro Esporte Clube: Raimundo Sampaio, “Independência”/Governador Magalhães Pinto, “Mineirão” (Belo Horizonte);
- Pouso Alegre Futebol Clube: Irmão Gino Maria Rossi, “Manduzão” (Pouso Alegre);
- Tombense Futebol Clube: Antônio Guimarães de Almeida (Tombos);
- Uberlândia Esporte Clube: Parque do Sabiá (Uberlândia);
- União Recreativa dos Trabalhadores: Zama Maciel (Patos de Minas).
No regulamento, o Mineirão consta como mando do Cruzeiro. Mas a Raposa pode transferir os jogos para o Independência por causa dos custos. O Horto vai sediar também a partida entre Coimbra e Patrocinense, na segunda rodada. Como o Coimbra teve o estádio Flávio Guimarães, em Contagem, vetado pela Diretoria de Competições, a tendência é de que permaneça no Independência até o fim da competição.
E como fica Juiz de Fora no Mineiro?
Depois de 15 anos, Juiz de Fora não tem clubes no Módulo I. Tupi e Tupynambás estão no Módulo II, onde vão brigar pelo acesso.
No entanto, a cidade vai ser palco de um jogo muito badalado logo na segunda rodada. Por falta de condições do estádio Joaquim Portugal para receber partidas noturnas, a estreia do Athletic Club como mandante após 50 anos longe da elite será no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Além disso, os olhos estão voltados para a possível presença do principal reforço anunciado para a temporada: o atacante Loco Abreu.
O adversário será o América, que vem da briga pelo título na série B, do retorno à elite do Brasileirão e sob o comando de outro personagem do campeonato: o técnico Lisca “Doido”.
E se laços afetivos contam, os torcedores juiz-foranos, especialmente do Tupi, vão poder acompanhar o desempenho do técnico Wellington Fajardo à frente da URT, de Patos de Minas.
Fórmula do Mineiro 2021
Conforme o regulamento publicado pela Federação Mineira de Futebol, o Estadual será em pontos corridos com três fases. A primeira é a classificatória, com os 12 times se enfrentando em turno único. O resultado final desta etapa, previsto para 18 de abril, define os confrontos nas fases seguintes, semifinal, final e Troféu Inconfidência. Os dois times de pior campanha serão rebaixados para o Módulo II.
As semifinais serão disputadas em duas partidas, agendadas para os dias 25 de abril e 2 de maio: o 1º x 4º e o 2º x 3º, com a segunda partida ocorrendo no campo de quem fez a melhor campanha. Se os jogos terminarem com os times iguais em pontos, o desempate será por meio do maior saldo de gols considerando a semifinal e melhor colocação na fase classificatória.
A decisão também será em duas partidas, nos dias 16 e 23 de maio, com o time de melhor campanha tendo prioridade em fazer a segunda partida em casa.
O Troféu Inconfidência será disputado pelos classificados entre o 5º e 8º lugar, com finais no mesmo dia da decisão do Módulo I. O campeão pode se classificar para a Copa do Brasil 2022 caso Minas Gerais tenha direito a uma quinta vaga no torneio.
A classificação também define os indicados para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2022, excluindo quem já faz parte das Séries A, B e C.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira, com informações da FMF, perfis oficiais dos clubes, ge.globo e superesportes
Fotos: @_igor_sales_/ Cruzeiro; Fernanda Trindade/Athletic Club; Atlético/Instagram; América/Instagram