Cara nova no elenco da Federal para as disputas da temporada 2014/2015, o levantador Rodrigo, ex-São Bernardo, treina com o grupo há pouco mais de um mês. Neste tempo, o atleta cotado para ser titular da equipe vem assimilando as particularidades de cada companheiro, ponto fundamental em sua posição.
“Agora é época de conhecer cada atleta, já tinha trabalhado com alguns e dá para adaptar um pouco mais rápido, mas esse tempo que estamos treinando foi interessante, pude conhecer o grupo, saber do que cada um é capaz e quais os objetivos da UFJF nesta temporada”, conta Rodrigo.
Leia também: Chiquita, após primeiro mês de trabalho: “Tecnicamente o grupo é bem melhor”
De acordo com o levantador, a equipe evoluiu principalmente no condicionamento físico nesta primeira fase de atividades. A quase uma semana da estreia do Campeonato Mineiro, Rodrigo vê novo foco nos treinos.
“Este mês que estamos trabalhando foi mais voltado para a parte física. Esse tempo que falta para o Mineiro é para dar uma soltada na galera e fazer um volume de jogo um pouco maior, que é o que vamos trabalhar agora”, afirma.
Com Sada Cruzeiro, Montes Claros e Minas integrando o Estadual, não há dúvidas de que as partidas serão emocionantes e servirão de preparo para a Superliga, ainda sem data de início confirmada. Mesmo com este caráter, Rodrigo vê a realização de confrontos equilibrados contra todos os três adversários como uma das metas iniciais.
“Espero um campeonato muito difícil. Temos nos preparado para isso no dia a dia e quero corresponder a expectativa de todos e inclusive a nossa de fazer jogos duros com todo mundo e, se possível, sair com a vitória sempre que der”
Um dos diferenciais da Federal para a atual temporada é a composição da comissão técnica. Com Alessandro Fadul contratado, há um trio de treinadores que já comandaram um clube em Superliga, integrado também pelo diretor-técnico, Maurício Bara, e pelo treinador, Chiquita. O levantador da Federal elogiou a formatação e já viu benefícios durante o período de treinos no ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF.
“Os três somam para a gente um conhecimento grande e passam tudo para nós, cada um da sua forma, o que nos ajuda bastante e sem dúvidas é e tem sido muito importante”.
A Federal estreia no Campeonato Mineiro no sábado, 30, às 17h, no ginásio da Faefid, contra o Sada Cruzeiro, atual tetracampeão do torneio e campeão da Superliga.
Texto: Bruno Kaehler
Fotos: Toque de Bola e Divulgação/São Bernardo