O nome do ponteiro Leozinho, do JF Vôlei, aparecendo novamente na seleção da rodada e um pedido público de desculpas de Leandro Vissotto, do Vôlei Renata, de Campinas (SP), próximo adversário da equipe juiz-forana no sábado, dia 28, são alguns destaques na repercussão da segunda rodada da Superliga Masculina 2017/18.
Com a derrota para Montes Claros fora de casa por 3 sets a 1, a equipe treinada por Henrique Furtado caiu uma posição (veja classificação ao lado. Clique sobre a imagem para ampliar) e agora ocupa o décimo lugar. O visitante de sábado, dia 28, às 18h, no ginásio da Faefid-UFJF, sofreu 3 sets a 0 em casa para o Canoas, equipe que, coincidentemente, também superou Montes Claros na rodada de abertura, sem perder um set sequer.
O resultado fez com que Leandro Vissotto utilizasse a sua conta no Instagram para um pedido público de desculpas. O experiente atleta, que recentemente disse não ter entendido o porquê de ter ficado fora da seleção brasileira campeã olímpica, revelou que uma virose comprometeu o seu rendimento na noite de sábado, e que ele “deveria ter pedido para sair”.
Veja, abaixo, o texto publicado por Visotto:
“Hoje fizemos o pior jogo do ano . Peço desculpas a todos os nossos torcedores que vieram nos apoiar . Particularmente fui de longe o jogador que estava ajudando a equipe até a partida contra Caramuru. Peguei essa virose que está girando em Campinas que me debilitou bastante. Quando não tinha mais condições de fazer o meu melhor deveria ter pedido para sair . Prejudiquei muito o time e meus companheiros . Desculpa a todos . Agora é descansar e arrumar a casa para a próxima partida contra Juiz de Fora . Cabeça erguida galera uma partida não resume nossa temporada !! Vamos em frente !!”
Apesar da segunda derrota consecutiva por 3 sets a 1 – na estreia, o time perdeu em casa para o Minas, o JF Vôlei viu de novo o ponteiro Leozinho na seleção da rodada, divulgada pela Confederação Brasileira de Voleibol, que alega e basear nas estatísticas para apontar os destaques. Além de Leozinho, o jogador Mateus, do , consta pela segunda vez na relação dos melhores.
Confira os melhores da rodada:
Levantador: Nicolas Uriarte (SADA CRUZEIRO)
Centrais: Matheus (LEBES/CANOAS) e Vini (VOLEI RENATA)
Ponteiros: Leozinho (JF VOLEI) e João Rafael (SESC RJ)
Oposto: Alan Souza (SESI SP)
Líbero: Bruno Bello (VOLEI RENATA)
Melhores por fundamentos:
Maior pontuador: Leozinho (JF VOLEI) – 50 pontos
Melhor sacador: Leandro Santos (SESI SP) – 0,74 pontos/sets jogados
Melhor bloqueador: Lucas Saatkamp (SESI SP) – 1,29 pontos/sets jogados
Recepção: Bruno Bello (VOLEI RENATA)
Ataque: Robertlandy Simon (SADA CRUZEIRO)
Vôlei Renata 0 x 3 Canoas
O fato de estar fora de casa não fez diferença para o Lebes Canoas (RS) que, no ginásio Taquaral, em Campinas (SP), venceu o Vôlei Renata (SP) por 3 sets a 0, assegurando, assim, a sua segunda vitória na Superliga masculina de vôlei 2017/2018. A equipe gaúcha, que havia vencido o Montes Claros Vôlei (MG) na estreia, teve boa atuação e venceu com parciais de 25/20, 25/21 e 25/20, diante da torcida campineira.
O levantador do Lebes Canoas, Pedro, teve atuação de destaque e foi o mais votado no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), sendo, assim, eleito o melhor jogador da partida. Já com o Troféu VivaVôlei CIMED em mãos, o jogador destacou o ponto principal do seu time nesta noite.
“Essa foi uma vitória do grupo todo. Viemos treinando muito forte essa semana para buscar esse resultado positivo aqui em Campinas. O Vôlei Renata tem um grande time, sabíamos que seria um jogo muito difícil, mas sempre acreditamos”, ressaltou Pedro.
Bem no bloqueio, a equipe gaúcha marcou o total de 16 pontos neste fundamento e o levantador fez um registro: “Ter o Gustavo por perto é um incentivo a mais. Ele está sempre nos treinos, cobrando e isso é muito valido”, disse, sobre o ex-central da seleção brasileira, Gustavo Endres, atual gestor do Lebes Canoas.
No Vôlei Renata, o discurso era de lamentação em relação aos erros cometidos ao longo da partida. Para o experiente levantador Rodriguinho, faltou conseguir um bom desempenho no ataque.
“Nossa virada de bola não funcionou. A vitória também é mérito deles, que sacaram muito bem. Nosso passe foi abaixo e consequentemente nosso ataque não foi tão bem. Eles jogaram muito bem e estão de parabéns. Essa é um Superliga bem equilibrada, onde todo time tem que jogar 100% o tempo inteiro para tentar sair com a vitória”, concluiu Rodriguinho.
O JOGO
O primeiro ponto da partida foi do central Michel, do Lebes Canoas. No bloqueio de Vini, o Vôlei Renata virou o jogo e fez 3/2. Em boa passagem de Vissotto pelo saque, o time da casa fez 7/4. Com ponto de bloqueio de Diogo, o grupo campineiro chegou a 9/6. O Leves Canoas buscou e, contando com erros do adversário, encostou em 8/9. Com mais um bloqueio, dessa vez de Vini, o Vôlei Renata chegou a 13/10 e Marcel Matz pediu tempo. A parada funcionou e o Canoas empatou em 13/13. Em boa passagem do levantador Pedro pelo saque, o Lebes Canos virou o placar, fez 18/16 e Dileo pediu tempo. O time gaúcho seguiu embalado e com Leandrão pela saída de rede fez 20/16. No bloqueio de Pedro, o Canoas fechou em 25/20.
Embalado pela vitória no primeiro set, o Lebes Canoas voltou com ritmo forte para o segundo e, quando abriu 4/1, o técnico do Vôlei Renata pediu tempo. Com ataque de Eduardo, o grupo gaúcho marcou 7/4. O Canoas ainda aumentou um pouco mais a vantagem com Leandrão: 9/5. Com boa marcação de bloqueio, o Lebes Canoas marcou 13/7 e o adversário pediu tempo. O Vôlei Renata reagiu e reduziu a diferença. No bloqueio de Vini, fez 14/17. Foi a vez do time do Rio Grande do Sul parar o jogo com pedido de tempo. O Lebes Canoas voltou a abrir (20/14). No bloqueio de Matheus, 23/19. Com Michel, o time visitante abriu 2 sets a 0: 25/21.
Na bola de meio com Matheus, o Lebes Canos abriu 4/2 no começo da terceira parcial. No bloqueio do levantador Pedro, o time visitante marcou 6/3. Também com ele, com ponto de saque, o placar foi a 7/3. No bloqueio, o Vôlei Renata aproximou no placar (5/7). Vini pontuou pelo meio de rede e fez 8/10. Na bola de segunda de Pedro, o Lebes Canoas marcou 12/8. No bloqueio também do levantador, 14/8. Com pontos seguidos no bloqueio e dois de saque , Vini levou o Vôlei Renata a 13/15. Marcel pediu tempo. No bloqueio de Michel, o Lebes fez 18/15. E, com Diogo, o time campineiro chegou ao ponto de empate em 18/18. Com ponto de saque de Leandrão, o Lebes/Canoas chegou a 23/19. No final, vitória gaúcha por 25/20.
EQUIPES
VÔLEI RENATA – Rodriguinho, Vissotto, Vini, Junior, Diogo e Tiago Mão. Líbero – Santucci
Entraram – Renan, Salsa, Matheus, Daniel, Belo
Técnico: Horacio Dileo
LEBES CANOAS – Pedro, Leandrão, Michel, Matheus e Eduardo e Rodrigo. Líbero – Palotti
Entraram – Rodrigues, Conte
Técnico: Marcelo Matz
Corinthians-Guarulhos (SP) 3 x 2 Minas Tênis Clube
Na segunda rodada da Superliga masculina de vôlei 2017/2018, o Corinthians-Guarulhos (SP) conseguiu sua primeira vitória ao bater o tradicional Minas Tênis Clube (MG), neste domingo (22.10), por 3 sets a 2 (18/25, 25/21, 18/25, 25/19 e 17/15). O time de São Paulo contou com o apoio da torcida, que lotou o ginásio da Ponte Grande, em Guarulhos (SP).
O ponteiro do time vencedor, Mineiro, recebeu o maior número de votos no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e foi eleito o melhor jogador da partida, recebendo, assim, o Troféu VivaVôlei CIMED.
“Foi um jogo com a cara do nosso time, a superação. Saímos perdendo o primeiro set, depois conseguimos nos recuperar em momentos importantes e cruciais da partida e isso mostra que nosso time está correndo atrás e que não será fácil ganhar da gente”, afirmou Mineiro.
Segundo o técnico do Corinthians-Guarulhos, Alexandre Stanzioni, seu time contou com a força que veio das arquibancadas da Ponte Grande.
“Temos que entender que às vezes deixamos o jogo escapar como equipe, mas não podemos deixar isso acontecer. No primeiro set nós geramos, mas não matamos os contra-ataques e isso dá moral ao adversário. Foi um duelo igual e o fator casa tinha que decidir, e foi o que aconteceu”, concluiu Stanzioni.
O JOGO
Felipe Roque foi o responsável por abrir o placar do jogo. Luizinho respondeu para o Corinthians-Guarulhos. No bloqueio de Flávio, o Minas Tênis Clube fez 4/3. Com mais um ponto de bloqueio, dessa vez com Petrus, o time mineiro empatou em 7/7. Os visitantes abriram dois pontos e chegaram e 13/11. O placar ainda foi a 16/12 e Alexandre Stanzioni pediu tempo. O Minas seguiu melhor e fez 18/14. Bob marcou 21/16. Com Felipe Roque pontuando bem, o Minas tênis Clube fechou em 25/18.
O Corinthians-Guarulhos voltou melhor e abriu 2/0. O time da casa seguiu bem em quadra e manteve os dois pontos de vantagem em 7/5. Rivaldo pela saída de rede colocou o Timão com três a frente: 10/7. Nery Tambeiro pediu tempo. A diferença no placar aumentou ainda mais com ponto de bloqueio: 12/7. Quando o Corinthians-Guarulhos marcou 17/9, o treinador do Minas parou o jogo mais uma vez. No bom saque de Thiago Vanole, o Minas fez 11/17. O time mineiro reagiu, aproximou no placar (15/18), e Stanzioni pediu tempo. O set ficou ainda mais equilibrada (17/19). No bloqueio de Flávio, o Minas fez 20/22. O Corinthians-Guarulhos administrou a vantagem e, com bloqueio de Riad, fechou em 25/21.
O terceiro set começou com uma bola de segunda do levantador Marlon. Contando com erros do adversário, o Minas Tênis Clube colocou três de vantagem no começo da parcial: 4/1. O time visitante aumentou a vantagem em 7/3. O Corinthians-Guarulhos marcou dois pontos seguidos e equilibrou o set em 5/7. No entanto, o Minas voltou a pontuar bem e teve tranquilidade no placar em 12/7. Quando o placar foi a 15/9, Stanzioni pediu tempo. Bob marcou 16/9. No ace de Marlon, 17/9. A equipe visitante seguiu melhor e fez 22/15. Na sequência, fechou em 25/18.
O bloqueio de Bob abriu o placar do quarto set a favor do Minas. Bisset colocou o time visitante com dois de vantagem (5/3). O placar ainda foi a 6/3 e Alexandre Stanzioni logo parou o jogo. Com Felipe Roque, 9/7. No ataque do levantador Marlon, o Minas marcou 11/9. O Corinthians-Guarulhos buscou e, com Ygor Ceará, encostou em 12/13. Com Mineiro, o time paulista aproximou novamente em 15/16. No erro do adversário, a equipe corinthiana empatou (16/16). O Minas teve um de vantagem em 18/17 e os donos da casa pediram tempo. Depois foi a vez do Corinthians marcar 19/18 e Nery parar o jogo. Riad bloqueou e fez 20/18. Com ponto de saque de Mineiro, o Timão marcou 22/19. Bem no bloqueio, o Corinthians-Guarulhos fechou em 25/19.
O set decisivo começou bem disputado. O Corinthians-Guarulhos abriu dois pontos de vantagem em 5/3. O Minas Tênis Clube buscou e deixou tudo igual em 5/5. O placar esteve empatado de novo em 7/7. Na troca de quadra, um de vantagem para a equipe mineira (8/7). No ace de Davy, o time visitante fez 11/10. No bloqueio de Flávio, o Minas chegou a 13/11. O Corinthians-Guarulhos empatou em 13/13. Bob fez 14/13. Mineiro, 14/14 e 15/14.
EQUIPES
CORINTHIANS-GUARULHOS – Rodrigo Ribeiro, Rivaldo, Riad, Luizinho, Ygor Ceará e Mineiro. Líbero – Serginho
Entraram – Gabriel, Rafinha, Alan
Técnico: Alexandre Stanzioni
MINAS TÊNIS CLUBE – Marlon, Felipe Roque, Petrus, Flávio, Bob e Bisset. Líbero – Rogerinho
Entraram – Maique, Thiago Vanole, Carísio, Davy, Honorato
Técnico: Nery Tambeiro
Segunda rodada do turno
21.01 (SÁBADO) – Montes Claros Vôlei (MG) 3 x 1 JF Vôlei (MG), às 11h, no Tancredo Neves, em Montes Claros (MG) (25/22, 25/22, 23/25 e 25/19)
21.01 (SÁBADO) – EMS Taubaté Funvic (SP) 3 x 0 Copel Telecom Maringá Vôlei (PR), às 18h30, no Abaeté, em Taubaté (SP) (25/20, 25/18 e 25/17)
21.01 (SÁBADO) – Sada Cruzeiro (MG) 3 x 2 Sesc RJ, às 19h, no Riacho, em Contagem (MG) (25/13, 29/31, 32/34, 25/18 e 15/10)
21.01 (SÁBADO) – Ponta Grossa/Caramuru (PR) 1 x 3 Sesi-SP, às 20h, na Arena Multiuso, em Ponta Grossa (PR) (21/25, 19/25, 25/17 e 22/25)
21.01 (SÁBADO) – Vôlei Renata (SP) 0 x 3 Lebes Canoas (RS), ás 21h30, no Taquaral, em Campinas (SP) (20/25, 21/25 e 20/25)
22.01 (DOMINGO) – Corinthians-Guarulhos (SP) 3 x 2 Minas Tênis Clube (MG), às 13h, no ginásio Ponte Grande, em Guarulhos (SP) (18/25, 25/21, 18/25, 25/19 e 17/15)
EMS Taubaté Funvic 3 x 0 Copel Telecom Maringá
O EMS Taubaté Funvic (SP) estreou em casa nesta edição de Superliga e, depois de ser superado pelo Sesc RJ na primeira rodada, venceu o Copel Telecom Maringá Vôlei (PR) com um bom resultado. A equipe do Vale do Paraíba fez 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/18 e 25/17, com destaque para o ponteiro Lucarelli, que marcou 13 vezes e foi o maior pontuador do jogo. Outro nome importante foi o levantador Raphael, eleito o melhor do jogo e dono do Troféu VivaVôlei CIMED.
Satisfeito com o desempenho do seu time, o capitão comemorou o resultado. “Conseguimos jogar bem e foi uma vitória importante junto com a torcida, nosso primeiro jogo em casa, e um 3 a 0 que nos mostra muita coisa. Temos margem para crescer, mas estamos no caminho certo de trabalho. É uma competição muito longa e cada passo positivo é importante para que possamos fazer uma boa Superliga”, disse Raphael
Sada Cruzeiro 3 x 2 Sesc RJ
Sada Cruzeiro (MG) e Sesc RJ fizeram um jogo de muito equilíbrio apresentando o alto nível da Superliga nesta temporada. No final, a equipe mineira, que jogou em casa, no ginásio do Riacho, em Contagem (MG), venceu por 3 sets a 2 (25/13, 29/31, 32/34, 25/18 e 15/10). Dois jogadores se destacaram na pontuação. O ponteiro do time carioca, João Rafael, marcou 26 vezes, enquanto o também ponteiro, Leal, da equipe mineira chegou a 24 acertos. O Troféu VivaVôlei CIMED foi para o central Simon, eleito o melhor da partida.
“Jogamos bem, temos que melhorar ainda em vários aspectos e pensar que estamos nos também preparando para um Mundial de Clubes. Creio que fizemos uma boa partida, com um primeiro set muito forte e o Sesc também jogou bem. Vamos evoluindo a cada dia e foi uma partida interessante para ver essa reação do nosso time. Agora é pensar no próximo jogo, que vai ser difícil também, contra o Sesi-SP”, analisou Simon.
Ponta Grossa/Caramuru 1 x 3 Sesi-SP
O Sesi-SP viajou nesta segunda rodada da Superliga e, no Paraná, venceu o Ponta Grossa/Caramuru (PR) por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 25/19, 22/25 e 25/22. O oposto do time de São Paulo, Alan, foi o maior pontuador da partida, com 16 acertos. O campeão olímpico Lucão também pontuou bem, marcando 13 vezes, e ainda faturou o Troféu VivaVôlei CIMED após ser eleito o melhor da partida.
“Foi uma partida complicada. Eles jogaram muito bem, nós comentemos erros a mais e no final, conseguimos dar um bom ritmo para vencer o quarto set. Como todos os jogos da Superliga, esse foi difícil. Não se pode achar que vai ganhar fácil de ninguém. Estamos aprendendo para evoluir cada vez mais”, concluiu Lucão.
Textos: Toque de Bola, site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e Portal “Melhor do Vôlei”
Artes: Toque de Bola (com informações da CBV)
Fotos: Bruno Teixeira/Corinthians-Guarulhos – José Tramontina/Ponta Grossa Caramuru Vôlei – Renato Araújo/Sada Cruzeiro – Rafinha Oliveira/EMS Taubaté Funvic – e Marcos Ribolli/Vôlei Renata
Edição: Toque de Bola