Após batalhar para se recuperar de contusões em 2019, o fixo juiz-forano Léo Santana está de volta à Seleção Brasileira de futsal.
A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) divulgou na terça, dia 27, a convocação para o duelo amistoso contra a Espanha. O jogo será realizado em Madrid, capital espanhola, no dia 5 de novembro.
Especial
Entre os convocados, está Santana. O fixo do espanhol El Pozo Murcia conversou com exclusividade com o Toque de Bola e comemorou a lembrança do técnico Marquinhos Xavier.
“É sempre um prazer representar a Seleção Brasileira. Para mim, particularmente, está sendo uma convocação especial. O ano de 2019 foi muito difícil porque tive a primeira lesão grave da carreira. Me dediquei muito durante esse tempo. As pessoas que convivem comigo sabem o quanto eu me dediquei para poder voltar a jogar”, comemora Léo.
A lesão
Léo se machucou duas vezes em 2019. Em uma delas, a lesão mais grave de sua carreira. Nada que o impedisse de batalhar para retomar seu lugar vestindo a Amarelinha nos ginásios. No início da recuperação a intenção era apenas poder pisar em quadra novamente, mas estar de volta à Seleção nesse momento é combustível para o juiz-forano.
“Naquele momento eu não pensava em Seleção, só em voltar a jogar. Essa convocação é a confirmação de que valeu a pena todo o esforço. Sinal de que todo o trabalho que eu fiz foi correto. Estou muito feliz. É uma grande chance de seguir representando o meu país e é por isso que vou agarrar com unhas e dentes essa oportunidade”, pretende o fixo do El Pozo.
A segunda família
Além de Léo, outros quatro brasileiros que atuam no El Pozo Murcia foram convocados. Marcel, Felipe Valerio, Rafa e Felipe Paradynski, sendo o último um dos grandes amigos de Léo nos últimos anos.
Santana falou do sentimento de estar ao lado dos companheiros de equipe na Seleção. “É uma alegria ainda maior, porque a gente treina todos os dias, se vê todos os dias, se fala todos os dias… isso acaba criando um vínculo de família”, define.
Léo revelou também um pacto feito com Paradynski. “No caso do Felipe, somos parceiros de quarto no El Pozo e estamos ainda mais conectados. Quando ficamos sabendo já trocamos mensagens quase que simultâneas. Já tínhamos ido uma vez juntos e agora estamos com o pacto de tentarmos ir sempre juntos, para termos momentos na Seleção como temos aqui em Murcia. Tomara que possamos conseguir cumprir esse pacto.”
Detalhes
A Seleção Brasileira viaja para a Espanha em novembro. A CBFS estava apalavrada com a Federação Argentina de Futebol (AFA) para a realização de duas partidas amistosas no Brasil. Porém, devido ao Covid-19, os amistosos foram cancelados.
A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) tinha compromisso marcado com a Federação Portuguesa de Futebol, mas também os cancelou.
Nesse contexto, em comum acordo, CBFS e RFEF concordaram em realizar um amistoso entre as duas Seleções durante as datas FIFA de novembro.
O confronto será transmitido via streaming através dos canais da entidade espanhola em suas redes sociais.
Convocados:
Goleiros:
Guitta – Sporting – Portugal
Roncaglio – Benfica – Portugal
Fixo:
Marlon – Palma – Espanha
Leo Santana – El Pozo – Espanha
Rafael Rato – Vina Albali Valdepenas – Espanha
Ala:
Daniel – Barcelona – Espanha
Arthur – Benfica – Portugal
Paradynski – El Pozo – Espanha
Dyego – Barcelona – Espanha
Marcel – El Pozo – Espanha
Felipe Valerio – El Pozo – Espanha
Marcenio – Barcelona – Espanha
Pivô:
Ferrão – Barcelona – Espanha
Rafa – El Pozo – Espanha
Comissão Técnica:
Reinaldo Garcia Simões -Superintendente de Seleções – Magnus Futsal
Marquinhos Xavier – Treinador – Sharjah Football Club
Carlos Frederico Duarte Antunes – Treinador de Goleiros – Jaraguá
Dr. Reinaldo Coelho Martins – Médico – CBFS
José Airton Alves da Silva – Almoxarifado/Massagista – CBFS
Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento sob supervisão de Wallace Mattos
Arte: Toque de Bola