Não é incomum na história de mais de cem anos do Tupi, encontrarmos jogadores que vestiram a camisa do clube jogando a Série A do Campeonato Brasileiro.
Atualmente, uma corrida de olho pelas escalações dos vinte principais clubes do país mostra atletas como o goleiro Tadeu, no Goiás, o lateral-esquerdo Edimar, do Red Bul Bragantino, e o atacante Chico, do Atlético Goianiense, por exemplo. E nesta temporada, o time de ex-carijós conta com dois dos destaques e artilheiros de seus respectivos clubes no Brasileirão.
Duelo Ceará x Athletico
Neste domingo, dia 31, o meia-atacante Vinícius, agora conhecido somente como Vina, que atuou no Carijó em 2013, recebeu com seu Ceará outro ex-alvinegro pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Agora no Athletico Paranaense, o atacante Renato Kayzer, que jogou no Tupi mais recentemente, em 2018, foi até Fortaleza e levou a melhor, vencendo por 2 a 0.
O Toque de Bola aproveitou o encontro entre ex-carijós no Brasileirão para relembrar a passagem de ambos pelo Tupi. Afinal, como diz o historiador carijó, Léo Lima, responsável pelos números deste levantamento, depois de receberem as bençãos de Santa Terezinha, a dupla partiu para brilhar no futebol nacional.
Vina
Com 12 gols na atual temporada do Campeonato Brasileiro, o meia Vina é o destaque do Ceará no Brasileiro. Aos 29 anos, o jogador se firmou no Vovô e está na quinta colocação entre os artilheiro do torneio, empatado com o centroavante Pedro, do Flamengo.
Vinícius Goes Barbosa, natural de Curitiba, no Paraná, chegou ao Tupi para o Campeonato Mineiro de 2013. Na época, o Carijó tinha uma parceria com o empresário Francis Melo, que agenciava a carreira de diversos jogadores, incluindo o centroavante Fred, amigo pessoal do então treinador do Tupi, Felipe Surian.
Rodado
Por conta desta parceria, Vina então desembarcou em Santa Terezinha ao lado do também então desconhecido goleiro Tadeu, ambos vindos do Coritiba. No Tupi, Vinícius, como era conhecido à época, foi referência técnica do meio de campo do Carijó.
Vina jogou 11 partidas pelo Carijó. Foram nove jogos pelo Campeonato Mineiro e dois pela Copa do Brasil, fazendo dois gols no Estadual. Deixou o clube para retornar ao Coritiba, de onde foi emprestado ao Londrina naquele mesmo ano. Nos anos seguintes, passou ainda por Esportivo de Bento Gonçalves, Fluminense, Athletico, Náutico, Bahia e Atlético-MG, de onde está emprestado ao Ceará.
Renato Kayzer
Renato Kayzer de Souza, de 24 anos, tem 11 gols no Campeonato Brasileiro 2020, por dois clubes diferentes. Marcou três vezes pelo Atlético Goianiense até ser contratado pelo Arthletico Paranaense e balançar as redes em mais oito oportunidades.
É o sexto colocado na tábua de artilheiros da competição nacional, tendo a companhia de Raphael Veiga, do Palmeiras, e Brenner, do São Paulo. Desde o Tupi, o atacante nascido em Tupãssi, no Paraná, demonstra faro artilheiro.
Fundamental
Vindo das categorias de base do Vasco, Kayzer chegou ao Tupi em 2018 para o Campeonato Mineiro. Após um início vacilante, o time engatou com a troca de comando de Alexandre Barroso para Ricardo Leão, e Renato foi peça fundamental.
Renato Kayzer marcou cinco gols em onze jogos no Mineiro pelo Carijó, sendo decisivo na conquista do Campeonato Mineiro do Interior daquele ano. Com isso, despertou interesse do Cruzeiro que o comprou junto ao Vasco e o emprestou ao Atlético Goianiense.
Em 2019, jogou apenas seis jogos pela Raposa antes de ser emprestado novamente para a Ponte Preta e, depois, para a Chapecoense. Em 2020, voltou por empréstimo ao Dragão, onde iniciou o Brasileiro, e foi adquirido junto ao Cruzeiro pelo Athletico.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: Facebook Athletico; Facebook Atlético-GO; Facebook/Ceará; Felipe Coury/TupiFC; e Toque de Bola
O próximo será eu…