A semana vai ser de busca de uma vaga em Tóquio para a nadadora juiz-forana Larissa Martins Oliveira.
A recordista brasileira em número de medalhas em Jogos Pan-Americanos disputa, a partir de segunda, dia 19, até sábado, dia 24, a Seletiva Olímpica Brasileira. O evento, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, vai definir o Time Brasil de Natação para as Olimpíadas, a partir de 23 de julho, no Japão.
Ansiosa
Em seu perfil no Instagram, a atleta local de 28 anos, que trocou o clube paulista Pinheiros pelo carioca Flamengo em janeiro, deixou claro o quanto está esperando para cair na água. “Faltam três dias para a Seletiva Olímpica, que vai acontecer aqui no Rio de Janeiro, no Parque Aquático Maria Lenk! E eu tô muito ansiosa em poder cair na água pelo Flamengo”, escreveu em postagem na quinta, dia 15, na qual, com um vídeo, divulgava também uma marca de moda praia e piscina.
A juiz-forana, logo em suas primeiras palavras como contratação do Rubro-Negro carioca, deixou claro que seu objetivo é disputar os Jogos de Tóquio. “Eu quero poder ter condições de treinar pesado e poder brigar pela minha segunda Olimpíada. Dando tudo certo, a expectativa é de uma final olímpica e, quem sabe, poder brigar por uma medalha”, disse a nadadora ao site oficial do Flamengo.
O que precisa?
Larissa nadou cinco provas nas Olimpíadas do Rio em 2016, e contou como foi sua primeira experiência na maior festa do esporte do planete em entrevista exclusiva ao Toque. Nos 100m livre, foi a 21ª colocada, e nos 200m livre a 35ª. Ficou em 13º no revezamento 4x100m medley, e terminou em 11º no 4x100m livre e no 4x200m livre.
Nesta Seletiva, Larissa está inscrita para nadar os 200m livre, 100m livre e 50m livre. Dependendo de seus tempos, também terá vaga nos revezamentos que participou em 2016, além da nova prova do programa olímpico, 4x100m medley misto.
Recordista sul-americana e brasileira dos 100m livre, com 54s03 quando ainda nadava pelo Pinheiros, em 2016, Larissa precisa nadar abaixo de 54s38 para conquistar uma vaga em Tóquio nesta prova. Nos 200m livre, a juiz-forana tem o tempo atual de 2min00s80, e o índice olímpico é 1min57s28. Já nos 50m livre, a marca de balizamento da atleta do Flamengo é 25s49. Para chegar aos Jogos, é preciso marcar abaixo dos 24s77.
Critérios para vaga olímpica e programação de provas:
Critérios para vaga nas Olimpíadas
SELETIVA OLÍMPICA NATAÇÃO – PROGRAMAÇÃO MANHÃS
SELETIVA OLíMPICA NATAÇÃO – PROGRAMAÇÃO TARDES
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com informação do site oficial do Flamengo e Instagram Larissa Oliveira
Fotos: reprodução Instagram Larissa Oliveira; e Paula Leite/Flamengo