06 jun 2018

Lançamento: “Fluxo e comportamento humano: Uma psicologia para o esporte”



Capa do livro que Renato Miranda lança quinta

  O professor doutor em psicologia do esporte, Renato Miranda, lança nesta quinta, dia 6, às 20h, na Fibratech Spazio (Ladeira Alexandre Leonel, 221), sua terceira obra literária.

  O livro “Fluxo e comportamento humano: Uma psicologia para o esporte” aborda, de forma acessível para o público, a energia mental que impulsiona o indivíduo em direção a um objetivo positivo com prazer, espontaneidade, alegria e motivação. Seguindo a teoria do “flow-feeling”, do psicólogo norte-americano de ascedência húngara Mihaly Csikszentmihalyi, e conceitos comprovados pela ciência, Miranda busca demonstrar que os resultados são uma consequência desse estado.

No esporte como na vida

  De acordo com o autor, as analogias esportivas podem ser levadas para o cotidiano das pessoas. “Sempre acreditei no esporte como um simulacro da própria vida. Isso em função das diversas fontes de ansiedade, pressão, demandas psicológicas como concentração e motivação, além de exigência laboral. A palavra desempenho está em todos os campos, na exigência de preparo não apenas físico, mas também mental”, considera Renato.

No flow

  Na obra de 178 páginas e impressa pela juiz-forana Editar, Miranda se baseia no conceito de flow-feeeling. “É o estado mental em que as pessoas parecem fluir, em que as coisas funcionam bem. Não há tensão nem preocupação com resultados, mas a própria tarefa é a finalidade em si, ou seja, a pessoa treina futebol porque gosta do esporte e não para obter a fama. Busca-se a atividade porque é envolvente e realiza-se naquilo. As consequências, o destino vai traçar”, destaca.

  Desta maneira, o livro é voltado não só para o esporte e seus profissionais em áreas afins, mas para quem se interessa em saber mais sobre o tema em diversas abordagens. “São mais de 70 textos, a maioria fazendo uma relação do fluxo com diversas atuações, principalmente, lógico, no esporte, da iniciação à formação de profissionais. Uma analogia para com a vida humana, o trabalho, o cotidiano de um modo geral”, explica.

Renato Miranda é professor desde 1983

Formando gerações

  Além de “Fluxo e comportamento humano: Uma psicologia para o esporte”, Miranda também tem publicado “Reflexões do Esporte para o Desempenho Humano” (2013 – ed.CRV), e é co-autor, ao lado do Maurício Bara, de “Construindo um Atleta Vencedor – uma abordagem psicofísica do esporte” (2008 – Artmed).

  Professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 1983, Miranda ajudou a formar diversas gerações de profissionais da área. O leque de alunos é bem representado no prefácio de sua nova obra, assinado pelos hoje professores Antônio Sena Júnior, Danilo Reis, Heglison Toledo, Helder Zimermann, Leonardo Beire e Maurício Bara.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Fotos: divulgação Renato Miranda


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



14 ago 2018

Copa JF de Natação AABB-Panathlon une todas as idades. Veja fotos


03 ago 2018

É campeã! Rezato fatura título do futsal nos Jogos SESI 2018


30 jul 2018

Jogos Sesi Juiz de Fora: Hiperroll, Fripai, BD e MRS comemoram

Notícias


16 ago 2018

Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: veja resultados e tabelas


15 ago 2018

Calvário carijó! Entenda qual Série D o Tupi vai encontrar em 2019


14 ago 2018

Vídeo! Tupi: presidente chora e dirigente vê “elenco muito pouco comprometido”


13 ago 2018

O primeiro de 2018! Cruzeirinho é campeão da Supercopa Bahamas


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse