A pernambucana Keila Costa conquistou, neste sábado, 7, o índice olímpico do salto triplo para os Jogos Olímpicos de Londres. A atleta da equipe BM&F Bovespa alcançou a marca de 14,20m para vencer o Torneio FPA Juvenil e Adulto, no estádio do Ibirapuera, em São Paulo.
Keila esteve recentemente em Juiz de Fora.
Lembre como foi clicando em cima dos dois textos seguintes:
Atletas brasileiros de destaque treinam na Faefid neste sábado
UFJF impressiona atletas e dirigentes em evento de atletismo
A marca é cinco centímetros a mais do que o índice olímpico estipulado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Há uma semana, também no torneio organizado pela Federação Paulista de Atletismo (FPA), Jonathan Henrique Silva conseguiu o mesmo feito no salto triplo.
“É uma alegria total bater esse índice. Agora tenho uma tranquilidade maior para a temporada e não vou precisar quebrar o ritmo de treinamentos para atingir o índice em outro campeonato. Posso me concentrar para a preparação especifica para Londres”, comemorou Keila.
O planejamento da saltadora e do técnico Neilton Moura era atingir a marca ainda no primeiro semestre, mas em uma competição sul-americana no Chile. “Eu só vim competir aqui no Ibirapuera porque pedi ao Neilton para entrar em um torneio para ganhar ritmo competição. O resultado surpreendeu. Hoje (sábado), eu estava bem confiante, mas o índice não era o principal objetivo. Os saltos foram tranquilos, não queimei nenhum. Foi importante provar que eu posso controlar a corrida”, resume.
A Olimpíada de Londres será a terceira da carreira de Keila, a primeira dela no salto triplo. A atleta de 29 anos participou do salto em distância em Atenas e em Pequim, ficando em 14.º na Grécia e em 11.º na China. O resultado mais importante da carreira da brasileira foi o bronze no Mundial Indoor de 2010, no Catar, também no salto em distância. No triplo, ela ficou em 12.º no Mundial de Daegu, ano passado.
Pelas contas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a classificação de Keila aumenta para 167 o número de brasileiros garantidos em Londres. No atletismo, são outros dez: sendo cinco nas provas de salto.
Texto: Agência Estado
Foto: Alexandre Dornelas – UFJF – Arquivo Toque de Bola