Por Tribuna de Minas
O juiz-forano Abner Soares (Brazilian Top Team/Vida & Saúde), 23 anos, é bicampeão do Campeonato Mundial de Jiu Jítsu No-Gi (sem quimono) na categoria superpesado de 94kg até 100,5kg, disputada no domingo, 4. Abner derrotou o francês Boualem Benaissa na final da faixa marrom. O campeonato foi disputado em Long Beach, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Segundo o pai do atleta, Murilo Guedes, o objetivo de Abner é conseguir se preparar para o ingresso em outro tipo de arte marcial. “A intenção dele é entrar no MMA. Atualmente, ele mora na Califórnia para treinar na academia Black House, que é do detentor do cinturão mundial do UFC (Ultimate Fighter Championship), Anderson Silva, e dos irmãos Nogueira”.
Antes da entrada do mundo das Artes Marciais Mistas (em inglês, Mixed Marcial Arts, ou MMA), o próximo desafio do juiz-forano é o European Open Jiu-Jítsu Championship, que será realizado entre os dias 24 e 27 de janeiro, em Lisboa, Portugal.
Mais um juiz-forano
Outro juiz-forano que teve bom desempenho no Mundial Sem Kimono de 2012 foi Bernardo Faria. O lutador faixa preta, há três anos radicado em São Paulo e que representa a Alliance, uma das maiores equipes do jiu-jítsu mundial, ficou com dois terceiros lugares. Em seu peso, o superpesado, o local perdeu na semifinal para o portoalegrense João de Assis, vice-campeão da divisão. Já no absoluto – que engloba todos os pesos – Bernardo caiu também na semifinal, desta vez para Xande Ribeiro, de Manaus, que acabou ficando com o título assim como fez no superpesado.
Texto e informações: www.tribunademinas.com.br