Juiz de Fora vai contar com 11 atletas, nas modalidades atletismo, vôlei gigante misto e dama, de sexta-feira, 22, e domingo, 24, na 9ª Olimpíada das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ) da Zona da Mata, na cidade de Dores do Turvo, a aproximadamente 90 km de Juiz de Fora. São ao todo 14 cidades participantes: Juiz de Fora, Rio Pomba, Visconde do Rio Branco, Ubá, Mercês, Dores do Turvo, Viçosa, Ponte Nova, Piraúba, Alto Rio Doce, Cipotânea, Brás Pires, Paula Cândido e Senador Firmino.
Intercâmbio Social e Esportivo
As modalidades costumam seguir as regras oficiais de cada Confederação, sofrendo algumas adaptações de acordo com os comprometimentos dos atletas. São ao todo sete modalidades: Ginástica Ritmica Desportiva, Futsal, Vôlei Gigante Misto, Queimada, Basquete, Dama, Atletismo. Segundo a professora de Educação Física da Apae de Juiz de Fora, Sandra Visentin, o objetivo da Olimpíada é fazer com que os alunos possam fazer intercâmbio esportivo e social entre as Apaes da Zona da Mata.
“O objetivo é fazer um intercâmbio esportivo e social entre as Apaes da região e as escolas especiais, oportunizando para que eles trabalhem a auto-estima, a independência, as atividades da vida diária que são importantes para uma pessoa com deficiência”, afirmou Sandra.
Mais inclusão, menos competição
Nesta edição da Olimpíada, cada aluno vai receber uma única medalha de participação no evento. De acordo com Sandra, isso já vem acontecendo porque o evento passou a ter uma caráter mais lúdico descaracterizando o caráter competitivo existente anteriormente, onde alguns alunos conquistavam cinco medalhas e outros apenas uma. Sandra afirma que mesmo assim as olimpíadas ainda conseguem revelar atletas com potencial esportivo.
“Há alguns anos essa olimpíada tinha um caráter mais competitivo, agora ela tem um caráter mais lúdico. Mesmo assim, a gente consegue perceber alguns alunos com potencial esportivo que a gente pode encaminhar para as competições de nível de rendimento, então é um trabalho bem gostoso, porque a gente sempre tem uma revelação em alguma modalidade”, contou.
As competições voltadas para obtenção de índices de rendimento acontecem de forma paralela, em campeonatos específicos. Os alunos que se destacarem por boa participação técnica e disciplinar poderão ser selecionados para a Olimpíada Estadual em 2014. E, em seguida, para a Olimpíada Nacional em 2015.
Texto: Mari Sequeto
Fotos: Divulgação
Juiz de Fora participa da Olimpíada das Apaes da Zona da Mata: Juiz de Fora vai contar com 11 atletas, nas… http://t.co/oxxikiBzo2