Juiz de Fora foi anfitriã e campeã nos Jogos do Interior de Minas Paradesporto (JimiP), disputados de sexta-feira, dia 6, a domingo, dia 8. Foram 53 medalhas, sendo 36 na Natação Paralímpica, 12 no Atletismo Paralímpico e cinco na Bocha Paralímpica. Juiz de Fora venceu na somatória de pontos, seguido por Araguari e Betim.
Essa foi a segunda vez consecutiva que a cidade recebeu os jogos. A cerimônia de abertura do evento na sexta-feira, 6, seria inicialmente no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos e foi transferida para o Trade Hotel.
Sábado e domingo estiveram em ação atletas de todo o estado nas modalidades Bocha Paralímpica, Natação Paralímpica, Atletismo Paralímpico e Judô Adaptado, e a sede foi a Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF).
Recorde
De acordo com a organização do Jimi Paradesporto, foi registrado um número recorde de paratletas, mais de 400 no total, que representaram 32 municípios do estado.
“As modalidades também dobraram de tamanho em sua segunda edição, trazendo Bocha Paralímpica e Judô Inclusivo como novidades, além do Para-Atletismo e Para-Natação, que haviam sido contempladas em 2022”, informam os organizadores.
Eles destacam ainda que foram promovidos cursos de capacitação teórica e prática nas quatro modalidades para profissionais da área, avaliação físico-funcional, intérpretes de libras durante todo o evento, os troféus e medalhas inscrições em braile e nove bancas de classificação funcional (a maior já realizada em eventos do tipo no estado).
Premiação
O JIMIP 23 contou com medalhas do primeiro ao terceiro lugar em todas as provas, troféu para a delegação destaque em cada modalidade, troféu geral para delegação com maior número de pontos em toda a competição, premiações para os atletas destaques nas avaliações físico-funcionais, “além de entrega de 01 kit de moletom para todas as delegações participantes e para a voluntária destaque”.
Além da socialização e da competição, o JimiP 2023 ficou marcado pela inclusão. No judô, por exemplo, que em sua versão paralímpica conta com categorias voltadas somente para atletas sem a visão, no JimiP abrangeu atletas surdos, com deficiência física, motora, intelectual e até com síndromes.
Resultados
Atletismo
Clique aqui e veja boletim final do Boletim-4-Atletismo
Natação
CLIQUE AQUI E CONFIRA RESULTADOS NO BOLETIM FINAL DA NATAÇÃO
(aquivo no formato pdf)
Bocha
CLIQUE AQUI E CONFIRA Boletim-4-Bocha
(aquivo no formato pdf)
Judô
CLIQUE AQUI E CONFIRA RESULTADOS DO Boletim-3-Judô
(aquivo no formato pdf)
Texto: Toque de Bola, com informações da Prefeitura de Juiz de Fora e AM Paradesporto
Fotos: AM Paradesporto e PJF
Resultados fornecidos por AM Paradesporto
Parabéns para todos e ótima reportagem