Juiz de Fora (MG), 2 de maio de 2011
A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Hapkidô aconteceu nesse domingo, 1º de maio, no município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Seis atletas de Juiz de Fora disputaram o brasileiro, sendo quatro deles alunos do Programa JF Esporte e Cidadania, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Eles trouxeram cinco ouros e duas pratas para a cidade (um ouro em defesa pessoal, dois ouros e duas pratas em luta e dois ouros em quebramento).
O campeonato contou com a presença de atletas de diferentes regiões do país, como Pernambuco e Santa Catarina, além da participação especial do Nepal, país asiático com tradição no esporte. De acordo com o professor da SEL, Alexandre Gerken, que também é vice-presidente da Liga Mineira de Hapkidô, o resultado demonstra a maturidade da equipe juizforana. “O nível dos atletas está bom. Eles têm participado com frequência dessas competições, adquirindo experiência e atualizando conhecimentos”, explica.
Juiz de Fora será sede da segunda fase do Campeonato Brasileiro de Hapkidô, que será realizado nos dias 10 e 11 de setembro. Para Gerken, a escolha da cidade revela a forte representatividade do município nos campeonatos nacionais e internacionais.
A terceira etapa está prevista para dezembro, na Bahia. Agora, a equipe se prepara para o Mundial de Hapkidô, que acontece nos próximos dias 14 e 15, em Curitiba, Santa Catarina. A PJF, por meio da Secretaria de Educação (SE), comprou dez passagens aéreas para a equipe, que competirá com oito atletas e conta com dois técnicos.
Texto: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora