Jogos Intercolegiais 2023: confira classificação final completa e fotos

O Toque de Bola publica o resultado final da 28ª edição dos Jogos Intercolegiais de Juiz de Fora (PJF).

Na cerimônia de encerramento, no Teatro Paschoal Carlos Magno, foram premiadas as escolas e os atletas vencedores das 16 modalidades presentes na competição que ocorreu em 2023.

No Instagram toquedebolajf você confere publicações exclusivas da competição.

Veja as escolas campeãs das modalidades

 

Veja a classificação final entre escolas federais, particulares, estaduais e municipais e a classificação final geral

Clique aqui caso queira ver o mesmo conteúdo dos quadros acima em formato pdf 

Confira as Escolas vencedoras dos Jogos Intercolegiais

No atletismo, o Colégio Militar de Juiz de Fora saiu como o vencedor das categorias Infantil Masculino, Infantil Feminino e Juvenil Masculino, enquanto a Escola Estadual Ali Halfeld ficou com o título do Juvenil Feminino.

No badminton, o Colégio  Conexão – Unidade Centro dominou, vencendo as categorias Infantil Masculino, Infantil Feminino e Juvenil Feminino, enquanto a categoria Juvenil Masculina ficou com o Instituto Estadual de Educação.

Na modalidade breaking dance, a Escola Estadual Ali Halfeld saiu como a grande vencedora em todas as categorias: Infantil Masculino, Infantil Feminino e Juvenil Masculino.

No futsal, o Colégio Jesuítas saiu como campeão nas categorias  Infantil Feminino e Juvenil Feminino. O título da Infantil Masculino ficou com o Colégio Santa Catarina, e o da categoria Juvenil Masculino terminou com o IF Sudeste de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora.

No handebol, a escola destaque foi a Escola Estadual Nyrce Villa Verde Coelho de Magalhães, que venceu as categorias Infantil Feminino, Juvenil Masculino e Juvenil Feminino. O Colégio Militar de Juiz de Fora terminou como campeão do Infantil Masculino.

No judô, o Colégio Militar de Juiz de Fora foi campeão das categorias Infantil Masculino e Juvenil Masculino. A Escola Municipal União da Betânia levantou o troféu da categoria Infantil Feminino, e a Escola Estadual Ali Halfeld venceu o Juvenil Feminino.

Na modalidade natação, o Colégio Militar de Juiz de Fora foi o vencedor das categorias Juvenil Masculino e Feminino. O Colégio Apogeu – Centro saiu como campeão da Infantil Masculino, e o Colégio Santa Catarina da Infantil Feminino.

Na queimada, foram quatro campeões diferentes. Na categoria Infantil Feminino, a Escola Municipal Professora Thereza Falci saiu como campeã; no Infantil Masculino, a campeã foi a Escola Estadual Francisco Bernardino; o título do Juvenil Feminino ficou com a Escola Estadual Almirante Barroso; e o campeão da Juvenil Masculino foi a Escola Estadual Ali Halfeld.

A Escola Estadual Ali Halfeld foi o grande destaque do skate nos jogos intercolegiais, ficando com o título em três categorias: Infantil Feminino, Infantil Masculino e Juvenil Feminino. Já o título do Juvenil Masculino ficou com a Escola Estadual Almirante Barroso.

No tênis de mesa, o Sistema Degraus de Ensino se destacou, vencendo no Infantil Masculino e Feminino. O Colégio Militar de Juiz de Fora foi o campeão do Juvenil Feminino e a Escola Estadual Almirante Barroso do Juvenil Masculino.

Na categoria voleibol, o grande premiado foi o Colégio dos Jesuítas, tendo conquistado as categorias:Infantil Feminino, Infantil Masculino e Juvenil Feminino. O Colégio Conexão – Unidade Centro saiu como campeão da categoria Juvenil Masculino.

Por fim, na categoria xadrez, o Colégio Santa Catarina venceu no Infantil Feminino e no Juvenil Masculino, enquanto o Colégio Nossa Senhora do Carmo saiu campeão no Infantil Masculino, e o Colégio Apogeu – Unidade Centro foi o vencedor do Juvenil Feminino.

Veja galeria de fotos da premiação

Clique sobre a imagem que deseja ampliar

  Jogos Intercolegiais

A competição envolve alunos na faixa etária entre 12 e 17 anos das redes públicas municipal, estadual, federal e particular. São disputadas modalidades individuais e coletivas, além de provas paralímpicas.

De acordo com a SEL, “os jogos se fundamentam nos princípios de valorização do esporte escolar, tais como: participação, cooperação, emancipação e inclusão, norteadores da construção e realização das ações que, antes de tudo, são pedagógicas, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes. A competição estabelece consonância com os princípios educacionais ao valorizar a corporeidade, o lúdico, os esportes e o movimento de formação humana, contribuindo para a formação integral dos alunos”.

 

Texto: a partir de informações e texto divulgados pela Prefeitura

Edição: Toque de Bola

Fotos: Toque de Bola

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Este post tem um comentário

  1. Eduardo Poggianella

    Show meus parabéns a todos vcs do toque de bola pela bela matéria do esporte da nossa cidade e região.

Deixe seu comentário