Jimi Paradesporto: Gabriel Schumann é destaque. Treinadores e organizadores avaliam no Toque

A primeira edição do Jimi Paradesporto, promovida em Juiz de Fora entre os dias 4 e 6 de novembro, teve avaliação positiva.

As competições paradesportivas já ocorriam em edições anteriores, mas foi a primeira vez que houve a disputa neste formato, específica do paradesporto, envolvendo as modalidades atletismo e natação.

O Toque de Bola conversou com o atleta Gabriel Schumann, que obteve o melhor índice técnico na natação, o treinador Fábio Antunes (que além de orientar os atletas foi um dos palestrantes na parte teórica paralela ao evento) e com a coordenação geral do Jimi Paradesporto.

Confira os depoimentos:

Gabriel Schumann atleta com melhor ITC – índice técnico – da natação do Jimi Paradesporto

“Foi um evento muito organizado com uma estrutura muito boa, me surpreendeu bastante pela organização da competição. Também gostaria de dar aplausos para as pessoas que estavam envolvidas no evento, achei bem legal, a integridade entre equipes, um ajudando o outro. A competição para mim foi muito importante para ajustar os detalhes para a próxima competição que vai ser no início de dezembro. Eu vou disputar o Meeting eo o Super Meeting, a última competição do ano que vai valer pontuação para o ranking. O Jimi para mim foi mais um evento para poder testar como que estava o meu tempo, quanto que eu estava nadando e me surpreendi porque no momento que eu estive em treinamento, o tempo que eu fiz está ótimo mesmo ainda estando pesado. Ainda não treinando muito forte, consegui nadar bem a competição, me surpreendi muito.

Uma competição muito legal e o que eu mais gostei foi que essa competição serviu para poder incentivar a galera que está começando, a galera que está querendo fazer parte do esporte paraolímpico. Teve palestra, competição, foi muito legal e também para mostrar a força do esporte paraolímpico na nossa região, mostrar o quanto Juiz de Fora ainda pode crescer com o esporte paraolímpico. Mostra que todo o trabalho que a gente vem fazendo durante anos. Além disso, ganhei a premiação como melhor índice técnico da competição e também a equipe Juiz de Fora ficou em primeiro lugar na pontuação. Mostra o quanto nossa cidade vem forte vem conquistando títulos no esporte paraolímpico.

Fábio Antunes, juiz-forano e atualmente treinador do Praia Clube de Uberlândia:

Schumann Fábio Antunes, Paulo Sérgio Rodrigues e Lu da Gaita: natação

“Foi um evento muito bem estruturado e organizado. Uma ótima oportunidade para o intercâmbio entre os municípios do estado. Acredito que ano que vem teremos ainda mais participantes, e isso é muito bom para o Esporte Paralímpico. Juiz de Fora foi a grande campeã, os atletas do JF Paralímpico nadaram super bem. Gabriel Schumann foi o atleta com o maior ITC (índice técnico) do evento. Os tempos obtidos no evento foram muito bons para a fase do Programa de treino atual. Estamos nos blocos de força e não descansamos os atletas para este evento. Usamos o evento para testar e fazer ajustes para as competições alvo. Schumann nadou próximo das melhores marcas e com isso o resultado foi bem acima do esperado. Dia primeiro de dezembro vamos para o Meeting SP e dia 3 nadaremos o super meeting”.

Jarbas Duque, da Secretaria de Esporte e Lazer, que mantém o programa JF Paralímpico

“Consideramos bem positiva a participação de Juiz de Fora no JIMI Paradesporto. Primeiro que nesse formato é a primeira vez que é realizado, o paradesporto separado do Jimi. Fez com que pudéssemos ter uma equipe com um número maior de atletas e os resultados foram muito bons. No atletismo tivemos bons resultados e na natação principalmente, inclusive Juiz de Fora sendo a campeã geral na natação com os atletas do Paradesporto SEL e alguns atletas do Praia Clube de Uberlândia, que por serem nascidos em Juiz de Fora representaram nosso município.

No atletismo também tivemos bons resultados , principalmente nas duas etapas do sábado, na de domingo os nossos atletas ficaram um pouco prejudicados porque nós tivemos a penúltima etapa do Ranking (de corridas de rua) e os atletas do Paradesporto SEL eles disputaram a Corrida da Unimed e ainda foram disputar a última etapa do JIMI Paradesporto no atletismo, acabou prejudicando um pouquinho. Mas num balanço geral  ente consideramos muito positiva a participação de Juiz de Fora.

Balanço geral disponibilizado pela Coordenação do JIMI Paradesporto

Juiz-forano Bruno Guedes foi um dos destaques do atletismo

“O JIMI Paradesporto 1ª edição foi um sucesso! Confira os números:

21 municípios participantes

240 Atletas
198 Atletas de Atletismo
42 Atletas de Natação

81 pessoas envolvidas na equipe Técnica
32 pessoas coordenando o evento

86 Árbitros
36 Stafs

475 pessoas envolvidas em todo o evento

Mais de 100 medalhas entregues para atletas de diversas classes funcionais nas modalidades atletismo e natação

Troféu para o campeão do desfile de abertura

Troféus para os municípios 1º, 2º e 3º lugares nas modalidades atletismo e natação

Premiação para atletas com maior índice técnico, nas categorias masculino e feminino, das modalidades atletismo e natação

Premiação para técnicos com maior número de atletas medalhistas

Premiação para atletas com maior potência na competição, através de avaliação do perfil neuromuscular, nas categorias feminino e masculino, da modalidade atletismo.”

CLIQUE AQUI E CONFIRA Boletim 3 com resultados da Natação_JIMI Paradesporto

CLIQUE AQUI E CONFIRA Boletim 4 com resultados Atletismo_JIMI Paradesporto

Veja galeria de fotos e clique na imagem que deseja ampliar

 

Texto: Toque de Bola

Fotos: AM Paradesporto e Arquivos Pessoais/Divulgação

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário