JIMI Paradesporto é atração novamente em Juiz de Fora

Juiz de Fora irá sediar, pelo segundo ano consecutivo, os Jogos do Interior de Minas Paradesporto (JimiP), que serão disputados entre os dias 6 e 8 de outubro.

A cerimônia de abertura do evento seria realizada no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos nesta sexta-feira, 6, às 19h30.

Na manhã de sexta-feira, a Prefeitura divulgou a mudança de local da solenidade com a seguinte nota:

“A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em comum acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), informa que em função da tempestade desta quinta-feira, 5, e a previsão de mais chuvas fortes para esta sexta-feira, dia 6, foi decidido pelo cancelamento da cerimônia de abertura dos Jogos do Interior de Minas Paradesporto, que seria realizado no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos.

Informamos ainda que a decisão foi tomada  pensando na segurança de todas as pessoas. As competições de Bocha Paralímpica, Natação Paralímpica, Atletismo Paralímpico e Judô Adaptado estão mantidas para sábado, 7,  e domingo, 8, na Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz dr Fora (Faefid/UFJF).

O evento reúne atletas PCDs de 33 municípios de Minas Gerais.

Na tarde de sexta, a organização do evento informou que a cerimônia de abertura foi transferida para o Trade Hotel, às 19h.

Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos (foto: PJF)

 

Os Jogos do Interior de Minas Paradesporto destinam-se aos municípios do interior do Estado de Minas Gerais, tendo como disputa as modalidades: Atletismo e Natação paralímpica, bocha e judô. A escolha por Juiz de Fora para sediar a edição de 2023 foi feita pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), após análise comparativa com as demais candidatas.

A ideia do torneio é incentivar a prática de esportes para pessoas com deficiência, promover o desenvolvimento do paradesporto no estado e disseminar o conhecimento sobre a prática esportiva para pessoas com deficiência. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), com execução de responsabilidade da Associação Mineira do Paradesporto.

 

 

JIMI Paradesporto – Foto AM Paradesporto

    Números e modalidades

Em sua primeira edição, em 2022, o JIMI Paradesporto contou com a participação de 240 aletas com deficiência, de 21 municípios mineiros, nas modalidades atletismo e natação. Totalizando 475 pessoas envolvidas, dentre comissão técnica, arbitragem, coordenação, staff e atletas, movimentando a cidade-sede, Juiz de Fora.

Em sua segunda edição, o JIMI Paradesporto será realizado nos dias 06, 07 e 08 de outubro e contará com quatro modalidades paradesportivas: Bocha Paralímpica, Judô Inclusivo, Paraatletismo e Para-natação. Estão confirmados 435 para-atletas de 32 municípios mineiros. Ao total, estão envolvidas no aproximadamente 835 pessoas entre comissão técnica, arbitragem, coordenação, staff e atletas, movimentando ainda mais a cidade-sede, Juiz de Fora.

Programação

As competições das modalidades acontecerão nos dias 07/10 e 08/10 na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

  Clique aqui para conferir a programação (link informado ao Toque de Bola pela organização do evento)

Pontos de destaque (fonte: AM Paradesporto)

  • Recorde de atletas inscritos em sua 2ª edição
  • Recorde de municípios inscritos em sua 2ª edição
  • Troféu para a delegação destaque na abertura
  • Tenda de realização de avaliações para contribuir com a qualidade de vida da pessoa com deficiência
  • Entrega de camisa do JIMI Paradesporto para todos os atletas e comissão técnica inscrita
  • Entrega de squeeze para os atletas inscritos
  • Criação do mascote do evento: JIMIPÍ
  • 09 bancas de classificação funcional – sendo a maior banca já realizada em eventos no Estado
  • Intérprete de libras durante o evento
  • Troféus e Medalhas com braile
  • Curso de Capacitação, teórico e prático, de Introdução ao Atletismo, Bocha Paralímpica, Judô Inclusivo e Natação

 

Texto com informações da Prefeitura de Juiz de Fora e AM Paradesporto

Fotos: Prefeitura de Juiz de Fora e AM Paradesporto

Edição: Toque de Bola

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário