JF Vôlei perde para Chapecó e é rebaixado na Superliga B

Aprov Chapecó venceu o JF Vôlei na última rodada da fase classificatória da Superliga B

Em quase 2 horas, terminou a história do JF Vôlei na Superliga B. O time lutou, mas perdeu para o Aprov/Chapecó por 3 sets a 1, parciais de 26 x 24, 25 x 19, 22 x 25, 25 x 19, para o Aprov/Chapecó.

O jogo foi disputado no ginásio Ivo da Silveira, na cidade do oeste catarinense na noite deste sábado, 19.

Os dois times dependiam da vitória para tentar escapar do rebaixamento. Com o resultado, os mineiros terminaram no 10º lugar, na lanterna da competição na temporada 2022, com 8 pontos.

Outras definições

Onze meses depois da campanha invicta que rendeu o título, após não ver a vitória em quadra atrair patrocinadores, o JF Vôlei está de volta à Superliga C. No entanto, mesmo que se salvasse na última rodada, provavelmente este seria o destino da equipe, como antecipou o gestor do projeto Maurício Bara após a derrota polêmica em Fortaleza.

O Suzano iniciou a rodada classificado para as semifinais. Também avançaram Uberlândia Vôlei/Praia Clube, Instituto Cuca e Niterói Vôlei. Araucária e Vôlei Futuro se mantiveram na Superliga B. Junto com JF Vôlei e Chapecó, Vila Nova e Minas Náutico foram rebaixados para a Superliga C.

JF Vôlei começou bem, mas levou a virada

JF Vôlei perdeu de virada na reta final do 1º set

Atuais campeões brasileiros universitários, a equipe dona da casa, comandada pelo técnico Nilson Rex, jogou com Rodrigo, Valentino, Vinicius, André, Jorge, Matheus, Guilherme Zancan.

O JF Vôlei entrou em quadra com Luis, André, Abenildes, Gabriel, Thiago e Índio; e o líbero Mococa.

No primeiro set, JF Vôlei demonstrou a intenção de dar dor de cabeça aos donos da casa. Forçando o saque, saiu na frente, mantendo pelo menos dois pontos de vantagem.

Quando o placar chegou a 13 x 10 para os mineiros, o treinador do Chapecó pediu tempo. A princípio, não deu certo, porque o JF Vôlei ampliou a vantagem e entrou na reta final da primeira parcial vencendo por 20 x 16.

Nilson Rex pediu tempo de novo quando o JF Vôlei marcou o 21º. A conversa rendeu, os donos da casa reagiram marcando pontos em sequência e empataram a parcial em 22 x 22.

Embalado e apoiado pela torcida, os catarinenses entraram de vez na disputa, viraram e fecharam a parcial em 26 x 24.

Donos da casa aumentam a vantagem

Aprov/Chapecó não deu chances ao JF Vôlei na segunda parcial

Empolgados com a reta final do primeiro set, o Aprov/Chapecó iniciou bem forte a segunda parcial, mantendo uma vantagem 11 x 7.

O JF Vôlei reagiu e encostou, forçando um pedido de tempo da equipe dona da casa quando o placar estava 15 x 12.

No entanto, apesar dos mineiros marcarem em seguida outros dois pontos e encostarem de vez no placar por 15 x 14, o Chapecó manteve o foco e fez três pontos seguidos.

O técnico Daniel Schimitz pediu tempo, mas os catarinenses seguiram na frente e fecharam a parcial entre 25 x 19.

JF Vôlei reage no 3º set

Dependendo de vencer o set para manter as esperanças, o JF Vôlei teve o melhor momento no jogo. Liderou a parcial, sempre com dois pontos de frente. Na reta final, chegou a ter cinco pontos de frente, vencendo por 23 a 18.

Assim como no primeiro set, Chapecó mostrou poder de reação, marcando três pontos em seguida e diminuindo a diferença para 23 x 21.

Chapecó fechou o 4º set e ganhou o jogo neste sábado

Daniel Schimitz pediu tempo, orientou o time e a história teve outro final. O JF Vôlei manteve a dianteira e fechou a parcial por 25 x 21 e diminuiu a desvantagem no jogo para 2 sets a 1.

Equilíbrio até quase o fim 

O JF Vôlei precisava vencer o quarto set para forçar o tie-break. O Chapecó queria fechar a partida e confirmar os 3 pontos tão importantes para tentar se manter na Liga B. Não foi à toa que esta foi a parcial marcada pelo equilíbrio. As equipes se alternaram no placar sem conseguir abrir mais que um ponto de vantagem.

O JF Vôlei estava na frente estava 17 x 16 quando a balança pendeu para os donos da casa. Eles emendaram uma sequência de cinco pontos seguidos, abrindo e consolidando uma distância confortável em 21 x 17.

A partir daí, Chapecó trocou pontos até fechar o set em 25 a 19 e ganhar o jogo por 3 sets a 1.  

Regulamento da Superliga B 

Na Superliga B 2022, as equipes jogam entre si uma fase classificatória em turno único. Os quatro últimos serão rebaixados para a Superliga C. Não haverá quartas de final.

As quatro melhores nos nove jogos avançam às semifinais, realizadas em melhor de três jogos, previstos para 26 de março, 2 de abril e, se necessário, 5 de abril. A decisão será em jogo único, marcado para 9 de abril de 2022.

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira com informações das assessorias dos clubes
Fotos: Aprov Chapecó/Divulgação e JF Vôlei/Divulgação

Deixe seu comentário