O Juiz de Fora Vôlei encerrou sua sequência de jogos no Ginásio da Faefid pelo Campeonato Mineiro com nova derrota. Desta vez, na noite da quarta-feira, 23, a equipe comandada pelo técnico Alessandro Fadul foi anulada pelo Montes Claros Vôlei, perdendo por 3 sets a 0 (parciais de 19/25, 14/25 e 22/25).
“Sei o quanto os atletas estão se doando, o tempo todo dentro de quadra, mas foi como eu falei para eles no final da partida. Se eles estão dando 100%, têm que procurar fazer 180%. É trabalhar ainda mais para evoluirmos. A gente sabe das nossas limitações, não estamos preocupados se vão chegar mais jogadores ou não. Se são esses 14 com os meninos da base, então vamos trabalhar cada vez mais forte para mantermos um desempenho em toda a partida”, avaliou Fadul após novo revés.
Missão árdua
O resultado deixa a classificação da equipe juiz-forana ainda mais improvável. Lanterna da competição, a equipe da Zona da Mata mineira terá, agora, que pontuar contra o Sada Cruzeiro em Sete Lagoas no sábado, 26, às 19h, em sua última partida pela primeira fase do Estadual, e torcer para que o UninCor/Três Corações não vença dois sets do Minas Tênis Clube, em confronto no mesmo dia e horário.
Fadul admitiu a situação inconfortável de sua equipe na tabela: “Sem dúvida nenhuma é difícil uma classificação, não só por termos que fazer pontos lá contra o Cruzeiro, mas como também temos que torcer para o adversário não pontuar em hipótese nenhuma. Mas independente de buscar a vaga ou não, temos que fazer nosso melhor sempre. O Mark ainda falou após a partida passada que não temos um jogador de destaque, que faça 20 pontos em um jogo, então o coletivo tem que funcionar muito bem e sei o quanto eles são comprometidos com isso”.
O jogo
O duelo na Faefid começou com os visitantes na frente, sem desperdiçar os side outs e se aproveitando de erros na construção de jogadas do JF Vôlei. Na primeira parada técnica a vantagem já era de quatro pontos (4/8). A diferença aumentou para seis com dois erros consecutivos dos mandantes – no ataque e recepção (4/10) –, oito até o segundo tempo (8/16), e dez no fim do parcial (11/21) com a experiência de André Nascimento, Salsa e Bob convertida em efetividade no ataque. Fadul parou o jogo e a equipe respondeu em boa sequência no saque de Mark. Com recepções complicadas e boas leituras do bloqueio juiz-forano, a vantagem caiu, mas não foi suficiente para mudar o desfecho do primeiro set: 19/25 Montes Claros.
O Pequi Atômico comandava o placar em novo parcial, mas Fadul pediu tempo quando a contagem marcava 3/6. Montes Claros não caiu de rendimento e seguiu na frente até a primeira parada técnica (5/8). Curiosamente, o segundo intervalo acabou fazendo bem aos donos da casa, que diminuíram a diferença para um ponto (9/10), mas foram anulados pelo bloqueio do “Moque”, sempre com ao menos dois atletas na rede, em pontos consecutivos, chegando ao segundo tempo técnico com 11/16 no placar. Mais dois erros juiz-foranos fizeram Fadul tentar a inversão do 5 em 1 com o levantador Tarik e o central Filipe Cipriani no lugar de Faccin e Felipe Hernandez. A diferença não foi abatida e os titulares voltaram para a quadra com 13/19 na contagem. Erros em saque, ataque e toques na rede continuaram e o JF Vôlei, dominado, viu Montes Claros fechar também o segundo parcial: 14/25.
Os donos da casa não encontravam o antídoto do sucesso nos ataques adversários. A primeira parada técnica do terceiro set já apontava 5/8 no placar e mesma história dos outros parciais. No segundo intervalo a diferença já era de cinco (11/16). Fadul voltou para quadra com a inversão já tentada no parcial anterior. Tarik seguia com boa distribuição, mas foi o saque do Moque entrou com Juninho em bola no fundo e a segurança visitante só crescia. No 15/19, Faccin e Hernandez retornaram. A consistente performance do Pequi Atômico não saiu de quadra mesmo com novo tempo de Fadul. Com o ponteiro Tatinho, líbero de origem, no saque, o JF Vôlei ainda se aproximou, mas os visitantes fecharam o jogo com 22/25 no terceiro set.
Ficha Técnica
Juiz de Fora Vôlei 0 x 3 Montes Claros Vôlei
(19/25, 14/25 e 22/25)
Local: Ginásio da Faefid
Juiz de Fora Vôlei: 6-Felipe Hernandez, 7- Phil, 17-Mark ©, 14-Ninão, 16-Diego, 18-Ricardo Faccin e 8-Fábio Paes (líbero). Entraram 4-Tarik, 10-Filipe Cipriani e 19-Tatinho.
Montes Claros Vôlei: 3-Indio, 9-André Nascimento, 11-Bob, 13-Renan, 14-Rafael, 17-Salsa e 10-Kachel (líbero). Entraram: 18-Gian (líbero), 6-Wagner, 1-Rodrigo, 7-Juninho e 16-Milan Celic.
Classificação do Campeonato Mineiro
A UFJF é lanterna, com o mesmo número de pontos que o quarto colocado, Unincor/Três Corações, mas sem vitórias, contra duas do adversário.
1º – Montes Claro Vôlei – 14 pontos / 5 jogos
2º – Minas Tênis Clube – 11 pontos / 5 jogos
3º – Sada Cruzeiro – 9 pontos / 3 jogos
4º – Unincor/Três Corações – 4 pontos – 7 jogos
5º – JF Vôlei – 4 pontos / 7 jogos
Resultados do Campeonato Mineiro:
21/ago – Unincor/Três Corações 3 x 2 JF Vôlei
27/ago – Minas Tênis Clube 3 x 1 Unincor/Três Corações
29/ago – Montes Claros Vôlei 3 x 0 Unincor/Três Corações
02/set – Montes Claros Vôlei 3 x 2 JF Vôlei
09/set – Unincor/Três Corações 0 x 3 Sada Cruzeiro
10/set – Sada Cruzeiro 3 x 0 Unincor/Três Corações
12/set – sáb – 17h – Minas Tênis Clube 3 x 2 JF Vôlei (em Ponte Nova)
12/set – sáb – 19h – Unincor/Três Corações 0 x 3 Montes Claros Vôlei
13/set – dom – 10h – JF Vôlei 1 x 3 Minas Tênis Clube (em Ponte Nova)
17/set – qui – 20h – Minas Tênis Clube 3 x 1 Montes Claros Vôlei (em Montes Claros)
18/set – sex – 20h – JF Vôlei 0 x 3 Sada Cruzeiro
19/set – sáb – 11h – Montes Claros Vôlei 3 x 1 Minas Tênis Clube
20/set – dom – 11h – JF Vôlei 2 x 3 Unincor/Três Corações
Próximos jogos
23/set – qua – 20h – JF Vôlei 0 x 3 Montes Claros Vôlei
25/set – sex – 20h – Sada Cruzeiro x Montes Claros Vôlei (em Sete Lagoas)
26/set – sáb – 19h – Sada Cruzeiro x JF Vôlei (em Sete Lagoas)
26/set – sáb – 19h – Unincor/Três Corações x Minas Tênis Clube
30/set – qua – 19h – Minas Tênis Clube x Sada Cruzeiro
03/out – sáb – 18h – Montes Claros Vôlei x Sada Cruzeiro
13/out – ter – 20h – Sada Cruzeiro x Minas Tênis Clube
Regulamento
Após jogos entre si com turno e returno, os quatro melhores colocados avançam para as semifinais do Mineiro. Neste primeiro mata-mata é realizado cruzamento olímpico (1º x 4º e 2ºx 3º) e os vencedores, após confronto único, avançam para a decisão do torneio.
Texto: Bruno Kaehler – Toque de Bola
Fotos: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br