Mais de um ano depois, JF Vôlei e SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck voltam a se enfrentar pela Superliga B. O jogo será nesta segunda-feira, 14, às 21h, no ginásio da UniAcademia, encerrando a 8ª rodada da edição 2021/2022.
De acordo com os clubes, inicialmente prevista para o dia 12, a partida foi adiada a pedido dos visitantes pela falta de vagas na rede hoteleira para a hospedagem por causa de um concurso público no domingo.
Se no ano passado, a vantagem era do time mineiro, desta vez, os paranaenses estão em melhor situação. Os donos da casa estão na lanterna, em 10º lugar, com 5 pontos. O Araucária está em segundo, com 14 pontos, atrás apenas do Suzano Vôlei, que tem 18 pontos e já jogou na rodada.
Na temporada passada, deu JF Vôlei
Os dois times se enfrentam pelo segundo ano consecutivo pela Superliga B. Na temporada 2020/2021, o confronto com o JF Vôlei foi válido pela quarta rodada, no dia 6 de fevereiro de 2021.
Foi o primeiro jogo dos mineiros em Contagem, que se tornou a casa oficial na campanha que terminou com o título inédito. A partida terminou 3 sets a 0 para o JF Vôlei, parciais de 25×22, 25×19 e 25×18.
No ano passado, o SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck terminou a fase classificatória em quarto lugar, com 14 pontos. Nas quartas de final enfrentou o Vôlei Aeroclube e foi eliminado em dois jogos.
Técnico está confiante em boa partida do JF Vôlei
O JF Vôlei recuperou não só o foco, como os jogadores que passaram mal antes, durante e depois do jogo contra o Instituto Cuca. O técnico Daniel Schmitz comentou que o desempenho durante os treinos nesta semana deixou todos confiantes.
“A expectativa para este jogo é muito boa. Tenho certeza de que a equipe vai fazer uma boa partida. Mais uma vez a gente vem fazendo uma boa semana de treinamento. A equipe vem evoluindo a cada semana, a gente fica muito feliz com o trabalho que está sendo feito. Infelizmente isso não vem se repetindo nos resultados. A gente teve a infelicidade dos meninos passarem mal no último final de semana e todo o ocorrido e a gente não conseguiu buscar pontos ou a vitória no último jogo”.
O treinador do JF Vôlei disse que a meta é fazer um bom jogo e buscar pontos diante de um adversário difícil. “A gente vai para esse jogo com esse intuito de fazer uma boa partida, de buscar a vitória ou pontuar contra a boa equipe de Araucária, que vem aí numa boa colocação e vem fazendo bons jogos. A equipe se preparou bem e então isso deixa a gente confiante de que a gente vai conseguir fazer uma boa partida”.
Vale vaga na semifinal, lembra capitão do Araucária
O SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck tem semelhanças com o JF Vôlei por também realizar um projeto de iniciação ao voleibol, que tem categorias de base e resultou em um time adulto que é bicampeão paranaense adulto, passou pela Superliga C e atualmente disputa a Superliga B.
De acordo com a assessoria, 600 crianças são atendidas no projeto educacional e social de iniciação esportiva; 80 jovens e adolescentes estão no núcleo formador. Trinta atletas 30 atletas fazem parte das equipes sub-19 e a adulta, que tem média de idade de 22 anos.
Em entrevista ao Toque de Bola, o capitão do time, o líbero Felipe Furukawa, disse que a partida em Juiz de Fora vale a classificação para as semifinais.
“As expectativas para o jogo contra Juiz de fora são muito grandes, é o nosso último jogo da fase classificatória da Superliga B fora de casa e uma vitória lá, nos garante vaga nos playoffs praticamente o que é nosso primeiro grande objetivo. Como estamos lutando pela parte de cima da tabela, as expectativas para esses dois últimos jogos são bem grandes pois há boas chances de subirmos na classificação”.
Felipe Furukawa apontou que não espera partida fácil contra o atual campeão da Superliga B e a equipe espera estar à altura do desafio.
“Sabemos que vamos enfrentar uma boa e jovem equipe, que aliás é o atual campeão da última edição da Superliga B, possui em seu elenco bons jogadores, alguns com certo renome já e que apesar da colocação na atual edição, esperamos um jogo duro, ainda mais por ser na casa deles. Estamos trabalhando duro para estarmos prontos para fazer um bom jogo lá e ganharmos ainda mais força para a sequência da competição”.
Elenco
- Levantadores: Vinicius Macedo (20 anos), Cláudio Bento (26 anos), Elizeu Júnior (22 anos);
- Opostos: Talismiller Sousa (23 anos), Newton Fernandes (22 anos);
- Centrais: Gregory Silva (23 anos), Frank Bastos (25 anos), Marcos Santos (22 anos) e Rodrigo Almeida (19 anos);
- Ponteiros: Tiago Salles (29 anos), Bruno Araújo (26 anos), Rafael Pereira (22 anos), Jefferson Sobral (19 anos);
- Líberos: Felipe Furukawa (24 anos) e Marcos Silva (22 anos);
- Técnico: Everson Ribeiro.
Tabela do SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck na Superliga B
- 1ª rodada: SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck 3 x 0 Uberlândia Vôlei/Café Vasconcelos/Praia Clube/Sada/Prefeitura de Araguari, 22/01, 19h;
- 2ª rodada: SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck 3 x 2 Suzano Vôlei, 29/1;
- 3ª rodada: Instituto Cuca 3 x 1 SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck, 05/02, 18h;
- 4ª rodada: SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck 3 x 2 Aprov/Chapecó, 12/02, 19h;
- 5ª rodada: Niterói Vôlei 3 x 2 SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck, 19/02, 17h;
- 6ª rodada: SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck 3 x 1 Vôlei Futuro Araçatuba, 24/2, 19h;
- 7ª rodada: Vila Nova F.C. 0 x 3 SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck, 05/03, 17h;
- 8ª rodada: JF Vôlei x SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck, 14/03, 21h;
- 9ª rodada: SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck x Minas Náutico – 19/3, 19h.
Resultados da 8ª rodada da Superliga B 2021/2022
12 de março
- 17h: Minas Náutico 3 x 1 Vila Nova F.C. – Arena Minas Tênis Clube, Belo Horizonte;
- 19h: Uberlândia Vôlei/Café Vasconcelos/Praia Clube/Sada/Prefeitura de Araguari 3 x 2 Vôlei Futuro Araçatuba – General Rubens Mário, em Araguari;
- 18h: Suzano Vôlei 3 x 1 Niterói Vôlei Clube – Arena Suzano, em Suzano;
- 18h: Instituto Cuca 3 x 0 Aprov/Chapecó – Cuca José Walter, Fortaleza.
14 de março
- 18h: JF Vôlei x SMEL/Araucária/ASPMA/Berneck – ginásio da UniAcademia.
Classificação e regulamento Superliga B
Na Superliga B 2021/2022, as equipes jogam entre si em turno único. A fase classificatória termina em 19 de março. Os quatro últimos serão rebaixados para a Superliga C. Não haverá quartas de final.
As quatro melhores nos nove jogos avançam às semifinais, realizadas em melhor de três jogos, previstos para 26 de março, 2 de abril e, se necessário, 5 de abril. A decisão será em jogo único, marcado para 9 de abril de 2022.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Fotos: Leandro Leão, Canal Vôlei Brasil/reprodução, Toque de Bola, CBV/reprodução.