O JF Vôlei chegou perto de subir o degrau que levaria a equipe à disputa do acesso na disputa da Superliga B masculina.
Depois de perder a primeira partida da melhor de três em casa e empatar a série das quartas-de-final com uma categórica vitória como visitante por 3 sets a 1 (com placar favorável de 25 a 15 em dois parciais), na sexta-feira, dia 29 de março, dois dias depois o Brasília acabou reagindo e aproveitou, desta vez, o mando de campo, vencendo por 3 sets a 0 e assegurando vaga nas semifinais.
Os confrontos que definirão os finalistas da Superliga B e novos integrantes da elite do vôlei masculino brasileiro, a partir do dia 11 de abril, serão entre Saneago Goiás e Brasília e entre Neurologia Ativa (GO) e Rede Cuca (CE).
O jogo final
O treinador e dirigente Maurício Bara Filho avaliou o jogo decisivo da seguinte forma:
“Acho que Brasília fez uma boa partida, jogou melhor que nós, acho que essa é uma análise importante, mas mesmo com essa superioridade, a gente teve os dois primeiros set decididos nos mínimos detalhes por dois pontos (25-23, 25-23) e que poderia ser para o nosso lado, uma vitória ali, a gente até conseguiu parar as primeiras bolas para fechar, mas eles acabaram fechando o set. E no terceiro, infelizmente, a gente começou mal, não foi por desânimo, foi porque a coisa foi acontecendo, não dando certo e evoluindo. Posso resumir que a gente não jogou como o primeiro dia, porque também Brasília fez algumas estratégias que a gente tentou sair, mas não conseguiu sair da melhor maneira possível para vencer um set e dificultar o jogo. É uma consciência tranquila, a gente sabia que cada jogo tem sua história. Que Brasília faria coisas diferentes, a gente também fez coisas diferentes no jogo, mas eles foram mais felizes, mais eficientes e conquistaram a vaga dentro da competição”.
A temporada
Ao fazer um balanço da temporada, considerando desde o Campeonato Mineiro, no segundo semestre de 2023, o treinador e dirigente vê uma trajetória bastante satisfatória:
“Em relação ao todo, posso dizer que foi uma temporada muito boa. Eu estou contando a temporada toda, não somente a Superliga B. Um quarto lugar no campeonato mineiro, quando as seis equipes, cinco eram da Superliga A. Primeiro ponto. O título da Superliga C contra todas as adversidades em São Sebastião. Um campeonato muito difícil, que não traduz a nossa superioridade, só vitória de três a zero, mas um título nacional da Superliga C. E agora já podemos dizer um quinto lugar na Superliga B. Chegar aos Playoffs, ganhar uma partida dos Playoffs e terminar em quinto lugar. É claro que a gente queria ir para a semifinal, é claro que a gente queria ir mais adiante, queria subir, mas fazendo uma análise do todo, você disputar três competições e você chegar nas fases finais em todas elas, como um todo, uma temporada como um todo muito, muito proveitosa e mostra realmente nossa regularidade. Em relação à Superliga B, a gente bateu num limite natural, umas quartas de finais muito equilibradas e qualquer time, nós ou Brasília, poderia ter ganho. Então uma análise muito positiva, triste mas com a cabeça erguida, sem lamentar nada e seguimos adiante a partir de agora com todo o nosso foco das categorias de base, das escolinhas e preparando uma nova temporada do JF Vôlei com a equipe adulta masculina”.
SUPERLIGA B BET7K MASCULINA 2024 – QUARTAS DE FINAL
PRIMEIRA RODADA
JF Vôlei (MG) 1 x 3 Brasília Vôlei (DF) (29/31, 22/25, 25/19 e 22/25), no ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, em Juiz de Fora (MG)
Maringá Vôlei (PR) 3 x 2 Rede Cuca Vôlei (CE) (29/27, 24/26, 25/20, 20/25 e 15/7), no Ginásio Chico Neto, em Maringá (PR)
SEGUNDA RODADA
Rede Cuca Vôlei (CE) 3 x 0 Maringá Vôlei (PR) (25/23, 25/20 e 25/18), no Ginásio Cuca José Walter, em Fortaleza (CE)
Brasília Vôlei (DF) 1 x 3 JF Vôlei (MG) (25/23, 15/25, 15/25 e 22/25), no Sesi Taguatinga Norte, em Taguatinga (DF)
TERCEIRA RODADA
Brasília Vôlei (DF) 3 x 0 JF Vôlei (MG) (25/23, 25/23 e 25/15), no Sesi Taguatinga Norte, em Taguatinga (DF)
Rede Cuca Vôlei (CE) 3 x 1 Maringá Vôlei (PR) (25/22, 25/21, 28/30 e 25/22), no Ginásio Cuca José Walter, em Fortaleza (CE).
Texto: Toque de Bola
Foto: Assessoria de imprensa Brasília Vôlei (@guerreirofotografia)
Edição: Toque de Bola