Juiz de Fora (MG), 13 de janeiro de 2011
Um esporte praticado no mundo todo, mas ainda pouco conhecido no Brasil. Essa é a realidade do Rugby no país do futebol. Porém, se depender do JF Rugby, essa situação será prestes a ser modificada, pelo menos em Juiz de Fora.
O JF Rugby foi fundado em 2006 e nasceu de um grupo de entusiastas liderados pelo professor de Educação Física Lom Lustosa, que haviam tomado contato com o esporte no final dos anos 90 e lutavam para praticá-lo, mesmo sem muito apoio. Participando de competições desde 2007, o time vem ampliando cada vez mais suas atividades. Em 2010, participou do I Campeonato Mineiro de Rugby, na modalidade Union, terminado a competição em quinto lugar.
Para 2011, os planos são ambiciosos: para melhorar seu desempenho no campeonato estadual, a equipe tem novo treinador. Quem assume a vaga é o veterano Paulo ´Rambão` Batista, ex-pilar da equipe do UFV Rugby – pioneira do esporte em Minas Gerais. Além de aprimorar sua participação no torneio do estado, o JF Rugby pretende participar de disputas na modalidade 7-a-side e consolidar suas equipes femininas e juvenis, estabelecendo uma categoria de base forte que vai garantir o futuro do esporte na cidade.
Os interessados em conhecer o esporte podem procurar a comunidade do time no orkut (url http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=914933) ou comparecer a um dos treinos, realizados aos sábados, no campo do Dom Orione (veja o mapa, clicando aqui), às 9h45 da manhã.
Conhecendo o Rugby:
O rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no planeta, logo atrás do futebol. O jogo é relativamente simples. Ele é praticado num campo com dimensões similares às do de futebol, utilizando uma bola oval. No rugby, a bola não pode ser passada pra frente com as mãos, sendo lançada para trás, de jogador em jogador. O objetivo é chegar com a bola no final do campo adversário. Ela pode também ser chutada pra frente, dependendo da estratégia do time. Toda a ação acontece envolvendo o portador da bola, pois os adversários devem impedir seu avanço, derrubando-o ou bloqueando-o. As modalidades mais populares de rugby são o Rugby Union – disputado por 15 jogadores de cada lado em dois tempos de 40 minutos – e o Rugby 7-a-side – disputado em equipes de 7 jogadores, com dois tempos de 7 minutos.
Embora algumas teorias remontem à antiguidade Européia, da China e do Japão, em jogos não mais existentes – como o Romano “Harpastum” ou o Grego “Episkyros” – a verdade é que o jogo como é conhecido hoje começou mesmo na Inglaterra, mais especificamente na universidade da cidade de Rugby. A teoria mais conhecida e aceita é aquela onde o jogador William Webb Ellis, se irrita durante um jogo de futebol em 1823, pega a bola com as mãos e atravessa o campo em direção ao gol do time contrário. Desta forma os jogadores tentam, através de todos os meios possíveis impedir seu avanço, originando o esporte que na época era ainda conhecido por um nome mais extenso: Rugby Football, ou “o futebol como jogado em Rugby”. O esporte é muitas vezes confundido com o Futebol Americano, que na verdade é uma derivação do rugby.
O rugby é atualmente jogado em mais de 150 países e suas competições anuais mais famosas do mundo são o “SIX NATIONS” que é disputado por Inglaterra, Itália, França, Escócia, Irlanda e País de Gales, e o “TRI NATIONS” que envolve Nova Zelândia, Austrália e África do Sul. Há também uma Copa do Mundo de Rugby a cada 4 anos, sendo que a próxima será em 2011, na Nova Zelândia. Em 2008, foi confirmada a volta do Rugby às Olimpíadas, em sua modalidade 7-a-side. Já em 2012, em Londres, o rugby será disputado como “Esporte de Demonstração“, voltando ao quadro competitivo em 2016, no Rio de Janeiro.
Texto: JF Rugby