Atual campeã, Juiz de Fora será representada por 13 atletas na edição 2024 dos Jogos do Interior de Minas Paradesporto (JimiP), organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
De a sexta-feira, dia 1º de novembro, a domingo, dia 3, estarão reunidos 598 atletas de 32 municípios, competindo em quatro modalidades: Atletismo, Bocha Paralímpica, Basquete em Cadeira de Rodas 3×3 e Natação.
Juiz de Fora estará representada por atletas do programa JF Paralímpico, coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).
Veja a relação nominal dos atletas juiz-foranos que têm participação anunciada na competição:
ATLETISMO:
Anderson Vitoreti
Davi da Conceição Maria Pereira Cruz
Jadir José da Silva
Marcus Paulo de Oliveira
Matheus Duarte de Ambrósio
Rosângela Aparecida Celestino
BOCHA:
Sávio Samuel Salino Jorge
NATAÇÃO:
José Henrique de Oliveira
Luis Gustavo Duque Correa
Daniel Pereira Rodrigues
Felipe Calisto da Costa
Luan Antonio Pereira
Jerry Fernandes de Souza
A primeira vez como visitante
De acordo com o Supervisor de Esporte de Participação e Rendimento, professor Jarbas Duque, na sexta-feira as delegações chegam e haverá, além da abertura, a classificação funcional. O sábado e o domingo são as datas em que serão disputadas as competições nas três modalidades que contarão com os atletas locais.
“Além da expectativa, há uma grande ansiedade, já que é a terceira edição do Jimi Paradesporto e será a primeira fora de Juiz de Fora – as duas anteriores foram aqui e isso acaba facilitando a participação com o número maior de atletas, por estar em casa, e até mesmo o apoio dos familiares, e por conhecer os locais de competição. De qualquer forma, a expectativa cresce com a proximidade da competição. Vale lembrar que a equipe de Juiz de Fora é a atual campeã e pretendemos buscar bons resultados nas três modalidades – bocha, natação e atletismo. Que a gente consiga trazer algumas medalhas e fazer uma boa participação, que é o objetivo principal. Este intercâmbio e a participação”, avalia Jarbas.
Clique aqui e (re)veja reportagem sobre a conquista juiz-forana do JimiP em 2023
Clique aqui e (re)veja reportagem com treinadores e professores campeões
Convites
O professor observa que a SEL convida também equipes de outras instituições locais para participar da competição paralímpica, como ocorreu em 2023, quando o Clube Bom Pastor (natação) e Equipe Super Amigos (atletismo) marcaram presença.
Ocorre desta vez que o fato de a sede ser em uma cidade muito distante acabou impedindo a confirmação de atletas que não pertencem ao programa JF Paralímpico.
De acordo com a SEL, a delegação deixará a cidade com destino a Uberlândia na quinta-feira, dia 31, às 22h, em ônibus fretado pela Prefeitura de Juiz de Fora. O professor da SEL, Denis Souza, irá coordenar o grupo, que conta também com professores, treinadores, guias e acompanhantes.
Texto: Toque de Bola
Fotos: Divulgação