A equipe do Colégio dos Jesuítas foi a primeira colocada na etapa de Juiz de Fora da Copa Brasil de Natação Não Federados, realizada no sábado, 30, e domingo, 31, no Centro Aquático da Faculdade de Educação Física (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), reunindo cerca de 330 nadadores inscritos, divididos em 21 equipes de 15 cidades e três estados diferentes. O Jesuítas ainda teve três atletas premiados como os de melhores índices técnicos em suas categorias: Laura Pereira Abrão, na categoria Petiz II, e Laura Magalhães Reiff e Igor Roux Oliveira, ambos na Infantil I.
“Ficamos preocupados no início porque a Copa foi marcada para a semana final de agosto e tínhamos vindo de férias escolares. Os alunos retornaram na primeira semana de agosto, mas graças a Deus o planejamento foi muito bem feito e conseguiram um resultado muito bacana, ao menos para mim. A competição é um marco da natação de não federados no Estado e talvez até no Brasil. Acho que nunca houve uma competição desse tamanho antes”, avaliou o treinador do Jesuítas, Edson Moraes – o Edinho.

A presença dos atletas do Jesuítas no pódio foi constante. Das 98 finais disputadas, os atletas chegaram entre os três primeiros em 54 delas, sendo que em 23 a equipe saiu com o ouro, em 17 ficaram na segunda colocação e em 14 conseguiram o bronze. Desta forma, a equipe do Jesuítas somou 653 pontos e ficou com a primeira posição por equipes, 186 pontos a frente do segundo colocado, o time do Clube Moinho de Leopoldina.Mais duas equipes da cidade tiveram representantes na competição. O Clube Bom Pastor fez 122,5 pontos, ficando na nona colocação, e a AABB-JF fez oito pontos, terminando em vigésimo.
Confira, clicando sobre o anexo abaixo, o quadro de medalhas da competição:
Quadro de Medalhas
Veja, clicando sobre os anexos abaixo, todos os resultados das finais da Copa Brasil de Natação Não Federados
Resultado final 1
resultado final continuação
Na Copa Brasil de Natação houve ainda outra premiação: o Troféu Cidade Juiz de Fora, que concedeu bonificações ao campeão de cada estado participante do evento. Em Minas Gerais o domínio foi do Colégio dos Jesuítas. O Clube Olaria venceu pelo estado do Rio de Janeiro, assim como o Clube Purus, representando a cidade de Castelo (ES). Os nadadores que alcançaram os melhores índices técnicos por categoria, de Petiz I até a Sênior, também foram agraciados. Três atletas dos Jesuítas receberam a premiação: Laura Pereira Abrão na categoria Petiz II, Laura Magalhães Reiff e Igor Roux Oliveira na Infantil I.

“São jovens e esse destaque é muito importante porque faz com que os outros nadadores percebam que podem melhorar sua performance também. Os três vêm tendo uma dedicação muito bacana e mereceram essa premiação individual”, destacou Edinho.

Os atletas competiram nas modalidades 50m livre, 50m costas, 50m peito e 50m borboleta. Nos 100m, nadaram costas, peito e livre. As equipes ainda participaram, em cada uma das categorias, do revezamento 4×50 medley, no masculino e no feminino. Para o presidente da MG Esportes e organizador do evento, Dejalma Alves, tudo começou com a Copa Minas de Natação. Segundo ele, a competição com pouco tempo já estava pequena para a quantidade de atletas e equipes participantes: “A partir destes altos índices de participações e até mesmo de nível técnico, surgiu, no ano passado, a ideia da Copa Brasil de Natação não federados e foi um sucesso”.

,
Próximos desafios
A equipe do Jesuítas agora se prepara para a quarta etapa da Copa MG de Natação, agendada para outubro, também na Manchester Mineira. O torneio, dividido em cinco fases e por regiões, tem disputa final em novembro, em Conselheiro Lafaiete.
“É sem dúvida uma competição muito legal, tem crescido a cada ano. Para se ter uma ideia, cerca de 60 equipes estão participando, o que valoriza muito o evento. Se vencermos neste ano será nosso quarto título da Copa MG”, conta Edinho.
Texto: Thiago Amaral e Bruno Kaehler- Toque de Bola
Fotos: Toque de Bola e site MG Esportes