Na primeira edição online da história das Olimpíadas de Xadrez, Juiz de Fora terá uma representante na Seleção Brasileira. Isabella Conti, de apenas 17 anos, foi convocada e disputará o maior torneio internacional da modalidade.
A competição será organizada pela Confederação Internacional de Xadrez (FIDE) entre os dias 22 de julho e 30 de agosto.
De acordo com o regulamento, as seleções são divididas em cinco categorias, sendo o Brasil um participante da divisão das melhores equipes do mundo, chamada de Top Division.

Segundo a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), o evento foi elaborado nesse formato devido à pandemia do novo coronavírus. Nesse contexto, a FIDE alterou também o formato das equipes, que passam a ter seis integrantes: dois Tabuleiros Absolutos, um Tabuleiro sub-20 Absoluto, dois Tabuleiros Femininos e um Tabuleiro Feminino Sub-20.
“Nem consegui dormir direito”
Em entrevista ao Toque de Bola, Isabella Conti falou sobre a oportunidade de representar o Brasil. “Eu estou muito animada e nem consegui dormir direito. Só pensar que eu fui convocada e que vou jogar uma Olimpíada é um sonho realizado. Poder representar meu país é a realização profissional que eu não imaginava. Lembro de todos os dias que eu passei treinando, jogando torneios e vejo que tudo valeu a pena. Eu consegui ir para a Olimpíada. Espero que seja só o começo de uma carreira. Estou muito feliz!”, disse a enxadrista.

Renovação
“Com o objetivo de renovar o xadrez ao exigir a presença de dois jogadores com menos de 20 anos, a FIDE proporciona experiências fantásticas aos mais novos”. É o que afirma Leandro Conti, pai, apoiador, entusiasta e treinador de Isabella (associado do Panathlon Club Juiz de Fora).
Segundo ele, além da convocação, Isabella tem outro grande motivo para comemorar. “É fantástico. A gente sabe que é só o início da carreira dela, mas é um objetivo que sempre tivemos juntos: disputar as Olimpíadas pelo Brasil. Essa convocação veio como um prêmio porque ela tem estudado muito. Além disso, nessa semana, a CBX vai homologar o título de Mestre Nacional dela. Tudo isso é um reconhecimento ao trabalho dela”, analisou Conti.
A Seleção
A equipe completa é formada pelos Grandes Mestres Luis Paulo Supi, Alexandre Fier, Andre Diamant e Darcy Lima, que foram semifinalistas do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez em 2019.
Os juniores são os Mestres FIDE: Victor Labussiére e Lucas Cardoso do Valle.

Já a equipe feminina é formada pelas atletas MF Juliana Terao, WMF Julia Alboredo, WIM Kathie Librelato, WCM Vanessa Gazola, também semifinalistas do Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez 2019. As juniores são WCM Beatriz Frattini e a juiz-forana Isabella Conti.
A Confederação Brasileira de Xadrez escolheu os jogadores ativos e com resultados no ano de 2019 e 2020 para esta competição inédita. O Capitão da seleção será o GM Andre Diamant, atual treinador olímpico da seleção feminina.
Preparação
Em entrevista exclusiva ao Toque de Bola, Leandro revelou que Isabella ficará um mês em Goiânia a partir do dia 23 de julho para se preparar com o treinador da seleção feminina.
“O fato de eu ter familiares em Goiânia e o treinador ser de lá facilitou essa logística para que ela pudesse ter esse período de preparação mais intensa para as Olimpíadas. Ela ficou maravilhada com a convocação e vai se preparar o melhor possível, tenho certeza disso”, finalizou.
Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento, supervisão de Ivan Elias
Fotos: Arquivo pessoal/Leandro Conti e Panathlon Club Juiz de Fora