IOR na pegada de carbono

Para uma edição especial, ações especiais. Nesta filosofia de inovação é que a coordenação do Ibitipoca Off Road (www.ibitipocaoffroad.com.br) trabalha na realização do evento em 2014. Para a edição comemorativa de 25 anos, o IOR apresenta a Compensação de Carbono – passo importante no fortalecimento do seu princípio de atuação: esporte e sustentabilidade.

Com isto, o IOR passa a ser o primeiro evento da categoria em Minas a receber o SELO de EVENTO NEUTRO DE CARBONO, concedido pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN – www.ibdn.org.br). Trocando em miúdos, significa que participar do IOR, seja em forma de patrocínio ou atuando nas trilhas, é fazer parte da rede de sustentabilidade que está trabalhando para salvar o Planeta.

Com o apoio da Vital Engenharia Ambiental (que administra o Aterro Sanitário de Juiz de Fora/MG), neste projeto, o IBDN vai realizar o mapeamento da emissão de gás carbônico (C02), o principal responsável pelo efeito estufa, para traçar o perfil das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera durante a realização do IOR. O resultado final será demonstrado no “Inventário de Emissões de G.E.E.” e assim será possível traçar metas de compensação ambiental (neutralização) na mesma proporção.

O inventário é desenvolvido com base em metodologias do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), do GHG Protocol, Painel de Mudanças Climáticas do Brasil (PBMC) e relatórios da Coordenação-Geral de Mudanças Globais do Clima, do Ministério da Ciência e Tecnologia. O trabalho é feito utilizando uma Calculadora de Carbono onde é possível conhecer e quantificar o quanto uma pessoa, empresa, indústria, produto ou evento causa de impacto ao meio ambiente.

De posse dos dados coletados no inventário, a Vital Ambiental vai realizar o plantio de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica na área do aterro como forma de “compensar” o C02 liberado durante os três dias de realização do IOR. As mudas serão retiradas dos viveiros da Vital e o trabalho de plantio/monitoramento será coordenado por técnicos do IBDN.

DSC_3303 copy - Cópia

 25 anos de rali 

O IOR nasceu em agosto de 1990 e este ano será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, nas trilhas entre as cidades de Juiz de Fora e Lima Duarte e o distrito de Conceição de Ibitipoca. O rali de regularidade tem a supervisão das Federações Mineiras de Motociclismo e Automobilismo. Conta com a participação de 70 duplas nos carros e 380 pilotos (novo recorde) nas motos, aqui decidindo o Campeonato Mineiro de Regularidade e contando pontos para a Copa Estrada Real Off Road.

São mais de 500 participantes (pilotos e navegadores) representando, ainda antes do encerramento final das inscrições, 140 cidades brasileiras dos mais diferentes estados.

Sucesso em 2013, a Equipe Ipiranga FMX estará presente na festa de encerramento, em 3 de agosto, no pátio da Faculdade Suprema (em JF,) com um show de Freestyle.  A apresentação será realizada por Fred Kyrillos, Marcelo, Simões e Jeff Campacci, três dos melhores pilotos de Freestyle Motocross do país.

O Ipiranga IOR 25 Anos tem patrocínio da Ipiranga e apoio de Suprema, Vital Engenharia Ambiental, Térmica, APriori Bar, Imagem Letreiros, ASW Racing, Azumi Veículos, Solar FM, Tribuna de Minas, Armazen de Minas, Mister Shopping e Prefeituras de Juiz de Fora e Lima Duarte.

 

Texto: Misto Quente Comunicação

Foto: Aelson

 

 

Deixe seu comentário