“Desde que iniciamos o evento, a cada ano nós fazemos alguma ação que dá um retorno para a sociedade”. É no contexto da frase de Manoel Resende, idealizador do Ibitipoca Off Road, que se encaixa a nova campanha do IOR 30 anos em parceria com a Faculdade Suprema: JF Sangue Bom.
A campanha
Até o dia 31 de julho, a campanha busca atingir o maior número possível de pessoas que possam doar sangue e se inscrever como possíveis doadores de medula. A assistente social do setor de captação do Hemocentro Juiz de Fora – Fundação Hemominas, Cláudia Lanna, exalta o gesto e o classifica como diferente de todos os outros.
“Nós gostaríamos de agradecer a parceria que o Ibitipoca Off Road e a Suprema estão fazendo, para ajudar a divulgar a importância da doação de sangue. Queria aproveitar e parabenizar o evento, que vem crescendo ano a ano e hoje tomou essa proporção. A demanda pelo sangue tem aumentado, mas o número de comparecimentos não cresceu na mesma proporção e nós precisamos que as pessoas venham ao Hemocentro realizar essa doação de sangue. É um remédio diferente de todos os outros, que a gente não compra e nem fabrica em lugar nenhum”, disse Lanna.
Medula
Além do sangue, a doação de medula também é pauta na campanha “JF Sangue Bom”. As pessoas saudáveis que quiserem se cadastrar como possíveis doadores podem ir ao Hemominas de Juiz de Fora. “Em média, atualmente, quase mil pessoas aguardam um transplante, e a chance de conseguir um compatível é de 1 em cada cem mil. Quanto mais pessoas se inscreverem , mais chance temos de achar um compatível e de salvar essas pessoas que estão no aguardo”, completou Cláudia.
Ajuda fundamental
As pessoas que doarem em nome da “JF Sangue Bom” podem falar na hora da doação para que tudo seja computado para a campanha. Uma urna está posicionada no local para que doadores se inscrevam e concorram a brindes, que serão entregues na festa de chegada do IOR, dia 4 de agosto, na Suprema.
Dias e horários
O Hemominas de Juiz de Fora recebe a todos de segunda à sexta, de 7h às 18h, e sábado, de 7h às 11h. Quem doa sangue, doa uma nova oportunidade de vida. Procure o Hemocentro Juiz de Fora e seja um doador regular independentemente de quem estiver precisando. Uma só doação pode salvar até quatro vidas. A doação é 100% voluntária e pode beneficiar qualquer pessoa.
Parceria renovada
Desde que estabeleceram a parceria, Ibitipoca Off Road e Faculdade Suprema têm desenvolvido, ao longo dos anos, uma série de ações em conjunto nos bastidores do evento, em Juiz de Fora, Lima Duarte e Conceição de Ibitipoca, que não se limitam ao período da prova.
Suprema: “Respeitabilidade nacional”
O fortalecimento da parceria na edição histórica de 30 anos do IOR foi abordado pelo diretor da Suprema, Jorge Montessi: “Nossa parceria já perdura por quase 10 anos. É uma satisfação muito grande ter o IOR ao nosso lado. As ações sociais que a Suprema executa em Conceição do Ibitipoca e Lima Duarte são fundamentais e só são possíveis por conta dessa parceria. Para nós, é uma satisfação muito grande porque nesse processo temos a respeitabilidade nacional do IOR, que faz parte do calendário da nossa cidade e nos permite construir essa relação extremamente saudável para os dois lados”, analisa.
Texto e fotos: Misto Quente Comunicação