Juiz de Fora (MG), 10 de setembro de 2011
A comunidade universitária juiz-forana, desde a quarta-feira, 7, está vivendo o calor das grandes disputas esportivas. Em clima olímpico, faculdades de Medicina de todo o estado estão correndo atrás do pódio na 18ª edição do Intermed Minas – Juiz de Fora, evento pela primeira vez sediado na cidade, com organização da Atlética, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
(Uma informação importante, do blog: os jogos não são abertos ao público)
Os jogos são o maior evento esportivo entre universidades de Minas Gerais, reunindo em competição cerca de mil atletas de 11 faculdades e uma convidada de São Paulo, em modalidades tão diferentes como handebol, vôlei, judô, sinuca, peteca e xadrez. As atividades esportivas e festivas terminam neste sábado, 10.
Rivalidade UFJF e UFMG
Uma das marcas da Intermed é a rivalidade entre as duas universidades federais. Em muitas modalidades, fica patente a disputa particular, como por exemplo, no handebol. Na última quinta, 8, o time masculino da UFJF se classificou para as semifinais onde enfrentará o da UFMG.
O time de Belo Horizonte impressiona pela força. Jamais perdeu uma partida no Intermed. No entanto, o time de handebol da UFJF é o único que faz frente à equipe invicta.
Como a maioria dos esportes são coletivos, a contagem das medalhas será definida apenas no sábado. Já terminaram as competições de natação masculina e feminina, ambas com vitória da UFMG, e a de judô, conquistada pela UFJF. No handebol feminino, futebol de campo e futsal feminino, as duas universidades estão garantidas nas semifinais. No xadrez e no tênis de mesa, a UFJF garantiu a medalha de ouro.
Campus movimentado
Na tarde da última quinta, 8, a movimentação dos ônibus trazendo as delegações foi perceptível no campus. Segundo a organização, estima-se, no total, que cerca de 4 mil universitários de todo o estado estão em Juiz de Fora para assistir aos jogos.
Na UFJF, espaços da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) são utilizados para diversas modalidades como futebol de campo, futsal, tênis, handebol, judô, natação e atletismo. Além da Faefid, são utilizados como sede para competições os clubes Tupynambás, Sport Club Juiz de Fora e Castatinha Country Club.
Depois das competições, os participantes se integram em uma confraternização. Uma festa noturna fecha o dia, com um show musical. “Nosso objetivo é incentivar o intercâmbio entre os alunos de medicina de todo o estado, conhecendo gente nova, fazendo amigos e até contatos para a vida profissional”, explica Vítor La Gatta, um dos coordenadores do evento.
“Ótima estrutura”, foi a expressão preferida dos visitantes para definir a impressão causada pelas instalações do complexo esportivo da Faefid. O maior complexo esportivo da região, inaugurado, no ano passado, com investimento que superou a marca de 16 milhões, surpreendeu os atletas de fora. “Eu gostei muito da estrutura para os jogos”, disse, Mariana Lafetá, estudante do 3º ano de medicina da Faculdade de Saúde e Ecologia Humana (Faseh) de Vespasiano. Sua amiga e colega de classe, Ana Clara Gregl, emendou: “O campus aqui é lindo, eu nunca vi um campus tão lindo em toda minha vida.”
Texto e Informações: José Renato N. Lima, estudante de Comunicação Social