Os interessados em participar das atividades físicas em um dos núcleos da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) neste ano já podem se inscrever. A maioria inicia as atividades na próxima semana.
A Secretaria está atualizando os endereços e horários para disponibilizar no site da Prefeitura de Juiz de Fora. Enquanto isso, as pessoas podem solicitar informações no telefone da SEL: 3690-7856.
A nossa reportagem conversou com a Supervisora da Secretaria de Esportes e Lazer, Márlen Paradela Butilheiro, sobre os requisitos para participar, as atividades disponíveis e os cuidados em tempos de covid-19.
Modalidades e público-alvo
De acordo com Márlen Paradela Butilheiro, os núcleos estão espalhados pela cidade oferecendo sete possibilidades de esportes e atividades.
“Nós temos mais de 80 núcleos de atividades esportivas nas regiões da cidade. A gente tem ginástica localizada, caminhada orientada, natação, hidroginástica, futsal, vôlei e basquete. Natação e ginástica costumam esgotar na primeira semana”, explicou.
A Supervisora explicou que são atendidos desde crianças a partir de 7 anos até os idosos. “Depende da atividade e o local, para saber qual faixa etária [é atendida]”
Como se candidatar a uma vaga nos núcleos esportivos
As inscrições serão feitas enquanto houver vagas disponíveis. O interessado deve ir ao núcleo onde há a atividade que deseja e apresentar ao professor ou professora alguns documentos obrigatórios, como diz Márlen Paradela Butilheiro.
“Vai entregar uma ficha de inscrição, com endereço e número de documentos. Se for menor, o responsável é que precisa fazer a inscrição. Precisa apresentar o cartão de vacina em dia”.
Segundo ela, apenas a apresentação do atestado não será exigida imediatamente. “A gente dá um prazo flexível para apresentar um atestado médico. Tem uma tolerância maior porque a gente sabe que os postos de saúde estão sobrecarregados nesse momento”, comentou.
Cuidados para se proteger da covid-19
A pandemia da covid-19, atualmente causada pela variante ômicron, também influencia na organização das atividades.
“A limitação do número de alunos depende muito da metragem do local. A gente está trabalhando com 2 metros quadrados por pessoa por segurança. As aulas serão obrigatoriamente feitas de máscara, com exceção das atividades feitas na piscina. Além da questão do distanciamento e da máscara, só podem se inscrever alunos que estejam com o cartão de vacinas para covid-19 em dia”, esclareceu.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira com informações da SEL
Foto: SEL/Divulgação