Já ouviu falar em hub? É um ambiente de conexão, contato, apoio para o desenvolvimento e a troca de conhecimento em busca de produtos que possam solucionar situações existentes no mercado.
Para quem não conhece, há 26 anos, este é o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Todo o suporte é oferecido à comunidade interna e externa da instituição. O cenário do empreendedorismo voltado para a tecnologia e inovação é um dos assuntos que a gerente de Planejamento e Gestão do Critt, Débora Marques, vai tratar no debate que encerra o Sport Inova JF no dia 13 de novembro em Juiz de Fora.
Em conversa com a webradio Nas Ondas do Toque, ela falou sobre a expectativa de estar na primeira edição do evento e como o Critt pode ajudar aos empreendedores que queiram atuar no mercado esportivo.
Apoiar e orientar
Além de gerente de Planejamento e Gestão do Critt, Débora Marques também é professora de Criatividade, Inovação e Negócios no UniAcademia e na Puc-Minas. Ela destaca que a missão do espaço é transmitir conhecimento
“A nossa função é criar programas, ajudar pessoas que queiram inovar usando laboratório, o conhecimento da universidade e das nossas equipes técnicas. Também como empreender usando a inovação. A gente tem uma série de serviços, desde quem quer ter uma ideia de negócio, a quem já tem uma ideia e quer desenvolver um planejamento, a quem já tem uma empresa e quer se incubar, receber um apoio, uma estrutura física”, disse.
Desafio
Débora Marques destacou que o principal objetivo para em se tratando do empreendedorismo focado na área esportiva é deixar claro para os interessados que é algo possível.
“É levar a informação para o profissional da área de educação física, o atleta, pessoas envolvidas nessa área como que elas podem se envolver em um negócio que inove e que resolva problemas do mundo real usando o universo do mundo esportivo, que é muito vasto. Você tem desde o esporte fisicamente praticado e você tem o mundo virtual. A gente tem muitas coisas para explorar”.
Segundo a gerente de Planejamento e Gestão, é neste momento que o Critt é decisivo para a pessoa que deseja criar uma sport tech ou uma startup ligada à área.
“A gente tem uma série de ferramentas que vão ajudar as pessoas que queiram empreender nessa área para que elas possam ter uma ideia, desenvolver um modelo de negócio, que é como uma empresa cria, gera e entrega valor”.
Caso de sucesso
Quando Débora Marques diz que o Critt pode ajudar é porque já tem a experiência de um projeto bem-sucedido amparado pelo programa Speed Lab.
“Neste programa, de um modo mais rápido, a gente consegue fazer toda a parte do planejamento, criar o mínimo produto viável para poder validar no mercado. Dentro dele, surgiu um TR League, que é uma liga esportiva de modo totalmente online você consegue inscrever seu time, participar de campeonatos, sair da série B para a Série A. Bem bacana, bem interessante”, analisou a gerente de Planejamento e Gestão do Critt.
Expectativas
Débora Marques comemora a realização de um evento onde diferentes saberes vão convergir. Ela antecipa como pretende contribuir, em nome do Critt, no debate final do Sport Inova JF, para quem quer empreender e quem quer inovar no mundo dos esportes.
“O mais importante é o debate bastante producente e bacana com o time de especialistas presente. Depois disso mostrar o caminho das pedras, como você pode empreender e inovar nesse mundo. A gente vai trazer não só ideias ou formas como as pessoas podem inovar, mas mostrar quem ajuda no nosso ecossistema local, falando de Juiz de Fora, da Zona da Mata mineira”, afirmou.
Sobre o Sport Inova JF
Os debates e palestras sobre empreendedorismo e tecnologia no âmbito esportivo serão realizados no dia 13 de novembro no Moinho, na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 900, Francisco Bernardino, Juiz de Fora. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no formulário presente na bio do instagram da ACE Jr.
Programação:
- Receptivo Moinho – Rafael Vitoi
- Abertura Jeferson Vianna – FAEFID/UFJF;
- O Esporte e suas manifestações – Marcelo Matta/ SEL-PJF;
- Desafios e perspectivas da Inovação em JF – Ligia Aparecida Inhan Matos/ STDA-PJF;
- Caminhos e Perspectivas para a Inovação – Felipe Loures/NVoIP;
- E-Museudoesporte – Bianca Gama Pena;
- Contextos da Inovação e Tecnologia na Educação Física e Esporte – Prof. Lamartine Pereira DaCosta/ UERJ;
- Pitches: E-Sports – Paulo Matos/ FAEFID-UFJF; Futebol e Tecnologia – Tadeu Rodrigues e Felipe Soldado/ FAEFID-UFJF;
- Comunicação, Inovação e Esporte – Ivan Elias/Toque de Bola
- Debate – Débora Marques CRITT; Heglison Toledo; Gabriel Liberati.
Parceiros:
- UFJF
- FAEFID
- CRITT
- Moinho JK
- ACE
- PREMIERE
- EFINOVE
- Prefeitura de Juiz de Fora
- Secretária de Esporte e Lazer
- Secretaria de Transformação Digital e Administrativa
- TOQUE DE BOLA
- Brasil Sports Tech
- Sportclass
- JFVôlei
Como acessar/ouvir a web radio Nas Ondas do Toque
Pode ser acessada pelo www.nasondasdotoque.esp.br ou pelo aplicativo, que pode ser baixado seja qual for o seu celular. É muito rápido e fácil para baixar no Google Play ou na Apple Store
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Foto: Critt/Divulgação