
Melancolicamente, o Tupi se despede da temporada 2019, uma das piores na história mais que centenária do Carijó. Ainda sem vencer, o Alvinegro busca não passar em branco no ano, e pode influenciar na classificação da chave A14 da Série D do Campeonato Brasileiro.
Ciente da decepção dos torcedores com o time, a diretoria carijó colocou apenas 500 ingressos à venda para o confronto com o Hercílio Luz. Assim, a expectativa é de arquibancada ainda mais vazia no Estadio Mário Helênio, neste domingo, dia 9, às 18h, emoldurando com tristeza correspondente a última participação da equipe profissional do clube em uma competição nacional por, pelo menos, dois anos.
Sem técnico?

Com a eliminação sofrida após uma humilhante goleada, por 5 a 1, para o Itaboraí, no dia 1º de junho, no Rio de Janeiro, o Carijó começou a semana com indefinições. O técnico Ademir Fonseca, que assumiu há apenas duas rodadas a vaga do demitido Beto Sousa, chegou a dizer a alguns veículos de comunicação locais que não comandaria a equipe neste domingo. Mas, acabou se acertando com os diretores e estará à frente do time na melancólica despedida que encerra, por hora, uma série de rebaixamentos.
Fonseca se ausentou do clube durante os treinos da semana por conta de exames que realizou no Rio de Janeiro – o treinador sofreu um infarto há pouco mais de dois meses. Assim, o auxiliar Tarso Guarino comandou os trabalhos dos últimos dias de treino do Alvinegro em 2019.
Cara de sub-20
Nenhuma das atividades dos profissionais foi aberta à imprensa durante a semana. Mas, pelo que o Toque de Bola pode apurar, o time entra em campo bastante diferente do que disputou os primeiros quatro jogos na Série D. A única ausência obrigatória é a do suspenso Max Carrasco na cabeça de área carijó.

Na vaga de Carrasco, Baiano deve reaparecer. Outros devem ganhar chances, e a maioria dos atletas que se dividem entre os profissionais e o sub-20 do Tupi, que vai bem no Campeonato Mineiro de base, estarão em campo. Assim, o provável time da despedida alvinegra é: Vilar, Pablo, Matheus Mega, Arthur Sanches e Guilherme Canela; Baiano, Pedrinho e Hugo Rodrigues; Washington, Igor Balotelli e Ademilson.
Ingressos e acesso
Os ingressos para Tupi x Hercílio Luz custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e estão disponíveis na sede social do Tupi (Rua José Calil Ahouagi, 332, Centro) e no Estádio Salles Oliveira, em Santa Terezinha. Menores de 12 anos, acompanhados dos responsáveis e devidamente documentados, não pagam entrada.
Os portões do Estádio Mário Helênio serão abertos às 17h. A torcida do Tupi entrará pelo portão principal (Pórtico 1), enquanto a do Hercílio Luz terá acesso pelo Bairro Dom Orione (Pórtico 3). Artefatos pirotécnicos, fumaças e bebidas em vasilhames de vidro, latas e garrafas plásticas não serão permitidos. Por questões de segurança, a entrada de torcedores uniformizados só será permitida nos acessos indicados.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: Toque de Bola; Júnior Ayupe/Tupi FC