Juiz de Fora (MG), 7 de março de 2011
Há exato um ano, em 7 de março de 2010, o Tupi derrotava o Cruzeiro no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, por 3 a 2, e quebrava um tabu de 23 anos sem vencer o time de Belo Horizonte. Na Quarta-feira de Cinzas, 9, as duas equipes voltam a se encontrar no mesmo palco, às 21h50. Dos jogadores que vestiram a camisa do Carijó contra a Raposa no ano passado, apenas cinco permanecem no elenco: Fabrício Soares, Michel, Felipe Santos, Paulo Roberto e Yan.
O zagueiro Fabrício Soares acredita que aquele jogo tenha sido o mais marcante com a camisa do Tupi. Não é para menos, já que foi dele o gol da virada (2 a 1), no início do segundo tempo, que encheu os jogadores do Tupi de confiança na vitória. Perguntado sobre qual lição fica daquela partida para o atual elenco, o zagueiro não pensa duas vezes antes de falar. “Acredito que atitude. A gente tem que colocar a nossa postura quando jogamos em casa. Independente se é o Cruzeiro, mas respeitando, lógico, a gente tem que jogar. Se imprimirmos nosso ritmo, com certeza poderemos fazer um bom jogo”.
O meia Michel foi outro jogador com atuação destacada diante da Raposa. Na oportunidade, o técnico Leonardo Condé surpreendeu ao escalar o jogador como zagueiro, posição que Michel cumpriu com perfeição. Próximo de reencontrar o rival, o jogador acredita que é possível o Alvinegro reeditar a vitória de 2010. “Sabemos que é difícil jogar contra esses clubes grandes. É um jogo importante na quarta-feira e temos que entrar focados para que a gente possa, de novo, fazer história e vencer o Cruzeiro. Se a gente jogar certinho, errar pouco, nosso time tem total condição de surpreendê-los em Juiz de Fora e dar um salto na tabela”, comentou.
Outro que tem um carinho especial por aquela partida é o zagueiro Paulo Roberto, que foi escalado pela primeira vez com a camisa carijó diante da Raposa. No último jogo do Mineiro deste ano, o jogador marcou dois gols na vitória diante do Uberaba, por 4 a 2. Mas, desde a sua primeira partida pelo Tupi, o jogador já mostrava o faro de gol. “Estreei contra o Cruzeiro e quase fiz um gol. Vamos ver se nesse ano a gente sai do quase”, disse, entre risos, para depois relatar como foi a vitória diante da equipe de Belo Horizonte: “Foi uma vitória marcante. O tabu era grande e conseguimos uma vitória que quase ninguém esperava, mas o grupo inteiro estava confiante, tanto que fizemos uma belíssima partida. Não ganhamos por acaso. O time fez por onde, jogou bem, encarou o Cruzeiro de igual para igual. Dessa vez estamos encarando dessa maneira também. Se no ano passado foi possível, por que não nesse ano também?”
Programação
Com a cabeça no Cruzeiro, o elenco do Tupi trabalhou durante boa parte do Carnaval. Sábado, 5, à tarde, teve treino no Estádio Municipal. O domingo, 6, foi o único dia de folga para jogadores e membros da comissão técnica. Nesta segunda-feira, 7, os jogadores tiveram treino em dois períodos, ambos em Santa Terezinha. Na terça-feira, 8, o técnico Leonardo Condé realiza a última atividade com os jogadores antes da partida. O treinamento ocorre às 16h, em Santa Terezinha. Na Quarta-feira de Cinzas, os jogadores ficarão concentrados para a partida, que terá início às 21h50.
Texto: Thiago Stephan