O Toque de Bola antecipou com exclusividade: o novo responsável pelo futebol do Tupi é Gustavo Mendes. A informação foi divulgada pelas redes sociais do Toque pouco depois do encerramento da partida deste domingo, 27 – derrota alvinegra por 2 a 1 para a URT, em Patos de Minas, pela nona rodada do Campeonato Mineiro.
A diretoria carijó havia prometido o anúncio para sexta-feira, mas preferiu o término do jogo para divulgar a informação.
Na manhã desta segunda-feira, 28, o clube confirmou a novidade em seu site oficial (veja ao final da matéria).
O cargo estava vago desde a polêmica saída de Cloves Santos. Após a saída do então vice-presidente do Conselho Gestor, o futebol vinha sendo conduzido pelo vice-presidente do clube, José Roberto Maranhas, e pelo Gerente de Futebol, Pitti.
Jornalista
O novo diretor de futebol do Tupi, Gustavo Mendes é jornalista de formação. Está exercendo funções administrativas no futebol desde 1999, quando era assessor de imprensa do Fluminense. Tem passagens por Náutico (PE), Avaí (SC), ABC (RN) e, mais recentemente, Macaé (RJ).
Promoção no Flu
No Fluminense ficou até 2004 como assessor, depois foi promovido a gerente de futebol por Roberto Horcades, então presidente do Tricolor, onde ajudou na formação do time que conquistou o estadual e o vice-campeonato da Copa do Brasil em 2006.
Atuação no Macaé
Em 2007, assumiu o comando do futebol do Macaé, nos dois primeiros anos do time do norte fluminense na elite estadual. Gustavo, como executivo do Alvianil neste período, geriu a equipe que terminou em oitavo lugar em 2008 e em quinto no ano seguinte, e ainda foi o responsável pela montagem do elenco vice-campeão brasileiro da Série D em 2009.
Depois disso, retornou ao Fluminense. Mas sua segunda passagem no Tricolor não durou muito tempo, tendo ficado apenas um mês nas Laranjeiras.
De Norte a Sul
Em 2010, fechou com o Náutico e lá permaneceu por um ano.
Em 2011, foi para a região Sul do país, mais especificamente em Santa Catarina, para fazer parceria com Mauro Galvão e Alexandre Gallo no Avaí.
Em dezembro de 2012, o ABC anunciou a contratação de Gustavo para gerir o futebol do clube que era comandado dentro das quatro linhas por Givanildo Oliveira. A ambição era a conquista da Copa do Nordeste, que acabou não ocorrendo. Isto somado a saída do técnico enfraqueceram a gestão de Mendes, que acabou acertando um acordo para deixar o Mais Querido em março de 2013.
Volta ao Macaé
Em fevereiro do ano seguinte retornou ao Macaé, quase cinco anos após sua passagem, e na sua apresentação revelou ter gratidão ao clube: “Quando o Mirinho (presidente de honra do Macaé) me ligou perguntando sobre o interesse do retorno ao clube, disse que o pedido dele era uma convocação. Tenho um grande carinho pelo Macaé e até mesmo uma dívida de gratidão”, declarou à época.
Mas em março deste ano, após uma sequência ruim de resultados, ele e o técnico Toninho Andrade acabaram deixando o clube fluminense.
Oficial
O Tupi publicou na manhã desta segunda-feira, 28, a informação, antecipada pelo Toque de Bola, da chegada do novo dirigente de futebol.
De acordo com o texto, “o profissional de 41 anos que vai ser apresentado no início desta semana. Casado e pai de dois filhos, é graduado em Comunicação Social e possui pós-graduação em Gestão Esportiva. Natural do Rio de Janeiro, ele teve duas passagens pelo Fluminense, trabalhando ainda no Náutico, Avaí e ABC. Seu último clube foi o Macaé, no qual também teve duas passagens. Na primeira, ajudou na conquista do título da Série C do Campeonato Brasileiro em 2014”.
Também no site, a presidente do clube, Myrian Fortuna, revela: “Ele foi escolhido por ser uma pessoa que se encaixou no perfil do Tupi. Foi uma decisão consensual da diretoria. Pesou o fato de ele estar disponível para começar imediatamente. Estamos muito otimistas e motivados pela confirmação do Gustavo Mendes. Desde o início do ano já pensávamos em contar com uma pessoa com essas características, o que acabou se concretizando”.
Primeiras palavras como carijó
O site traz também as primeiras impressões de Gustavo, já como dirigente alvinegro, que analisa os fatores que pesaram para a sua vinda a Juiz de Fora. “Um bom calendário – a Série B é um atrativo para qualquer profissional de futebol – e o fato de ser um clube de torcida e tradicional no futebol. Quando aconteceu a conversa, senti muita seriedade. A diretoria foi muito clara. Para um executivo de futebol, que acredita em planejamento, em gestão, isso é muito importante para o desenvolvimento de um bom trabalho. Por tudo isso é que decidi aceitar esse desafio, que é imenso. Espero estar à altura da confiança”, comentou Gustavo Mendes.
Texto inicial e pesquisa: Guilherme Fernandes, estagiário do Toque de Bola
Texto final, edição e supervisão: Ivan Elias – Toque de Bola
Informações atualizadas nesta segunda-feira, 28, a partir de texto no site oficial do Tupi
Fotos: divulgação/UOL
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br