O juiz-forano Gustavo Gomes é campeão sul-Americano sub-13 de futebol. O atleta do Fluminense ajudou a equipe a conquistar o título, com final disputada no último dia 2, ao vencer o Rosário Central, da Argentina, por 4 a 2 nos pênaltis, em Assunção, no Paraguai.
Em entrevista exclusiva ao Toque de Bola, Gustavo, que marcou cinco gols em seis jogos, falou sobre uma das principais conquistas da curta – e já vitoriosa! – carreira até aqui.
“Com certeza essa foi uma das minhas maiores conquistas, até por ser um torneio de nível continental. Apesar de não ter sido principal goleador, fiquei muito feliz. Estou acostumado a ser o artilheiro, mas meu foco nesse torneio foi ajudar da melhor forma o meu time. Fiquei muito feliz com meu desempenho e por ter sido considerado um dos destaques”, revelou o garoto.
Brasil x Argentina
Na finalíssima, clássico sul-Americano entre Brasil e Argentina. Após avançar para a decisão, o Tricolor encontrou o Rosário Central. Em campo, Gustavo relatou que pôde sentir na pele uma das maiores rivalidades do futebol mundial.
“A rivalidade entre brasileiros e argentinos é muito grande. Apesar de ter alguns amigos argentinos, esse espírito passa do campo e acaba indo para fora dele, promovendo confusões e discussões entre as equipes”, disse Gomes.
Humildade e caráter
Questionado sobre alguma situação extra-campo que tenha chamado atenção, Gustavo olhou o lado humano dos adversários. Mesmo com pouca idade, o atacante do Fluminense reconheceu os valores morais das equipes de outros países.
“Com certeza algo que me chamou atenção foi a humildade e o caráter do time chileno e também do time equatoriano. Eles demonstraram ser muito humildes e boas pessoas tanto dentro quanto fora de campo”, analisou.
Reconhecimento local
No último mês de novembro, Gustavo foi agraciado com o prêmio do Mérito Esportivo Panatlhon 2019, na categoria atleta do futuro. Segundo ele, uma honra muito grande por poder marcar seu nome na história do esporte da cidade.
“O prêmio do Mérito Esportivo Panathlon foi muito bom para mim. Um evento muito bem organizado com grandes atletas, que não competem só na cidade, mas também pelo país e pelo mundo. Queria, inclusive, dar os parabéns para organização, pois é um prêmio que não só deixa o atleta feliz, como trabalha para o seu desenvolvimento ao ver que está sendo reconhecido”, finalizou.
Trajetória
Sobre sua participação nas competições em Juiz de Fora, o atacante revela: “Comecei no Colégio Academia, depois fui para o Sport Club Juiz de Fora e também no são Bernado Futsal”.
Gustavo encerrou a temporada 2019 como campeão do Torneio Conmebol e artilheiro da competição, campeão estadual sub-13 e também artilheiro. No clube carioca desde 2016, já contabiliza títulos ainda como da Copa Voltaço sub 13 e campeão da Taça Guanabara sub 13, nas duas oportunidades marcando gols na final sobre o Flamengo. De acordo com informações de bastidores, sua performance está chamando a atenção até mesmo de jogadores dos profissionais
A campanha
A vaga na competição continental veio após o título do brasileiro em 2019, após superar o Corinthians na final. Logo na primeira participação no torneio, taça garantida. Na campanha, o Fluminense superou Olimpia (Paraguai), Los Conquistadores (Chile), Seleção de Bogotá (Colômbia), Barcelona de Guayaquil (Equador) e Rosário Central (Argentina). Confira os resultados:
Fluminense 2 x 1 Olimpia-PAR
Gols: Matheus Pedro e Gustavo
Los conquistadores-CHI 0 x 9 Fluminense
Gols: Matheus Pedro, Gustavo (2), Kauã de Sousa (2), Kauã Elias (3) e João Henrique
Fluminense 7 x 0 Seleção de Bogotá-COL
Gols: Kauã de Sousa (2), Kauã Elias (4) e João Antônio
Rosário Central-ARG 2 x 2 Fluminense
Gols: Kauã Elias e Gustavo
Fluminense 4 x 1 Barcelona – EQU
Gols: Mudolon, Matheus Pedro, Gustavo e Kauã Elias.
Fluminense 1 (4) x (2) 1 Rosário Central-ARG
Gol: Kauã de Sousa
Texto: Toque de Bola – Ivan Elias e Pedro Sarmento
Fotos: Divulgação/Conmebol; Vagner Nascimento e Tintim