Governo de MG libera, mas FMF veta público em jogo do Baeta!

Arquibancadas do Ipatingão ainda não serão ocupadas

  O Governo de Minas liberou, a Prefeitura de Ipatinga editou decreto permitindo, mas a Federação Mineira de Futebol (FMF) não autorizou a presença de torcedores no Ipatingão neste sábado.

  A intenção era ter a volta dos torcedores às arquibancadas na partida entre Ipatinga e Tupynambás, às 15h, pela segunda rodada do Módulo 2 do Campeonato Mineiro. Isso porque o Executivo municipal ipatinguense editou decreto autorizando a presença de torcedores, e o Governo do Estado de Minas Gerais, nesta quinta, dia 8, liberou a realização de eventos com presença de público para regiões e municípios que estejam na faixa verde do programa Minas Consciente.

Não avisou

  Apesar de Ipatinga não seguir o programa estadual, vale neste caso a orientação mais restritiva, entre estado e município. Como o Vale do Aço passou à faixa verde do Minas Consciente, e a Prefeitura de Ipatinga estabeleceu protocolos para a volta do público, o Tigre do Vale do Aço acionou a Federação.

  Mas, a entidade se respaldou no regulamento para negar a volta da torcida já neste fim de semana, quando o Ipatinga receberia o Baeta. Segundo o artigo 61 das normas que regem o Módulo 2 do Mineiro, a autorização da autoridade municipal deve ser comunicada para a Diretoria de Competições da FMF com pelo menos dez dias de antecedência para que se possa ter público nos jogos.

Deve ter

  O mesmo artigo 61 já prevê o retorno de público, mesmo que não isso não ocorra em todos os municípios sede de clubes. Em nota divulgada à imprensa, a Federação informou que, nesta sexta, dia 9, uma “reunião entre os órgãos competentes” será realizada. O comunicado diz que o encontro servirá “para definir detalhes operacionais sobre a possibilidade da retomada da presença dos torcedores nas partidas de futebol.”

  Segundo o decreto da Prefeitura de Ipatinga, o Ipatingão receber até 15% da capacidade de lotação, que é de 22 mil espectadores. Isso libera o local para abrigar 3.300 pessoas. O público terá que usar máscara e respeitar o distanciamento de 1,5m. Já os organizadores devem disponibilizar álcool gel em pontos específicos, além de sinalizar as cadeiras vagas que não podem ser ocupadas. A expectativa da direção do Ipatinga é realizar o confronto com o Nacional de Muriaé, no dia 21 de julho, com torcida.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com informações da FMF

Foto: divulgação/Prefeitura de Ipatinga

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário