Juiz de Fora (MG), 16 de setembro de 2011
Iniciadas nesta semana as obras de concretagem das arquibancadas do Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos Nazaré Campos. Com a parte estrutural pronta, as obras avançam para etapas seguintes. Conforme os engenheiros responsáveis da Subsecretaria de Coordenação e Projetos da Secretaria de Obras (SO) e da empresa Ribeiro Alvim Ltda., responsáveis pela execução do projeto, os serviços estão em fase inicial e incluem ainda, em paralelo, a última etapa de concretagem dos seis pilares que darão sustentação à cobertura do ginásio, os chamados “gigantes”.
Para atender o canteiro de obras do empreendimento, no Bairro Aeroporto, estão trabalhando, nesta fase, em torno de 90 funcionários com apoio de maquinário. A previsão é de que estas duas etapas – concretagem dos pilares e das arquibancadas – sejam concluídas em cerca de 60 dias.
Após esta etapa, as obras seguirão com a instalação das estruturas metálicas que vão receber a cobertura e acabamentos internos. A cobertura será erguida com um vão de cerca de 90 metros e será termoacústica. Com isto, além de evitar a elevação da temperatura interna, este tipo de dispositivo inibe a expansão do som para o exterior do ginásio, garantindo o conforto tanto de quem estiver dentro, quanto dos moradores do entorno.
O ginásio poliesportivo representará um investimento em torno de R$ 14,5 milhões, recursos vindos de parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora e a União.
Com projeto arrojado e moderno, o poliesportivo está sendo erguido em um terreno no entorno do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio e terá uma área construída de 6,8 mil m², com capacidade para seis mil pessoas. O projeto, elaborado pelo arquiteto da Secretaria de Obras (SO), Leonardo Soares de Paula, possibilita total visibilidade para o público das arquibancadas, uma vez que a quadra terá dois metros de rebaixamento em relação aos primeiros assentos.
O interior vai contar com amplo e moderno vestiário, com salas de fisioterapia, de aula e para acompanhamento médico, além de academia de ginástica e depósito de materiais desportivos. Em um dos blocos da edificação, haverá espaço destinado ao setor administrativo, com salas, sanitários públicos e praça de alimentação.
Aproveitando o formato de concha do ginásio, o projeto inclui a construção de um palco, na parte externa, voltado para o estacionamento. Todo o ginásio foi projetado com acessibilidade para as pessoas com deficiência, inclusive os dois mezaninos que vão ficar sobre as arquibancadas – um que vai servir de cabine para rádios e TVs e outro de camarote, além de dispositivos para sustentabilidade.
Texto e informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Obras
Foto: Divulgação – PJF