O que não falta é novidade entre as equipes do grupo B, que tem o Tupi como participante, no returno da Série C do Campeonato Brasileiro. Tem gente trocando de divisão, reforço de Burkina Faso, multa por desempenho ruim, reforço campeão de Libertadores e até marketing com padarias.
Saindo do forno
A Portuguesa lançou uma campanha de marketing com padarias com lema “Pão é na padaria”. A ideia, que entrou em vigor na 10ª rodada, é que cada jogador tenha o nome de um estabelecimento estampado em sua camisa. Dezessete panificadoras já aderiram ao movimento, inclusive uma nos Estados Unidos. A meta da Lusa é conseguir 40 parceiros para divulgar na frente e nas costas das camisas dos 20 atletas selecionados para as partidas.
Os volantes Boquita, 25 anos, e Ferdinando, 35, serão novos garotos propaganda, já que foram contratados pela Lusa para a sequência da Série C. Por outro lado, o goleiro Felipe, o zagueiro Bolívar, o volante Levi e os meias Francisco Alex e Michel foram dispensados. A justificativa é que o clube não pode arcar com os salários destes atletas.
Se não tem tu…
O líder, Brasil de Pelotas, que quase perdeu seu artilheiro, Leandrão, para o Ceará, viu o companheiro de ataque, Alex Amado, acertar com o Vozão para a Série B. O jogador estava no clube desde 2011 e este ano marcou cinco gols.
Doeu no bolso
A direção do Londrina não está satisfeita com as atuações da equipe e após o empate com o Guarani (vencia por 2 a 0 até os 46 minutos da etapa final) multou os jogadores: “A multa é por tudo que vem ocorrendo nesses últimos jogos. Todos os jogadores foram multados. Se é um grupo, todos têm que pagar. Eles têm que cobrar entre eles. Se tem algum jogador que não está com vontade, dá espaço, vai embora. Agora, a cobrança tem que ser entre eles mesmo. Eu não posso ficar toda hora cobrando jogador. Não sou babá de jogador. O jogador tem que se conscientizar da sua responsabilidade”, disse Sergio Malucelli, gestor da equipe ao site Globoesporte.com.
O time paranaense se reforçou com jogadores estrangeiros para tentar melhorar o nível das atuações: o meia Yaya, de Burkina Faso e o atacante espanhol Jonatan Toledo chegam para a sequência da temporada. Além deles, o zagueiro Luizão também foi apresentado.
Após o empate em 0 a 0 no clássico Ca-Ju, o Juventude luta para se manter no G4. Com 18 pontos, a equipe está três na frente da Portuguesa, primeira equipe fora da zona de classificação.
Na parte de baixo
No Tombense, o técnico Marcelo Mabília já admite que a briga da equipe é para se manter na Série C. Após bom Campeonato Mineiro, o time de Tombos estava cotado como um dos candidatos à vaga no G4. Contudo, com a sequência de resultados negativos, o confronto diante do Caxias, neste sábado, 15, será importante para manter distância da zona da degola.
O Madureira acertou a contratação de Leleu, meia de 22 anos, campeão da Libertadores 2013 com o Atlético Mineiro. O jogador estava no Paysandu.
O Caxias ainda não venceu na competição e o ex-jogador da equipe, e hoje treinador do Corinthians, Tite, declarou publicamente apoio ao time e afirmou estar na torcida para que o Tricolor se mantenha na Série C no próximo ano.
O lanterna Guaratinguetá, reformulado após a parceria com o Atlético Paranaense, mandará seu próximo jogo em Curitiba, diante do Brasil de Pelotas, no Ecoestádio Janguito Malucelli, buscando se recuperar da derrota de 1 a 0 para o Tupi.
Texto: Guilherme Fernandes, estagiário do Toque de Bola, com informações das agências de notícias e supervisão de Ivan Elias – Toque de Bola
Fotos: Dorival Rosa, Carlos Insaurriaga e Eduardo Lhamas
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br