A Seleção Brasileira de natação paralímpica conquistou quatro medalhas nesta quinta-feira, 9, primeiro dia da etapa do World Series de Lignano, na Itália.
O mineiro Gabriel Araújo, da classe S2 (comprometimentos físico-motores severos), conquistou duas medalhas de ouro: 150m medley e 100m livre. Na primeira prova, ele cumpriu a distância em 3min42s28. Já na segunda, o nadador fechou a disputa em 1min56s96 e bateu o recorde das Américas. Antes, a melhor marca continental era do próprio mineiro, que, no mesmo local, no dia 11 de março do ano passado, havia feito o tempo de 1min58s75.
(nota da redação: Gabriel é radicado em Juiz de Fora, tem como treinador Fábio Antunes. Hoje a dupla representa o Praia Clube, de Uberlândia)
Os outros pódios brasileiros foram de Cecília de Araújo, ouro nos 100m livre com o tempo de 1min08s76, e João Pedro Brutos, prata nos 100m peito (01min06s02). Cecília é da classe S8 (comprometimentos físico-motores moderados) e João Pedro, da SB14 (deficiência intelectual).
Além deles, Gabriel Bandeira (S14), Carol Santiago, da classe S12 (deficiência visual), e Mariana Gesteira, da classe S9 (comprometimentos físico-motores moderados), também competiram nesta quinta-feira, mas não conquistaram medalhas.
As provas nesta etapa do World Series são multiclasses e o atletas são premiados de acordo com o Índice Técnico da Competição (ITC). O evento continua até o próximo domingo, 12.
Texto site do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB
Foto: Alê Cabral – CPB