Em sua primeira participação no Circuito Cruzeiro Base Forte, o time do projeto de extensão Futebol UFJF, desenvolvido pela Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora, terminou na sexta colocação. Esta foi a sétima edição do torneio disputado na Toca da Raposa I por garotos de até 13 anos de idade. Vinte e sete equipes de seis estados brasileiros participaram da competição que ocorreu no último final de semana. O campeão foi o próprio Cruzeiro.
A competição
Vinte e sete equipes participaram do torneio. Representantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espirito Santo, Paraná e Goiás foram divididos em nove grupos de três times. O primeiro colocado de cada grupo garantia a vaga nas semifinais e os sete melhores segundo colocados avançaram por índice técnico.
Campanha da UFJF
Na primeira fase, disputada no domingo, 11, o time de Juiz de Fora terminou com a liderança do grupo, ao vencer o Helsingborgs Futebol Clube, de Contagem-MG por 3 a 1 e empatar com o Olé Brasil, de Ribeirão Preto-SP, por 2 a 2. Na segunda, 12, nas oitavas de final, mais uma vitória dos juiz-foranos: 3 a 1 sobre o Guaíra-SP, com grande exibição de Vinicius Mota, que já é monitorado pelo Cruzeiro. Nas quartas de final, a UFJF acertou duas bolas na trave e acabou derrotada por 4 a 0 pelo Dínamo de Araxá, que no fim do torneio sagrou-se vice-campeão.
Matta: “Passaram a conhecer o projeto da UFJF”
O coordenador do projeto de futebol da UFJF, Marcelo Matta, enalteceu a participação de sua equipe em uma competição deste nível: “Para nós foi muito bom participar dessa competição em Belo Horizonte porque as pessoas passaram a conhecer o projeto de futebol da UFJF. Foi legal porque conseguimos ter um bom desempenho. Os meninos participaram de uma competição esportiva com um nível competitivo mais elevado, e isso atende ao nosso projeto porque desafia e faz eles se desenvolverem e alcançarem o seu potencial. Para os nossos acadêmicos, já que esse projeto também tem a função de recursos humanos para atuar no esporte, levamos seis alunos/treinadores que agregaram muito na sua formação. Foi muito bom também para que nós pudéssemos observar qual o nível de um jogador nesta categoria que pode ser indicado para um grande clube. O Cruzeiro se interessou por outro atleta nosso e isso é bacana pelo reconhecimento do trabalho, motiva os atletas e alunos, e prova que estamos no caminho certo”, declarou.
Amistoso em vista
O Cruzeiro organiza este torneio para captar garotos para a categoria sub-14 do ano seguinte, e Matta garantiu que o convite para a participação da UFJF em 2016 já está feito. Ainda em 2015, a meta do projeto é realizar ao menos um amistoso contra uma grande equipe: “Nós já recebemos o convite para participar do torneio no ano que vem, mas tudo depende do aspecto financeiro para viabilizar a nossa participação. Para esse ano temos como objetivo ainda realizar um amistoso fora de Juiz de Fora contra uma grande equipe, talvez Flamengo, Atlético-MG ou Cruzeiro. Precisamos captar recursos para isso, mas é uma meta a ser conquistada em 2015”, revelou.
Texto: Guilherme Fernandes, estagiário do Toque de Bola, sob supervisão de Bruno Kaehler – Toque de Bola
Fotos: Divulgação
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br