A noite do sábado, 19, foi especial para Juiz de Fora. Com recorde de participação, mais de três mil atletas de todo o Brasil puderam correr e caminhar pela Avenida Rio Branco, saindo da praça do Bom Pastor, na 67ª Corrida da Fogueira. Logo após realizarem a caminhada de 4km, o trio de Marias – Maria Consuelo Castro de Souza, Maria de Fátima Oliveira e Maria Carmem Castro de Souza-, entusiasmado com a quantidade de pessoas participando, destacou o clima da prova. Vindo de Brasília para visitar a família, a aposentada Maria Carmem participou pela primeira vez da prova e garantiu que não será a única.
“Primeiro, é um astral fantástico. Lá em Brasíia, vejo quenianos saindo na frente e a figuração, que somos nós, que fazemos a festa e damos o astral da corrida. Para mim é uma coisa lúdica muito gostosa, estou muito feliz e sempre que tiver a oportunidade irei participar novamente, porque o astral realmente é maravilhoso”, conta.
Acostumada a praticar esportes durante toda sua vida, Maria Carmem fez apenas uma ressalva, comparando a etapa juizforana às outras que participa durante o ano, em Brasília e outras regiões.
“Sempre fui atleta, participo há muitos anos das corridas, jogava tênis, vôlei. Não corro sem parar, eu troto e ando um pouco, mas em todas as corridas que participei havia um chip para todos os participantes, tanto da caminhada, quanto da corrida, mas tirando isso foi tudo muito bom”, analisa.
O Toque de Bola entrou em contato com a organização da 67ª Corrida da Fogueira, que salientou o fato de que a caminhada é uma prova amistosa, sem caráter de competição, voltada à pessoas que não correm ou optam por caminhar, justificando a ausência dos chips.
No fim, a brasiliense não pode deixar de lembrar um dos motivos que a faz participar de eventos como a Corrida da Fogueira.
“Hoje faço as corridas de rua que têm medalhas, sem elas a gente não vai!”, afirmou, rindo.
Presença de juizforano bicampeão olímpico
Evidenciando a tradição do evento, além de pessoas de todo o país, celebridades do esporte também se fazem presentes, quando possível. No sábado, o juizforano bicampeão olímpico de vôlei, Giovane Gávio, fez questão de participar da prova. O ídolo no esporte não apenas no país, mas mundialmente reconhecido, correu os 7km e parou, atenciosamente, para tirar fotos com os fãs que o avistavam.
Feliz com a oportunidade de estar novamente praticando esporte em casa, Giovane contou ao Toque de Bola a sensação de participar do evento.
“Gostei muito, é a primeira vez que participo desta etapa e correr aqui em Juiz de Fora é muito bacana, a gente nunca faz isso na Avenida Rio Branco, em função do trânsito, e ter esta oportunidade nos deixa muito empolgado. Acaba que fazemos até mais do que o esperado”, diz Giovane.
Texto: Bruno Kaehler
Fotos: Toque de Bola
VALEU…
VALEU, DE MINHA JANELA VER A CORRIDA, TANTOS JOVENS E ADULTOS QUE MAIS PARECIA UMA VERDADEIRA CORREDEIRA DE FORMIGAS!
VALEU