Juiz de Fora (MG), 14 de maio de 2011
A volta do Botafogo a Juiz de Fora para o amistoso deste sábado, 14, diante do América Mineiro, gera aquela expectativa: quem vai ficar marcado na partida? Quem será lembrado com alguma frase: “Ah, foi aquele jogo em que o goleiro tomou um frangaço” ou então “Nossa, foi um chocolate do Fogão! Quem fez os gols mesmo?”.
Como nossa memória nem sempre (ou quase nunca) está em alta, recorremos a uma pesquisa do radialista e cronista esportivo Marco Aurélio, sobre jogos do Botafogo mais recentes disputados em Juiz de Fora. Segue a relação das partidas, todas no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, e algumas informações que marcaram essas passagens do “Fogão” por aqui.
3 de setembro de 1989:
Amistoso: Tupi 1 x1 Botafogo
3 de fevereiro de 1991
Campeonato Brasileiro: Botafogo 2×0 Náutico – Renato Gaúcho atuava pela equipe carioca. Mais tarde, deixaria o clube numa saída polêmica após final contra o Flamengo e churrasquinho servido na boca de Gaúcho, então atacante do Fla e amigo de Renato
30 de maio de 1991
Amistoso: Tupi 2x 1 Botafogo
4 de julho de 1992
Campeonato Brasileiro: Cruzeiro (mando de campo azul) 1×2 Botafogo
Valdeir, o The Flash, marcou os dois gols do Botafogo, e o meia Luís Fernando fez para o Cruzeiro
29 de maio de 1997
Amistoso: Botafogo venceu o Tupi
Amistoso polêmico, depois de realizar pré-temporada na cidade e combinar um amistoso no final da semana de treinos, Botafogo utilizou reservas e a atitude gerou descontentamento entre os torcedores.
15 de junho de 1997
Amistoso: Botafogo 0x0 Flamengo
Jogo em comemoração aos 147 anos de Juiz de Fora. Havia uma taça em disputa e houve sorteio, em função do empate sem gols. No sorteio, a Taça ficou com o Flamengo.
16 de outubro de 1999
Campeonato Brasileiro: Botafogo 1×0 Portuguesa de Desportos
Gol marcado pelo zagueiro Sandro, de falta. Sandro era um jogador de muita raça, que a torcida admirava pelo espírito de luta
19 de julho de 2003
Série B: América Mineiro 1×2 Botafogo –
Vitória de virada. O Botafogo disputava a Série B, em que terminaria com a segunda colocação. Assim, voltou à Série A no ano seguinte.
Naquela partida, foi apresentado um retrospecto do confronto: em 27 jogos, foram 11 vitótrias do Botafogo, 8 do América e 8 empates. O Botafogo anotou 58 gols, contra 48 do Coelho.
6 de outubro de 2001
Campeonato Brasileiro: Fluminense 2×1 Botafogo
Gols de Andjel e Paulo César para o Flu, Dodô descontando para o Botafogo nos minutos finais. Torcidas organizadas do Botafoigo chegaram atrasadas a Juiz de Fora e ainda foram “batizadas” pela PM nas arquibancadas.
23 de outubro de 2004
Campeonato Brasileiro: Botafogo 1×1 Vitória-BA
Almir marcou para o Botafogo num sábado à tarde. O gol de empate da equipe baiana veio nos acréscimos do segundo tempo, numa falta da intermediária, lançada a bola sobre a área, gol de Leandro Domingues. Torcedores do Botafogo, perplexos, não acreditaram neste gol, muitos ficaram na arquibancada olhando para o campo, incrédulos. Obina era um doss destaques do Vitória.
17 de junho de 2006
Amistoso: Tupi 3×4 Botafogo
O Tupi vinha da conquista do Módulo II e comemorava a volta á primeira divisão. O Botafogo foi campeão carioca e também comemorava. Alan, Alírio Jr. e Leco marcaram para o Tupi, Felipe Adão (2), Asprilla e Rui para o Bota. Felipe, filho de Cláudio Adão, surgia como grande promessa, que não se confirmou ainda.
23 de junho de 2006
Amistoso: Botafogo 2×0 seleção do Módulo II
Gols de Dodô e Clayton. A seleção do Módulo II tinha o Tupi como base.
Pesquisa: Marco Aurélio