FMF “puxa orelha” e muda horários de jogos do Cruzeiro no Mineiro 2022

Cruzeiro vence URT na estreia do Mineiro
FMF: @ggaleixo/ Cruzeiro

Quinze dias depois de divulgar a tabela do Campeonato Estadual de 2022, a Federação Mineira de Futebol (FMF) publicou um ofício na noite de sexta, 28, sobre a reavaliação dos horários de partidas do Cruzeiro na competição.

Como o Toque de Bola informou, houve polêmica sobre os horários “inusitados” em que a Raposa entraria em campo como mandante.

O clube enviou um ofício à FMF solicitando mudança nos horários e conseguiu.

No entanto, o oficio desta sexta, assinado pelo presidente Adriano Aro e pelo Diretor de Competições Leonardo de Carvalho Barbosa, traz um “puxão da orelha” do clube, ao defender a negociação conjunta dos direitos de transmissão como um fator que agrega valor ao torneio.

Neste domingo, o Cruzeiro atua como visitante. Faz um confronto de invictos contra o Athletic Club,  às 11h, na Arena Unimed em São João del Rei

Horários: como eram e como ficaram

Na tabela divulgada no dia 13 de janeiro, constava os seguintes horários dos jogos em casa do Cruzeiro: 17h30 (o clássico contra o América), dois às 18h (Democrata-GV e Uberlândia), 11h (Villa Nova) e 20h30 (Patrocinense).

Os horários foram definidos em comum acordo entre FMF e a TV Globo, detentora dos direitos de transmissão. Apoiando-se na “Lei do Mandante”, o Cruzeiro acertou as transmissões com a Sempre Editora. Por isso, a prioridade nos chamados “horários nobres” foi para Atlético e América, que assinaram com a TV Globo.

Agora, com a mudança, o clássico contra o América, pela 3ª rodada será às 21h30; o confronto pela 5ª rodada contra o Democrata-GV será às 19h e pela 7ª rodada enfrenta o Uberlândia às 21h. Estes três jogos serão às quartas. Na 10ª rodada, entra em campo no domingo às 16h30 para enfrentar o Pouso Alegre.

Nas seis páginas do ofício publicado nesta sexta, a FMF detalha os motivos da construção da tabela de jogos original, alega que o Cruzeiro não cumpriu prazos que constavam no regulamento, defendeu a negociação conjunta de direitos de transmissão. E detalhou que a mudança aconteceu com “recuo” da TV Globo, mas há uma contrapartida à flexibilização.

FMF: Cruzeiro abandonou negociação coletiva

De acordo com a FMF, o Cruzeiro participou da negociação conjunta, mas não informou oficialmente o acordo com a Sempre Editora.

“Entretanto, no dia 16.11.2021, exatamente na data de realização do Conselho Técnico do Campeonato Mineiro SICOOB 2022 e sem que a FMF tivesse sido comunicada previamente, a imprensa noticiou a assinatura do contrato de cessão dos direitos de transmissão celebrado entre o Cruzeiro e a Sempre Editora, válido para a edição de 2022.  Cumpre aqui ressaltar que, apesar de ter sido noticiado pela imprensa em 16.11.2021, até a presente data, a FMF não recebeu, de qualquer uma das partes, comunicado oficial formalizando a cessão dos direitos de transmissão. Desta forma, até então, não se tem ciência de quais direitos foram cedidos, nem de qual a extensão da referida cessão”.

A Federação ressaltou que seguiu lutando por um contrato que “contemplasse as demais equipes do campeonato, principalmente os do interior, que têm na cota de TV sua principal fonte de receita”. Em janeiro, o contrato de cessão dos direitos de transmissão de 11 times para a TV Globo em 2023 e 2024 apesar das “negociações que, diga-se de passagem, se tornaram muito mais difíceis após a ‘saída’ do Cruzeiro”.

Cláusulas solicitadas pela emissora

O ofício da Federação Mineira de Futebol esclarece que, como já ocorria anteriormente, a emissora é livre para escolher quais jogos querem transmitir e quais serão ao vivo. E também que não podem ocorrer jogos simultâneos, exceto na última rodada da primeira fase.

Neste ano, houve um pedido da emissora, conforme o documento: “para que a FMF não agendasse jogos dos times da capital nos horários até então tradicionais dos Estaduais (quarta-feira, 21h30 e domingo, 16h) de modo a não dividir a audiência com a de seus programas televisivos nestas faixas de horário”.

Por isso, as partidas na TV aberta do Mineiro 2022 serão transmitidas às 16h nos sábados.

FMF rebate críticas do Cruzeiro aos horários “inusitados”

Citando matérias sobre ibope de transmissões de campeonatos nacionais e internacionais durante à tarde nos dias de semana, a FMF rebateu o argumento apontado no ofício do Cruzeiro, alegando que “a sociedade brasileira, em especial a consumidora do futebol, vem experimentando, ao longo dos últimos anos, uma mudança em relação aos horários de realização das partidas em dias úteis”.

A Federação também destacou que, antes da publicação da tabela definitiva, não recebeu nenhuma solicitação ou sugestão de horários para as partidas do Cruzeiro como mandante.

“(…) seja por parte do Clube ou mesmo pela Sempre Editora, em que pese o Cruzeiro estivesse previamente ciente de todas as normas regulamentares acerca das hipóteses de alteração da tabela de jogos”.

A conciliação e a contrapartida

O texto do documento explica que representantes da FMF e da SAF que administra o Cruzeiro se reuniram no dia 19 de janeiro, para esclarecimentos técnicos e iniciar o diálogo para “resolução amigável”.

O acordo foi alcançado nesta sexta, 28, “após a Globo recuar e concordar em alterar seus pedidos iniciais, foi possível atingir um denominador comum que, dentro dos limites contratuais e das normas regulamentares, atendesse aos interesses de todos os envolvidos”.

No entanto, o encerramento do texto aponta um detalhe que as negociações continuam. “Informamos que, em contrapartida à flexibilização, Globo e Cruzeiro negociam a assinatura do contrato de cessão dos direitos de transmissão válido para a temporada de 2023, para que o Campeonato Mineiro SICOOB volte a ter todas as suas partidas transmitidas, com exclusividade, pela emissora”.

Confira os jogos da 2ª rodada do Mineiro

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira com informações da FMF
Fotos: FMF/reprodução; @ggaleixo/Cruzeiro.

Deixe seu comentário