A participação do Sport Club Juiz de Fora no Campeonato Mineiro Sub-20 deste ano, anunciada pelo clube em entrevista ao Toque de Bola, foi desmentida categoricamente pela direção da Federação Mineira de Futebol.
Pouco depois da publicação da matéria, no início da tarde desta quinta-feira, 25, a assessoria da entidade entrou em contato por telefone com a redação do Toque de Bola, inicialmente para desmentir um trecho da entrevista de Amarílio Canuto (dirigente autorizado pelo Sport a cuidar do time sub-20). O trecho contestado pela assessoria: “(…) a Federação Mineira estabelece um limite de cinco atletas estrangeiros por equipe”.
Quando o Toque de Bola recebeu o telefonema da assessoria da entidade, o Portal solicitou então à Federação que se pronunciasse sobre a participação do Sport no Estadual Sub-20, uma vez que o clube juiz-forano não constava na relação de convocação do edital publicado no site da FMF, na tarde de quarta-feira, 24.
Ficou acertado que a assessoria enviaria um e-mail sobre as duas situações, o limite de estrangeiros e a inclusão do Sport no Estadual Sub-20.
Quando o Toque de Bola acompanhava o treinamento do Tupi no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, no final da tarde, recebeu um novo telefonema, em que a assessoria da entidade nos colocou em contato com o Diretor de Competições da Federação Mineira de Futebol, Paulo Bracks.
O dirigente afirmou que não há a menor possibilidade de o Sport Club Juiz de Fora disputar o Estadual Sub-20 este ano. Ao ser questionado, Bracks utilizou as seguintes expressões: “Não tem situação nenhuma, nenhuma linha de Sport, nenhum telefonema, nenhum documento. Para nós, é uma surpresa absurda. Só se for de outra federação”.
Quanto ao esclarecimento sobre o limite de estrangeiros, o dirigente informou que há um limite estipulado nacionalmente de cinco atletas estrangeiros por equipe, considerando o futebol profissional. Pouco depois, quando perguntamos sobre equipes de base, a ligação caiu.
Notas da redação:
1) Após novo contato com a Federação, a assessoria da entidade esclareceu a questão do limite de estrangeiros: “Como forma subsidiária, já que o nosso regulamento geral, tampouco o específico, versam sobre o tema, utilizaremos o RGC-CBF para responder a sua pergunta. São permitidos, no máximo, 05 (cinco) atletas estrangeiros no elenco, tanto na categoria profissional como na de base.”
2) Também na noite de quinta, o Toque de Bola não obteve retorno das mensagens e ligações feitas a Amarílio sobre a posição manifestada pela Federação Mineira no final da tarde. Posteriormente, o clube anunciou oficialmente que não disputaria a competição estadual.
Texto: Ivan Elias
Foto: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br
Certamente pela colocação do dirigente da FMF, ele quis insinuar que, quem sabe, poderia ser na Federação Carioca ! Aí, ficam falando em respeito para com JF etc. Pior, ainda colocam em situação delicada, o profissional da imprensa esportiva da cidade. JF como não poderia deixar de ser, continua sendo uma província esportiva, sem a menor estrutura literalmente. Cidades menores de Minas, participantes de diversas modalidades que o digam. Toma as coisas corram bem na Série B. Nossa participação na Liga Nacional principal de Volei, creio deste ano não passa. Ameaçou, ameaçou, mas acho que chegou ao fim e não acredito que participe da outra. Este é o retrato de um eterno improviso e dificuldades, de uma cidade sem projeto, envolvimento e perspectivas esportivas.