Evitar os gols. Essa é a função principal dos goleiros. Mas, isso não quer dizer que eles não possam desempenhar outros papeis durante o decorrer de uma partida. Um exemplo disso é Padaria, arqueiro da várzea juiz-forana e que atualmente defende o Flor da Esquina, time da categoria Veterana.
Confrontos
Já estão definidos os seguintes confrontos da Copa Caem: na categoria Sênior, Bola Show e Uberabinha são os finalistas, em jogos de ida e volta. Já na segunda fase da Categoria Adulta, os encontros, também em ida e volta, terão os seguintes jogos: Real Milho Branco x A Firma é Forte, Real Aliança x LFC, Chapadão x Verde e Branco e Amigos dos Três Moinhos x Dominados.
Padaria
Considerado um dos melhores goleiros do futebol amador local, Padaria também costuma assumir a função de orientar o time dentro de campo. Da área, tem uma visão privilegiada do jogo e, mesmo à distância, se esforça para tentar orientar os companheiros de time.
Essa característica foi vista mais uma vez neste domingo, 1º de abril, durante o jogo de volta das quartas-de-final da Copa Caem de Futebol Amador. No primeiro jogo entre Flor da Esquina e São Paulo – Ipiranga, melhor para a equipe de Padaria, que venceu por 2 a 1. Com isso, o time poderia empatar neste domingo, 1º de abril, em jogo no Campo do Cerâmica, que garantiria a classificação.
Entretanto, é comum vermos equipes que possuem a vantagem de jogar por empate serem eliminadas. No duelo da Copa Caem, foi o São Paulo – Ipiranga quem começou melhor. Logo aos 3 minutos, após cruzamento para a área, Paraíba subiu sozinho e cabeceou com perigo, assustando Padaria. O Flor da Esquina não conseguia acertar a marcação. Com isso, os adversários tiveram mais posse de bola no início do jogo. Mesmo assim, aos 8 minutos, após lançamento de Belisca, Dalmo dominou, entrou na área e tocou por cobertura na saída do goleiro Neguinho, mas a bola saiu sem direção.
Insatisfeito com a atuação de sua equipe, Padaria buscava incentivar os jogadores. “Vamos, vamos… O Time parece que está com preguiça de ir na bola. Tem que ir para decidir”, disse, em uma de suas participações. Mesmo assim, o São Paulo – Ipiranga continuava melhor. Aos 24, Bilu recebeu na entrada da área, girou e chutou com perigo à esquerda do gol.
No intervalo o técnico Adenir Antônio, do Flor da Esquina, apostou na conversa para tentar acertar a equipe. Essa era sua única opção, já que a equipe não tinha jogadores reservas. Alguns jogadores voltaram para o segundo tempo no sacrifício, caso de Adriano, que nitidamente puxa a perna. Do outro lado, o técnico Marquinho optou por mexer na equipe colocando Willians no lugar de Fernando.
A conversa parece ter feito bem ao Flor da Esquina, que voltou melhor e passou a dominar o jogo, deixando Padaria mais tranquilo. Aos 13 minutos, Dalmo recebeu lançamento na esquerda, saiu do marcador e, antes de Neguinho chegar na bola, tocou para Canigia. O atacante dominou e chutou, mas a defesa conseguiu cortar em cima da linha. Aos 19, outra chance desperdiçada. Charlan avançou pela esquerda, saiu do marcador e cruzou na cabeça de Paulinho que, sozinho, cabeceou rente à trave.
O São Paulo – Ipiranga, que precisa da vitória, não conseguia armar novas situações de gol como ocorrera no primeiro tempo. E, por muito pouco não deixou o campo derrotado. No último lance da partida, Dalmo chutou da meia-lua para boa defesa de Neguinho. No rebote, Canigia chutou cruzado, com a bola raspando a trave. Após o lance, o árbitro apitou o fim da partida. Flor da Esquina classificado às semifinais.
Confira os outros resultados do final de semana clicando no link abaixo.
Boletim CAEM 07 – Resultados
Já do lado de fora do campo, Padaria comentou o seu papel na equipe. “Eu tenho essa função de liderança dentro do campo, sim. No primeiro tempo, estávamos deixando muito espaço para o time deles jogar. No segundo tempo, conseguimos acertar a marcação”, revelou o goleiro, confirmando que não precisou fazer nenhuma grandes defesa do decorrer da partida.
Na linha, dois jogadores do Flor da Esquina se destacaram. Um deles o lateral-direito Paulinho. Foi importante na defesa e ainda teve força para apoiar. E, por muito pouco, não garantiu a vitória para seu time. “A gente jogou com o resultado debaixo do braço, já que vencemos no campo deles. Se não acertamos na frente, acertamos atrás. Só faltou o gol”, lamentou.
O outro jogador que teve grande atuação foi o atacante Dalmo, principal referência no ataque do Flor da Esquina. “A partida foi muito boa. Eles conseguiram marcar o nosso time. O jogo foi de igual para igual”, destacou.
Do outro lado, o técnico Marquinho não lamentou a classificação. “Acho que o jogo foi muito equilibrado. Perdemos a classificação no primeiro confronto, quando cometemos falhas nos dois gols que levamos. Mas o nosso time jogou bem. Temos que valorizar o time deles, que também tem muita qualidade.”
Flor da Esquina 0 x 0 São Paulo- Ipiranga
Local: Campo do Cerâmica
Data: 1º de abril
Motivo: Quartas de Final da Copa Caem de Futebol Amador – Categoria Veterana
Flor da Esquina: Padaria; Paulinho, Didico, Maurício e Waguinho; Casal, Adriano, Belisca e Charlan; Dalmo e Canigia. Técnico: Adenir Antônio.
São Paulo – Ipiranga: Neguinho; Lió, Robson, Fio e Sandrim; Renato, Fernando (Willians), Paraíba e Zé Augusto; Toninho e Bilu. Técnico: Marquinho.
Texto: Thiago Stephan
Informações sobre a Copa Caem: SEL