O jogo do Tupi contra a URT, sábado de carnaval, 25, pelo Campeonato Mineiro, foi marcado para sábado, às 10h. A partida acabou tendo três horários diferentes.
Na noite de segunda-feira, 20, o encontro poderia ser antecipado de 16h para 11h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Isso porque o clássico entre Flamengo e Vasco, valendo vaga na final da Taça Guanabara do Campeonato Carioca, também havia sido marcado para o estádio, às 18h30, com duas torcidas (sem torcida única, como queriam as autoridades fluminenses em jogos no Rio de Janeiro).
Por volta de 22h45, depois que a informação sobre o clássico carioca foi divulgada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, o site da Federação Mineira de Futebol passou a informar como sendo 11h o novo horário da partida do Carijó pela quinta rodada do Estadual – até então, o jogo seria às 16h.
Em Juiz de Fora, no entanto, na noite de segunda, não havia qualquer confirmação oficial por parte da Prefeitura ou dos responsáveis pelo Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, seja sobre a mudança do horário de Tupi x URT ou mesmo acerca do jogo entre os rivais cariocas às 18h30. O encontro chamado de “plano de ação” de Tupi x URT ainda não havia ocorrido, lembrava Ricardo Wagner, dirigente da Secretaria de Esporte e Lazer e da Liga de Futebol de Juiz de Fora.
A questão da segurança também é citada por algumas pessoas. Além de Flamengo x Vasco ser um jogo com muita rivalidade, o sábado de carnaval ainda mobiliza o efetivo policial da cidade por conta de eventos como a passagem da tradicional banda Daki na tarde de sábado, com milhares de foliões nas ruas do centro.
A discussão sobre os dois jogos no mesmo dia na cidade ganhou as redes sociais no final da noite e varou a madrugada.
Desfecho
Na manhã desta terça-feira, 21, nota assinada pela Prefeitura de Juiz de Fora e pelo Comando da 4ª Região Militar vetou o clássico carioca. Acesse aqui para saber mais informações sobre a decisão das autoridades. À tarde, a pedido do clube de Santa Terezinha, a Federação Mineira confirmou oficialmente o encontro contra a URT para 10h no sábado de carnaval, 25.
Na lanterna
Com a vitória do Democrata, de Governador Valadares, por 1 a 0 sobre o Villa Nova, de Nova Lima na noite desta segunda-feira, 20, o Tupi caiu para a lanterna do Campeonato Mineiro. A partida encerrou a quarta rodada e o gol da vitória foi assinalado por Welington, de cabeça.
Na abertura da mesma rodada, no início da noite de sábado, 18, o Tupi não se aproveitou de enfrentar o Tricordiano em Muriaé, em função do estádio do adversário estar interditado. Mesmo com quatro alterações em relação ao time que foi goleado pelo Cruzeiro, o Carijó ainda não encontrou o caminho do gol em mais de 360 minutos de jogo.
O novo treinador Aílton Ferraz garante que viu “sangue nos olhos” dos jogadores na partida de sábado e lamentou que as chances criadas não tenham sido traduzidas nos tão necessários três pontos na tabela.
Ainda em Muriaé, Aílton também fez questão de elogiar e agradecer as sugestões do auxiliar técnico Ricardo Leão na escalação e na forma de jogar contra o Tricordiano, mas informou: “Daqui para a frente, vou colocar o meu esquema tático e treinar bastante finalização”.
Pé na forma
A promessa já começou a ser cumprida na tarde desta segunda-feira. Trabalhos de finalização foram intensos, segundo a assessoria do clube, em Santa Terezinha. A outra informação divulgada pelo Carijó nesta segunda é que o lateral-direito Lucas, substituído no intervalo no empate em Muriaé, não acusou lesão apesar das dores no joelho.
Sobre a atuação do time no empate fora de casa, a movimentação de Jajá e Leandro Ferreira, que foram titulares, foi um ponto considerado positivo. O Tupi chegou a balançar as redes, mas a jogada foi anulada por impedimento do zagueiro Elivelton, que fez o passe para a conclusão de Caça-Rato.
O ponto conquistado no empate foi destacado pelo treinador, mas lamentado pela torcida. Além de o Tricordiano ser até o momento um dos possíveis candidatos ao rebaixamento, o fato é que o Carijó não aproveitou a alteração no mando de campo e desperdiçou a chance de mostrar algum sinal de reação num estádio quase vazio, em Muriaé.
Um triunfo sobre a URT passa a ser ainda mais importante depois da queda para a lanterna. O time de Patos de Minas ainda não perdeu – são duas vitórias e dois empates, já tendo enfrentado Cruzeiro e América.
Ingressos
Representantes do Tupi, da Prefeitura de Juiz de Fora, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estiveram reunidos nesta terça-feira, 21, definindo detalhes de Tupi x URT.
Os ingressos serão vendidos a partir de quinta-feira, 23, na sede social do Tupi (Rua José Calil Ahouagi, 332, Centro), das 14 às 18 horas; sexta-feira, 24, no calçadão da Rua Halfeld, das 9 às 18 horas. No Estádio, somente no sábado, os ingressos estarão disponíveis para compra a partir das 9 horas.
Os torcedores do Tupi entrarão pelo portão principal do estádio, enquanto a torcida do time visitante entrará pelo portão do Bairro Dom Orione. A abertura dos portões acontecerá às 10 horas. Os ingressos custarão R$30 a inteira e R$15 a meia-entrada, inclusive no dia do jogo, com carga total de mil ingressos.
Serão disponibilizados ônibus para transporte dos torcedores. O primeiro sairá da Avenida Presidente Itamar Franco às 8h30. Artefatos pirotécnicos, fumaças e bebidas em vasilhames de vidro e lata não serão permitidos dentro do Estádio.
Confira, abaixo, os resultados da quarta rodada do Campeonato Mineiro:
Confira, abaixo, a classificação do Campeonato Mineiro:
Confira, abaixo, os jogos programados para a quinta rodada do Campeonato Mineiro:
Texto: Toque de Bola
Fotos: Tupi e site da Federação Mineira
Edição: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br