Nos pênaltis, Flamengo é bi da Supercopa do Brasil!

Flamengo é conquista título da Supercopa do Brasil
Jogadores do Fla levantam a Supercopa do Brasil

  Depois de um bom jogo, que terminou em empate por 2 a 2, o Flamengo conquistou, nas penalidades, o bicampeonato da Supercopa do Brasil, neste domingo, dia 11.

  O Palmeiras saiu na frente, com um golaço do meia Rafael Veiga. Levou a virada do Flamengo, que marcou com o centroavante Gabriel Barbosa e o meia Arrascaeta ainda no primeiro tempo. O Verdão buscou a igualdade novamente com Veiga, de pênalti, já na reta final do jogo.

  Nos pênaltis, os paulistas tiveram chances de ficar com a taça. Mas brilhou a estrela do goleiro carioca Diego Alves, que defendeu três cobranças, para dar a vitória e o título em 6 a 5 para o Flamengo.  

Gol relâmpago e empate

  No primeiro minuto, aproveitando falha na saída do Flamengo em chutão de Diego Alves, Rafael Veiga deu um lindo drible em Willian Arão, e chutou por baixo de Diego Alves para fazer um golaço. O Palmeiras para abriu o placar e colocou fogo na decisão.

Gabriel fez o primeiro do Flamengo

  Atrás, o Flamengo não conseguia sair e só foi finalizar a primeira vez aos 17 minutos, com Diego da intermediária. Fechado e marcando forte, o Palmeiras apostava na velocidade de seus contra-ataques para ampliar a vantagem.

  Se o gol do Palmeiras foi bonito pela jogada individual de Veiga, o Flamengo não ficou atrás no empate. Após bobeira na saída pela direita palmeirense, Felipe Luís passou como quis por Gustavo Gomes e finalizou na trave. Bem colocado, Gabriel Barbosa ficou com a sobra e só tocou para o gol vazio, colocando o placar em 1 a 1 aos 22 minutos.

Nervos expostos

  O Fla continuou em cima, e abrindo espaços quando atacava. Aos 28 minutos, após cobrança de escanteio no ataque rubro-negro, no contra-ataque, Wesley deixou Breno Lopes cara a cara com Diego Alves. O atacante palmeirense driblou o goleiro flamenguista e finalizou. Diego Ribas tirou em cima da linha.

  Após muito reclamar, em menos de dois minutos, o técnico português do Palmeiras, Abel Ferreira, recebeu um amarelo e o vermelho, aos 38 minutos. Logo depois, aos 40, Isla derrubou Wesley próximo à linha da área.

Rafael Veiga fez os dois gols do Palmeiras

  O árbitro Leandro Pedro Vuaden chegou a marcar pênalti, mas, corrigido pelo VAR, deu falta. Na cobrança, Rafel Veiga chutou forte e Diego Alves defendeu.

Virada

  Aos 43 minutos, Gabriel deixou Bruno Henrique de frente com Weverton. E o goleiro palmeirense cresceu para cima do flamenguista e salvou o que seria o segundo dos cariocas.

  A virada do Flamengo veio aos 48 minutos. Após virada de Isla, Arrascaeta recebeu de Bruno Henrique, encontrou o espaço e bateu no canto direito baixo, sem chance de reação para Weverton. Assim, os cariocas foram em vantagem para o intervalo, 2 a 1.

Mudanças

  O Palmeiras voltou com Danilo e Gabriel Menino no lugar de Felipe Melo e Zé Rafael. Com volantes mais jovens e de mais talento, o Porco partiu para tentar o empate. Aos 15, mais trocas no Verdão em busca de dinâmica: Gabriel Veron no lugar de Wesley e Maike na vaga de Marcos Rocha.

  O técnico do Fla, Rogério Ceni, respondeu com as saídas de Diego e Isla, e as entradas João Gomes e Matheuzinho. Aos 18 minutos, Gabriel Veron teve chance cabeceando na pequena área em cruzamento de Maike, e a bola raspou o travessão.

Tudo igual de novo

Weverton salvou o Palmeiras no fim

  Aos 27 minutos do segundo tempo, Rodrigo Caio puxou Roni pela camisa dentro da área. Desta vez, o pênalti foi acertadamente marcado por Vuaden. Na cobrança, Rafael Veiga empatou, 2 a 2.

  No Fla, Vitinho substituiu Everton Ribeiro, enquanto o Palmeiras foçava para conseguir a vitória, levando a melhor em todas as bolas alçadas na área rubro-negra. Aos 39 minutos, Vitinho chutou forte, Weverton espalmou, a bola passou e o Verdão foi salvo pela trave. O goleiro palmeirense também salvo sua equipe nos acréscimos em chute de Gabriel quase sem ângulo, aos 49.

Confusão e pênaltis

  No fim do jogo, uma briga generalizada fez com que ambos os bancos de reservas corressem para o túnel de acesso aos vestiários. Após os ânimos acalmados, o apito final levou a decisão da Supercopa do Brasil para os pênaltis.

Diego Alves voa para defender um pênalti

  Nas cobranças, o Palmeiras abriu com Rafael Veiga marcando. Pelo Fla, Arrascaeta também fez. Gustavo Gomes colocou o Verdão de novo na frente, e Felipe Luís acertou o travessão, para alegria de Weverton.

Alternadas

  Gustavo Scarpa confirmou a vantagem palmeirense na terceira cobrança. Weverton pegou a batida de Matheuzinho e deixou o título mais perto do Palmeiras. Mas Luan parou nas mãos de Diego Alves. Vitinho manteve viva a chama flamenguista, e Danilo chutou para fora, às esquerda do goleiro do Flamengo. Gabriel deixou as cobranças fixas em 3 a 3.

  Viña abriu as alternadas com gol. Weverton tocou na cobrança de João Gomes, mas ela entrou. Diego Alves pegou mais uma, desta vez de Gabriel Menino. Mas o goleiro do Palmeiras também pegou a cobrança de Pepê.

  Gabriel Veron colocou o Palmeiras na frente com uma cobrança no ângulo. Michael igualou com um chute forte no meio. Diego Alves, defendendo sua terceira cobrança, evitou o gol de Maike, e Rodrigo Caio fez o gol do título, embora a festa pelo 6 a 5 nas penalidades tenha sido para o camisa 1 do Flamengo.

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário