Pode não ter sido uma partida brilhante e histórica como a vitoria contra o Santos na ultima rodada, mas neste sábado, o Flamengo provou ao vencer o Grêmio por 2 a 0, com gols de Thiago Neves e do artilheiro Ronaldinho, que tem totais condições de brigar pelo sonhado hepta nesta temporada.
Com a vitória, o Rubro-negro chegou aos 27 pontos e voltou para a segunda colocação do Brasileiro. Ronaldinho foi mais uma vez o destaque da partida.
O Flamengo começou o jogo mostrando claramente que era superior tecnicamente e tocando a bola. Bem arrumado, o time procurava espaço na forte defesa do Grêmio que veio para o Rio atuando bem fechado. Ronaldinho aberto pela esquerda era a melhor opção do Flamengo.
Ainda empolgados com a vitória da última quarta, os torcedores esperavam um grande espetáculo e empurravam a equipe para o ataque. O tempo ia passando e o sentimento era que em breve o gol sairia.
Não demorou muito e Ronaldinho resolveu fazer a diferença. Apos o craque acertar um lindo cruzamento pela esquerda, Thiago Neves apareceu sozinho na área e, de cabeça, como um verdadeiro centroavante, abriu o placar.
Com o gol, o Flamengo segurou o ritmo e, como o adversário não saía para o jogo, o primeiro tempo terminou mesmo em 1 a 0.
A segunda etapa começou com o Flamengo tentando explorar os contra-ataques. Porém, os rubro-negros tiveram de atuar contra os gremistas e contra o árbitro Sálvio Spindola, que não marcou pênalti claro em Ronaldinho.
Sem ser ameaçado, o Flamengo ainda teve tempo para marcar mais um belo gol. Ronaldinho mostrou porque é gênio, roubou a bola de Victor e deu números finais a partida, comemorando muito com a torcida, que fez seu papel e lotou o Engenhão.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 2 x 0 GRÊMIO
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 30/07/2011 – 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Vicente Romano Neto
Público pagante/Renda:
Gols: Thiago Neves, 27’/1°T (FLA); Ronaldinho, 27’/2°T (FLA)
Cartões Amarelos: Saimon, Fábio Rochemback (GRE); Welinton, Willians (FLA)
Cartões Vermelhos: Não houve.
Flamengo: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Aírton (Fierro), Willians, Renato e Thiago Neves (Jael); Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Bottinelli). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Grêmio: Victor, Saimon, Mário Fernandes, Rafael Marques e Lúcio; Gilberto Silva, Adílson (Marquinhos), Fábio Rochemback e Escudero (Mithyuê); Leandro (Lins) e André Lima. Técnico: Julinho Camargo.
Quando o Flamengo parte para o ataque e a bola para na ponta esquerda, principalmente nos pés de Ronaldinho Gaúcho, os adversários tremem da cabeça aos pés. Em primeiro lugar, pelo talento do camisa 10 rubro-negro, depois pela qualidade dos demais jogadores que passam para receber a bola dos pés do craque. E isso tem rendido muitos frutos.
Neste sábado (30.07), diante do Grêmio, o primeiro gol, marcado por Thiago Neves, saiu exatamente de uma jogada como essa. Ronaldinho recebeu a bola, driblou e centrou na área. O camisa 7 rubro-negro entrou em diagonal e escorou de cabeça para o fundo da rede.
“Temos um jogador com uma habilidade fora do comum e exploramos isso. E temos outros também. Futebol não é uma ciência exata. Os jogadores vão se encaixando e, com isso, as jogadas vão saindo. E a de hoje não foi um fato isolado. Estamos acostumados a fazer isso, treinamos isso. O Ronaldinho recebe a bola pela esquerda e aparecem várias opções. O Thiago Neves e o Deivid fecham, em diagonal, mas ainda tem o Léo Moura lá na direita”, analisou Luxemburgo.
Sobre o encaixe da equipe, o treinador do Flamengo revela que sabia que isso aconteceria mais cedo ou mais tarde. Afinal, possui um grupo de muita qualidade nas mãos.
“Hoje os jogadores pegam a bola e já sabem onde os companheiros estão. Isso só acontece com o tempo”, disse.
Comentando a vitória sobre o Tricolor gaúcho, Luxemburgo voltou a elogiar bastante a equipe e o trabalho realizado pela comissão técnica, que deixou o elenco voando em campo.
“O Grêmio começou o jogo marcando muito forte nosso time. Este é o momento em que os jogadores precisam ter paciência e eles tiveram. A experiência é importante para manter a calma. Esperamos o momento certo e o gol saiu. A partir daí, o Grêmio mudou a maneira de jogar, mas mantivemos o controle. Tenho que elogiar também o excelente trabalho realizado pelo Mello (preparador físico) e por toda a comissão técnica. Estamos mostrando um condicionamento físico muito bom nessa sequência de jogos importantes”, finalizou.
Texto: site oficial do Flamengo
Fotos: Vipcomm