São Paulo (SP), 19 de janeiro de 2012
Segundo maior campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Fluminense não teve muitas dificuldades para atropelar o Grêmio nesta quarta-feira e avançar às quartas de final da competição. O time carioca conseguiu uma fácil goleada por 4 a 1 e agora enfrenta o Desportivo Brasil, que venceu por 2 a 1 e eliminou o então invicto Santos.
O Fluminense abriu o placar logo aos dois minutos, com Marcos Júnior, aproveitando falha da zaga gremista. O primeiro tempo, porém, terminou empatado. O Grêmio chegou à igualdade com um gol contra do zagueiro Léo Lelis. A goleada só se construiu na etapa final. Em sete minutos, o Flu já abriu 3 a 1, com gols de Maicon e Higor. Aos 15, Ronan ainda decretou o placar.
O Fluminense é o segundo maior campeão da competição, com cinco troféus, dois a menos que o Corinthians. A equipe carioca, porém, vive um jejum de títulos que já dura 22 anos. Já o Grêmio nunca conseguir vencer a Copa São Paulo.
Veja tabela das quartas-de-final da Copinha:
Quinta-feira, 16h: América-MG x Corinthians
Quinta-feira, 21h: Atlético-PR x Palmeiras
Sexta-feira, 16h: Coritiba x Vitória
Sexta-feira, 20h: Fluminense x Desportivo Brasil.
Thiago Neves é tricolor
O ano que marca o centenário do Fla-Flu começou agitado. E, assim como em 1912, a primeira vitória foi do Fluminense. O clube das Laranjeiras levou a melhor na disputa com o rival e anunciou oficialmente nesta terça-feira a contratação do apoiador Thiago Neves, que defendeu o Rubro-Negro na última temporada e pertencia ao Al-Hilal, da Arábia Saudita. O jogador será apresentado até o fim da semana.
“Agora, é oficial. O Fluminense Football Club comunica o acerto com o jogador Thiago Neves. Todas as negociações financeiras foram concluídas com sucesso, restando apenas os últimos trâmites burocráticos. O atleta deve ser apresentado até o fim da semana. A contratação de Thiago Neves é fruto da parceria Fluminense/Unimed e representa um grande reforço para a temporada. O valor da negociação gira em torno de R$ 16 milhões e o último documento enviado pelo clube árabe confirmando a transação chegou nesta segunda-feira”, diz o comunicado emitido pelo Fluminense.
Aos 26 anos de idade, Thiago Neves retorna ao Fluminense para a sua terceira passagem. Na primeira, o jogador ficou marcado pelos três gols marcados no clássico contra o Flamengo pela Taça Guanabara de 2008 e comemorados com uma dancinha, à época associada pela torcida tricolor ao “Créu”, funk que fazia sucesso no Rio. A diretoria pretende dar ao novo reforço a camisa 10, que hoje pertence a Rafael Moura e já foi usada pelo apoiador nas Laranjeiras.
Espera frustrada em 2011 e veto de Muricy
Na primeira passagem, o meia – cria do Paraná – também se destacou pelos três gols marcados na segunda partida da final da Libertadores, no vice-campeonato diante da LDU. Foi negociado ao Hamburgo, da Alemanha, mas não obteve o mesmo sucesso e transferiu-se para o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Antes, porém, o jogador pediu para ser emprestado por seis meses ao Tricolor. Após o primeiro semestre de 2009, apresentou-se ao clube árabe, em que voltou a ter destaque.
Em 2011, no retorno ao Brasil, Thiago Neves esperou pelo contato do Tricolor, que não veio, uma vez que o então técnico Muricy Ramalho vetou a contratação, por preferir Souza. O jogador foi então emprestado por um ano ao Flamengo, clube que tem ligações com seu empresário Léo Rabello e que defendeu até dezembro passado.
Com a camisa rubro-negra, Thiago Neves disputou 57 partidas e marcou 21 gols, sendo dois deles contra o próprio Fluminense. No Tricolor, a história do apoiador é mais extensa, com 109 jogos e 39 bolas na rede. Curiosamente, a última partida pelo clube das Laranjeiras foi justamente contra o rival: empate por 0 a 0 pelo primeiro turno do Brasileirão 2009.
Nota oficial rubro-negra: “O Flamengo é muito maior do que ele”
A presidente do Flamengo, Patricia Amorim, usou o site oficial para comentar a perda do apoiador Thiago Neves, que nesta terça-feira fechou oficialmente com o Fluminense. A mandatária se pronunciou desistindo das negociações praticamente ao mesmo tempo em que o Tricolor anunciava a contratação de Thiago Neves.
– Passadas mais de 24 horas do pronunciamento oficial do empresário Léo Rabello e não tendo uma resposta de Thiago Neves, me sinto bastante confortável em dizer que o Flamengo está fora da negociação para contratar o jogador. Aqui no Flamengo só joga quem quer. Como o mesmo não mostrou interesse em ficar no clube, não faremos mais esforços para mantê-lo. No final da temporada, o jogador disse que sua intenção era ficar no Flamengo mas ele não demonstrou essa vontade. Então estamos fora. O Flamengo é muito maior do que ele – diz Patrícia Amorim
Texto: www.globoesporte.com